Extensão

As ações da EXTENSÃO são as seguintes:


Assuntos ComunitáriosProjetos de Extensão

Recomenda-se a constante consulta ao Calendário Acadêmico (Presencial e Online), para observar o desenvolvimento das demais ações da Coordenadoria de Extensão e Pesquisa (CEP). Para acessar os calendários, clique no botão abaixo:

Calendário da FTSA

Na FTSA, as práticas de extensão expressam a relação teoria e prática em ação para a comunidade, tanto interna como externa. É o povo sendo preparado e supervisionado para servir o reino de Deus.

4

Projetos de Extensão


Atividades de Extensão
Ações de Extensão
Programas de Extensão
Projetos de Extensão
6

Docentes



Docentes envolvidos
10

Atividades de extensão


Serviços de orientação e acompanhamento
120

Discentes


Discentes envolvidos

A Extensão como espaço da prática ministerial

Na Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA, a Extensão:

É a coordenadoria responsável pela realização de cursos livres, eventos, projetos de extensão e programas de extensão;

É o setor que promove os produtos institucionais, através da prestação de serviços à sociedade (cursos livres, palestras, treinamentos, atendimentos, etc) através do saber produzido pelos docentes e discentes;

A função primordial da Extensão é divulgar a marca institucional, inserir alunos em contextos da relação teoria e prática e, oportunamente, captar recursos, uma vez que tal coordenadoria participa de editais e faz os convênios e parcerias com demais instituições da sociedade.

  • Os docentes e outros colaboradores oferecem cursos de menor duração, cujas oportunidades abrem espaços para aprimoramento, capacitação e aperfeiçoamento da comunidade de alunos e sociedade em geral;
  • Docentes são estimulados à prática da prestação de serviços à comunidade através da oferta de projetos de extensão;
  • Os projetos de eventos, em suas variadas modalidades de execução, são estratégias valorosas para atualização, fomento e difusão da produção acadêmica e de conhecimento multidisciplinar, além de momentos festivos, celebrativos e culturais;

Extensão dá visibilidade à formação teológica

É comum entre leigos associar a formação teológica ao exercício pastoral, isto é, à função de liderança em comunidades religiosas. De fato, esta visão não está errada, mas ela não é a única que dá visibilidade à missão de cuidar do povo de Deus.

Dentre as muitas práticas pastorais, há outras funções que claramente tornam visível a Teologia. Uma delas é a função de mestre. Na prática, todo o processo de conduzir uma pessoa às realidades do reino, da igreja, da vida com Cristo, da experiência com a Palavra, da comunhão com o próximo e do comprometimento com a missão, entre outras, é verdadeiramente a elaboração de um projeto de ensino a longo prazo.

O ensino cristão permeia toda a formação do estudante de Teologia. Ele é basicamente a maior ferramenta de atividade a ser conquistada. Na FTSA, através da Extensão, o ensino (teoria) e a aprendizagem (prática) se fundem como práxis - momento em que cada aluno entende o porquê de se tornar um cidadão comprometido com a transformação de pessoas.