Na FTSA, a Pesquisa e a Extensão são dois fundamentos universitários que contribuem para a transformação social, através da aplicação da missão integral e do entendimento acerca do desenvolvimento humano.

É muito comum em ambientes universitários as regências acadêmica e administrativa serem concebidas a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. O ensino refere-se à oferta de cursos tecnológicos, sequenciais, de graduação e de pós-graduação, formalmente elaborados por meio de projeto pedagógico.

Na FTSA, o ensino é de responsabilidade das seguintes coordenadorias:

a) Coordenação de Graduação Presencial, sob a liderança do Prof. Dr. Jonathan Michelson de Menezes.

b) Coordenação de Graduação à Distância, sob a liderança do Prof. Dr. Marcos Orison Nunes de Almeida.

c) Coordenadoria de Pós-Graduação, sob a liderança do Prof. Me. Edrei Daniel Vieira.

Em contextos teológicos, o ensino relaciona os fundamentos bíblicos e teológicos em diálogo constante com todas as áreas do conhecimento, a fim de que os processos de ensino e de aprendizagem favoreçam a formação dos alunos com qualidade, eficiência e excelência. Na FTSA, os projetos pedagógicos dão ênfase nesta relação de conteúdos, para que os egressos sejam melhores capacitados e alforjados nas práticas ministeriais.

É a coordenadoria responsável pela inserção de docentes e discentes em eventos acadêmicos, incentivo à produção científica e participação e cooperação técnica nas parcerias e convênios.

Também é de conhecimento geral que em contextos universitários a pesquisa é outro setor acadêmico e administrativo atuante e valioso para as IES (Insituições de Ensino Superior). Trata-se exclusivamente da evidência de cultura de pesquisa, estímulo às atividades de iniciação científica e da publicação de seus resultados. Entende-se pesquisa universitária aquela que visa iniciar e/ou preparar os estudantes de graduação para ingresso em níveis posteriores (pós-graduação), dando-lhe subsídios de técnica e metodologias de aplicação científica, da aquisição de conhecimentos e de critérios de qualidade e relevância social e científica.

Na FTSA, por tratar-se de uma faculdade isolada, a demanda reside na implantação, fomentação e publicação de resultados dos projetos de iniciação científica (PICs), além de promover concomitantemente as ações previstas nos Projetos Pedagógico de Cursos da Coordenadorias de Graduação de Pós-Graduação.

Neste sentido, a pesquisa pode ser compreendida através das ações de busca e aplicação de técnicas e metodologias próprias da Teologia e/ou das Ciências Sociais com a finalidade de estimular a vocação científica dos estudantes, capacitando-os ao pensamento crítico e criativo com vistas a responder as demandas ministeriais das comunidades religiosas e demais segmentos sociais.

Aqui na FTSA, a Coordenadoria de Extensão e Pesquisa está sob a liderança do Prof. Me. Ênio Caldeira Pinto.

Especificamente, os Projetos de Pesquisa estão sob a coordenação do Prof. Dr. Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero.

A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade” (PORPROEX, 2012).

“Na FTSA, a extensão se caracterizará exemplarmente pela apresentação de projetos variados, tais como: projetos de eventos, de cursos e de extensão, e de ações estratégicas da instituição, tornando a prática de serviços prestados à comunidade como referência de colaboração, construção e formação profissional e ministerial dos seus alunos".

(Políticas de Extensão, FTSA, 2018).

Portanto, a relação teoria e prática (frutos da ação pedagógica instrucional e conteudista do ensino) e juntamente com as metodologias e referenciais teóricos (paulatinamente estudados através da fomentação da pesquisa) resultam na demonstração de ações universitárias destinadas ao público interno e externo. Tais ações são evidências da razão pela qual as Instituições de Ensino Superior (IES) contribuem para a transformação da sociedade e justificam a permanência da educação como agente de formação da cidadania.

A extensão, em contexto universitário, realiza a promoção de atividades variadas de conhecimento educacional, científico, cultural e político por meio de cursos, eventos, programas e projetos. É também responsável pela fomentação das atividades de atendimento aos variados públicos sociais por meio da orientação, educação, avaliação e acompanhamentos, exemplarmente identificados e supervisionados por docentes e profissionais qualificados. Além dessas, há ainda a projeção de atividades de formação do aluno por meio de contato direto com o ‘produto institucional’ e sua aplicabilidade na profissão.

Aqui na FTSA, a Coordenadoria de Extensão e Pesquisa está sob a liderança do Prof. Me. Ênio Caldeira Pinto.

E, especificamente para os Projetos de Eventos, a coordenação está sob a liderança do Prof. Me. Luís Gonçalo Silvério.

A relação dos documentos abaixo visa colaborar com os docentes da FTSA, a fim de que eles obtenham êxito e excelência na proposta de seus projetos. São orientações normativas, algumas das quais se referem às políticas implantadas pela instituição em harmonia com a Portaria nº 1350 de 17.12.2018 que estabelece as Diretrizes para as Políticas Públicas de Extensão na Educação Superior.

Tais documentos podem ser acessados e lidos na íntegra. Clique nos botões abaixo para visualizá-los.

Edital de Seleção - 2019 Regimento Interno da CEP Portaria MEC 1350 - 17/12/2018

Os formulários abaixo devem ser preenchidos adequadamente e encaminhados para enio@ftsa.edu.br, observando sempre os prazos de tramitação.

Para o atendimento e respectivo resultado com excelência dos Projetos de Eventos, recomenda-se a submissão deles com até 90 dias antes de sua execução. E, para os Projetos de Extensão e de Iniciação Científica, a solicitação é o disposto previsto no Edital de cada ano, em sua maioria, na segunda quinzena do mês de outubro.

Formulário para Projeto de Evento Formulário para Projeto de Curso Formulário para Projeto de Extensão Formulário para Projeto de Iniciação Científica Formulário para Relatório Final
Prof. Me. Ênio Caldeira Pinto
enio@ftsa.edu. br
43 3371-0247
  • Supervisionar a extensão e a pesquisa.
  • Otimizar as ações dos projetos e difundi-las em meios científicos.
  • Tornar o espírito extensionista um hábito crítico e científico.
  • Obter excelência em todas as ações de pesquisa e extensão realizadas pela FTSA.

Entende-se práticas extensionistas todas as ações realizadas por docentes e discentes que, concomitantemente, refletem a relação teoria e prática. Em contextos teológicos, significa a compreensão da missão e imediata resposta ao cumprimento dela.

AÇÕES DA EXTENSÃO

A CEP (Coordenadoria de Extensão e Pesquisa fornece serviço de orientação e coordenação para a elaboração de projetos variados, tais como:

1. Projetos de Eventos

2. Projetos de Extensão

3. Projetos de Cursos Livres

4. Projetos de Cursos de Capacitação

5. Projetos de Cursos de Aperfeiçoamento

6. Laboratórios e Núcleos de Práticas

AÇÕES DA PESQUISA

As ações da pesquisa, sob a coordenação da CEP, compreendem:

1. Projetos de Pesquisa

2. Projetos de Iniciação Científica

3. Grupos de Trabalhos

4. Grupos de Estudos

5. Pesquisa de Campo

6. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

A CEP também oferece os serviços de apoio à comunidade estudantil, a saber:

1. Núcleo de Apoio ao Discente

2. Alunos Internacionais

3. Relacionamentos Institucionais

4. Práticas de Estágios

AÇÕES DE CONVIVÊNCIA

A CEP procura sempre promover ações que façam integração entre alunos, docentes e demais funcionários da instituição, por meio das relações de entretenimento, lazer e recreação.

1. Jogos recreativos com ênfase em concentração, raciocínio lógico e solução de problemas

2. Exercícios e desenvolvimento da espiritualidade cristã (retiros, acampamentos)

3. Jogos de competição esportiva coletiva, em cujos momentos alguns líderes das comunidades cristãs de Londrina e região participam ativamente.

4. Reuniões com todos os colaboradores da instituição, em cujas ocasiões há celebrações festivas e comemorativas.