Pesquisa

Seção de Periódicos da Biblioteca

Atualmente, as ações da PESQUISA são as seguintes:


Projetos de Iniciação Científica

Na FTSA, as práticas de pesquisa se dão através da submissão de projetos pelos docentes, em cujas ocasiões os discentes são inseridos neles como pesquisadores, para início da carreira acadêmica.

Na Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA, a Pesquisa:

  • Refere-se a um dos tripés (Ensino, Pesquisa e Extensão) que fará a difusão dos projetos de iniciação científica e pesquisa do corpo docente e discente, caracterizando o domínio de técnicas e metodologias científicas, pensamento crítico e criatividade;
  • É a coordenadoria responsável pela inserção de docentes e discentes em eventos acadêmicos, incentivo à produção científica e participação e cooperação técnica nas parcerias e convênios;
  • O setor que coordena as ações de pesquisa do corpo docente, decorrentes dos projetos de pesquisa e/ou iniciação científica, alinhando-as com o PDI e PPC da Graduação e Pós-Graduação;
  • É a coordenadoria cuja função essencial é fomentar o estudo científico, crítico e criativo possibilitando a entrada de docentes e discentes em carreira acadêmica e viabilizando a entrada de recursos financeiros para a instituição, uma vez que a participação em editais, convênios e parcerias são os mais promissores.
  • A Pesquisa como hábito ministerial

    Durante o tempo em que os alunos estão regularmente matriculados na Graduação e na Pós-Graduação, em cada prática de ensino, a FTSA cria condições para a otimização deles quanto ao desenvolvimento da percepção a respeito do conteúdo apresentado. Afinal, este conteúdo deverá expressar a profunda relação com a investigação e com o exame crítico das escrituras, com os exemplos já indicados pela tradição histórica, com as vivências e experiências cristãs de comunidades contemporâneas e, mais ainda, com as contribuições de expoentes sobre os assuntos.

    A partir da perspectiva do ambiente universitário, a FTSA favorece os seus docentes para a busca da excelência quanto à atualização de conhecimentos, que vai nortear a construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, e da oferta destes conhecimentos aos alunos por meio de práticas de iniciação científica e atividades de pesquisa.

    • Todos os docentes escrevem artigos e apreciações críticas (resenhas) com oportunidade de publicá-los.
    • Todos os docentes são encorajados ao engajamento de projetos de iniciação científica.
    • Todos os docentes são estimulados à prática de pesquisador e participação em eventos externos
    • Todos os docentes contribuem com atividades de pesquisa em suas disciplinas
    • Todos os docentes têm espaço para otimizar suas pretensões de pesquisa, alinhadas às políticas de pesquisa institucional

    Pesquisa é sinônimo de qualidade pastoral

    Responder positivamente ao chamado significa ir além da graduação. Ou seja, após a formação em Teologia, é recomendável a procura de níveis maiores, tais como capacitação, aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação.

    Neste sentido, a FTSA traçou todo este caminho com vistas a oferecer ao aluno a oportunidade de apresentar-se como obreiro aprovado. Significa, portanto, demonstrar a qualidade de formação em benefício da sociedade, ser capaz de atender com eficiência as necessidades do povo.

    Acreditando na pesquisa como caminho que conduz ao conhecimento transformador, a FTSA investe anualmente parte de seu orçamento aos projetos de iniciação científica, visando a integração dos estudantes como promotores da sabedoria, da ciência e das inovações ministeriais.