da Redação (pelo Dia Nacional da Biblioteca)
Há quanto tempo você não visita uma biblioteca? Biblioteca online, vale, mas, estamos falando daquela em que os livros – coloridos, envelhecidos ou não, organizados e repletos de conteúdo – estão expostos e acessíveis às suas mãos.
Dia 9 de abril é Dia Nacional da Biblioteca, então, propomos relembrar o prazer que a leitura traz e os benefícios agregados a ela quando mergulhamos nos maravilhosos livros cheios de histórias, ideias, conceitos e sabedoria.
Em conversa com o professor Ênio Caldeira, graduado em Letras, especialista em Literatura Brasileira, especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas e mestre em Teologia Bíblica, descobrimos como uma simples visita à biblioteca pode transformar a vida de nossos estudantes. Confira!
A importância da leitura
Para o professor Ênio Caldeira, docente nos cursos de graduação e especialização da FTSA, a leitura é uma das ferramentas educacionais mais poderosas de conscientização crítica, política e, sobretudo, da sabedoria. “Infelizmente, em processos avaliativos, a percepção obtida pelos docentes – de diversas instituições – é que ainda há muitos universitários com deficiências de leitura. Portanto, a leitura pode e deve ser melhorada, no processo entendido como aquisição de conhecimento, reflexão crítica e formação do pensamento crítico”, argumenta.
Para alunos da graduação e pós-graduação, a leitura e a pesquisa bibliográfica são essenciais na formação acadêmica. Não é possível desenvolver uma boa formação acadêmica sem frequentar minimamente uma biblioteca. É por isso que o professor defende a visitação a esse espaço precioso como uma estratégia e um incentivo que deve partir também dos docentes. “O projeto pedagógico dos cursos ofertados pela FTSA orienta os docentes para a elaboração e as atividades de pesquisa nas dependências da biblioteca. Afinal, é na biblioteca que o aprendizado em sala de aula se complementa, se solidifica”, explica.
se pudéssemos comparar ao sistema circulatório humano, a biblioteca seria o coração do ensino da pesquisa e da extensão.
A coleção de livros
Segundo a CDD (Classificação Decimal Dewey), a Biblioteca da FTSA (que recebeu o nome de Drª Beatriz Vasconcellos de Assumpção), é específica no assunto da classe 200, ou seja, religião. E, dentre os vários níveis de assuntos dessa temática, o atual acervo da Biblioteca FTSA a qualifica como a primeira do país na área de missiologia! Sem contar uma infinidade de livros nas áreas correlatas à Teologia (como filosofia, sociologia etc.).
Para o cristão a Bíblia já é uma biblioteca, ou seja, uma coleção de livros, como explica o professor Ênio – “Em grego clássico e coinê, o vocábulo livro é biblion (substantivo singular neutro). É na declinação plural que biblia (nominativo plural neutro) gera o significado de livros ou coleção de livros”. Considerando esse poder nas mãos, imagina se associado à leitura bíblica o estudante também buscar aprimorar seu senso crítico e potencializar seus conhecimentos nas mesas da biblioteca?! Para o professor, é justamente esta motivação própria para o ato de ler “que se constitui em “algo a mais” que fará o estudante se destacar na vida acadêmica, como elevará os níveis do conhecimento das coisas de Deus”, comenta.
Em suas considerações finais, Caldeira enfatizou que “se pudéssemos comparar ao sistema circulatório humano, a biblioteca seria o coração do ensino da pesquisa e da extensão. Ela bombeia as doses necessárias para as atividades de consulta, pesquisa e reprodução que foram dadas pelos docentes aos alunos e alunas”. Diante disso, deixamos um convite em aberto: frequente mais a biblioteca da FTSA. Lá tem espaço reservado para sua leitura e estudo e, também para uma vivência acadêmica ainda mais pujante.