10Dezembro2018

Você está aqui: Home Cursos Extensão - Presencial Neurociências Relacional e Psicoterapias

Neurociências Relacional e Psicoterapias

Objetivos

Capacitação - Extensão | Presencial

O comportamento humano é resultado das interações do indivíduo com seu meio, sendo influenciado por fatores internos e externos, como: família de origem e nuclear, cultura, papéis sociais, personalidade e também pelas experiências vividas. Ao se estudar o comportamento, é necessário se compreender as ações das pessoas, bem como os motivos que as levaram a agir de determinada maneira. Um dos fatores que devem ser investigados é o funcionamento e desenvolvimento cerebral, uma vez que ele pode influir na forma do indivíduo interagir com o meio.

A neurociência, em geral, é vista como um ramo da biologia. Porém na atualidade tem sido compreendida como uma ciência interdisciplinar que agrega diversas áreas da ciência, como a educação, a engenharia, a antropologia, a medicina, a psicologia, dentre outras. Quando envolve outras áreas, além da biologia, ela é conhecida por Neurociências.

Neurociências é o estudo do sistema nervoso, sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, sua relação com o comportamento e com a mente, bem como suas alterações. Envolve também, estudos dos mecanismos da memória, aprendizagem, atenção, emoção, linguagem e comunicação.

Após quase duas décadas de experiência em formar profissionais para trabalhar com famílias e suas mais diversas particularidades, o Instituto da Família se propõe a capacitar profissionais a compreenderem a relevância da Neurociências Relacional para sua atuação.

Objetivos:

  • Compreender a estrutura do cérebro.
  • Relacionar a ansiedade e os transtornos psiquiátricos com a neurociências.
  • Descrever a estrutura cerebral quando há vícios.
  • Analisar como situações de trauma podem modificar a estrutura cerebral.
  • Refletir sobre o campo da Neurociências com as práticas psicoterapêuticas e seus resultados.

Duração e Horários

O curso tem 100 horas; sendo 10 módulos de 10 horas, desenvolvidos em encontros.

Horários:
Quinta-feira: das 14h às 18h30 e das 19h00 às 21h00
Sexta-feira: das 9h às 12h30 e das 14h às 18h30
Sábado: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h

Temas

O envelhecimento, o cérebro, seus transtornos e recursos na terapia familiar
Amar com o cérebro: Integração da Neurobiologia com a terapia de casal (online)
Neurofisiologia básica (estrutura do cérebro) 
Neurociências e Comportamento 
Depressão, automutilação e suicídio na infância e adolescência
A interface psiquiátrica com a psicologia do indivíduo e da família 
E outros... 
*A FTSA reserva-se o direito de, na ocorrência de eventuais imprevistos (alheios aos controles), alterar temas previamente programados. 

Requisitos

Este é um Curso de Extensão, de curta duração; também conhecido como "curso livre" e tem como requisito ser graduado.

Podem candidatar-se: Profissionais graduados e estudantes de graduação, nas áreas da ciência: Biológica, Humana, Social, Saúde ou  que desejam compreender a estrutura e influência da estrutura cerebral no comportamento humano e suas relações.

O candidato deverá apresentar cópia do diploma de graduação (profissionais) e demais documentos solicitados para a INSCRIÇÃO.

Inscrição

As inscrições para a turma 2019 estão abertas!
As vagas são limitadas! 
 
Início das aulas*: 05 e 06 de abril de 2019 
Workshop Internacional com John Rolland, sobre "O envelhecimento, o cérebro, seus transtornos e os recursos na terapia familiar"
John Rolland, M.D., MPH - Médico, Mestre e Doutor em Psiquiatria (Harvard e Yale). Professor de Psiquiatria e Ciências do Comportamento Northwestern University Feinberg School of Medicine e Co-Diretor Executivo do Chicago Center For Family Health University of Chicago, EUA. 

* Sujeito a número mínimo de inscritos para abertura de turma (vide informações abaixo). 
 
Para se inscrever, o candidato precisa:

Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO: Clique aqui.

Efetuar o pagamento da taxa da inscrição para a seleção:

  • Um boleto bancário no valor de R$ 120,00 será gerado automaticamente ao preencher a ficha de inscrição.
  • O comprovante do pagamento da taxa da inscrição será enviado automaticamente para o financeiro da faculdade.

Importante:

  • A seleção consiste em entrevista com a coordenação do curso (pessoalmente ou por telefone).
  • O valor do custo total do curso e formas de parcelamento serão encaminhados por e-mail; mediante solicitação.
  • A taxa de inscrição é devolvida apenas no caso de não formação de turma.

Documentos exigidos:

- Cópia do diploma de graduação (frente e verso | reconhecido pelo MEC);
- Declaração de 
comprovação de escolaridade (estudantes de graduação);
- Fotocópia do RG (não vale carteira de habilitação);
- Fotocópia do CPF (vale carteira de habilitação);
- Fotocópia da Certidão Civil: Nascimento (se solteiro). Casamento (se casado)
   Se viúvo(a), divorciado(a), separado(a) ou outro - apresentar documento compatível;

- 01 Foto 3x4 (impressa e recente);  ​
- Requerimento de Matrícula*;
- Contrato de Prestação de Serviços Educacionais*.

Os referidos documentos devem ser entregues pessoalmente (preferencialmente); mas também podem ser enviados por Correios ou E-mail. O prazo para entrega é de sete dias antes do início das aulas.

NOTAS:

  • Informe-se sobre o custo do curso e as formas de parcelamento; antes de preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  • Após o fechamento da turma (número mínimo de inscritos), a coordenação enviará uma correspondência (via e-mail), com instruções sobre sobre o início das aulas.
  • Junto a esta correspondência estará anexado: Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
  • A Secretaria Acadêmica enviará, por e-mail, as instruções para o acesso ao Portal do Aluno (impressão dos boletos/notas das disciplina/faltas).
  • Outros documentos podem ser solicitados, se necessário.

Corpo docente

Corpo docente convidado

JOHN ROLLAND: MD. Doutor em Psiquiatria pela Universidade de Yale; Mestre pela Universidade de Harvard; Professor Clinico de Psiquiatria na Escola de Medicina na Universidade de Chicago; Presidente da Academia Americana de Terapia Familiar (AFTA); Supervisor Aprovado pela Associação Americana de Terapia e Casal e Família (AAMFT); Fundador e Co-Diretor do Chicago Center for Family Healh – Universidade de Chicago; Autor de várias publicações; Membro de conselhos editoriais de inúmeras revistas; Ministra treinamentos internacionalmente reconhecidos com seu programa de “Família, Doenças e Cuidados Colaborativos com a Saúde”. Internacionalmente reconhecido por seu “Modelo de Doenças nos Sistemas Familiares”, trabalhos clínicos e pesquisas com casais e famílias em face de enfermidades físicas e perdas; Entre outras atividades, desenvolveu e liderou um projeto internacional em Kozovo, direcionado para famílias vítimas de trauma, genocídios e perdas.
 
JOSÉ LUCIANO TAVARES DA SILVA: Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência do Movimento Humano (Fisiologia do Exercício) pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em "Fisiologia: Teoria e prática" e o Programa de Formação Complementar "Temas em Neurociências" da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. 
 
MARCOS LIBONI: Doutor em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Bioética, Especialista em Psiquiatria e Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Docente Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador da Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. Londrina, PR.
 
MARIA JULIA JUNQUEIRA SCICCHITANO ORSI: Mestre em Educação, Especialista em Psicanálise pela Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduada em Psicologia e Psicoterapia da Infância pelo Grupo de Estudos de Psiquiatria Psicologia e Psicoterapia Infantil. Pós-Graduada em Integração Bio Psico Social da Aprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Docente na Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR.
 
MONA FISHBANE: PhD. Psicóloga. Diretora do Treinamento Avançado em Terapia de Casal e Família de Chicago Center for Family Health – Universidade de Chicago. Membro da Academia Americana de Terapia Familiar e autora de diversas publicações.
 
RAFAELA LARSEN RIBEIRO: Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Co-Orientadora do programa de pós-graduação do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Centro de Diagnóstico Neuropsicológico. São Paulo, SP. 
 
Este programa conta com professores* renomados na área interdisciplinar, experts no tema que ministrará.
*A FTSA reserva-se o direito de, na ocorrência de eventuais imprevistos (alheios aos controles), alterar professores previamente programados. 

Datas

Calendário 2019
05 e 06 de abril                                  + 1 módulo internacional online
16, 17 e 18 de maio
13, 14 e 15 de junho
22, 23 e 24 de agosto
24, 25 e 26 de outubro

*A FTSA reserva-se o direito de, na ocorrência de eventuais imprevistos (alheios aos controles), alterar datas previamente programadas. 

Mais informações

Coordenação do Curso: Karla Suenson Sales
 
Coordenação do Instituto da Família - FTSA
Geral: Iara Monteiro de Castro
Executiva: Sirlei Ferezin Walderramos
 
Instituto da Família - FTSA
Faculdade Teológica Sul Americana
Rua Martinho Lutero, 277 – Gleba Palhano
86055-670 – Londrina – PR
Fone/Fax: (43) 3371-0200
 
Envie-nos um email sobre o seu interesse e enviaremos mais informações. 
Escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com os dados abaixo:
Nome completo
Fones para contato (fixo e celular), com DDD
Cidade e Estado em que reside
Formação e atuação profissionall: