Aliança de Pesquisadores & Instituições de Missão | Alliance of Mission Researchers & Institutions
Há cerca de 3 anos, a FTSA foi convidada a conhecer um novo projeto que visava o desenvolvimento de uma plataforma online global sobre pesquisa da missão. A reunião aconteceu na cidade de Oxford, Inglaterra, na sede do Oxford Centre for Mission Studies (OCMS). Nosso vice-diretor geral, Jorge H. Barro, foi enviado para participar do encontro, que contou com a participação de pessoas vindas de várias partes do mundo. Em seguida, foi criado o Comitê de Direção, para o qual professor Jorge Barro foi convidado a participar. Desde então, o Comitê vem se reunindo e preparando todos os detalhes para a criação dessa plataforma online e o lançamento oficial que aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2022.
AMRI – Visão
Como membros da Igreja global de Jesus Cristo, alegremente afirmamos nosso compromisso com o Deus vivo e seus propósitos salvíficos por meio do Senhor Jesus Cristo, e capacitados pelo Espírito Santo, nossa visão é estabelecer e manter uma comunidade de instituições cristãs, redes, e indivíduos engajados na pesquisa da missão, facilitada por meio de uma plataforma online segura.
AMRI – Missão
• Aumentar a habilidade e capacidade de todas as partes da comunidade de pesquisa em missão em todo o mundo, para participar na pesquisa da missão, estudo interdisciplinar e publicação;
• Facilitar a identificação e priorização das necessidades de pesquisa da missão nos níveis nacional, regional e global;
• Promover relacionamento e colaboração entre instituições de pesquisa, parcerias, acadêmicos e outros pesquisadores missionários.
As questões enfocadas
• Desequilíbrio na capacidade de pesquisa da missão: Com a mudança na igreja global para o chamado “mundo majoritário”, esforços consideráveis foram feitos para desenvolver a capacidade da igreja majoritária para fornecer formação teológica por instituições mundiais majoritárias. Os esforços para desenvolver a capacidade de uma pesquisa de missão rigorosa ficaram para trás. Apesar da existência de muitos estudiosos excelentes e pessoas envolvidas em prática reflexiva no mundo majoritário, a capacidade de fazer e publicar pesquisas de missão permanecem amplamente localizadas na América do Norte, Europa e Oceania.
• Ignorância da agenda em pesquisa de missão: Atualmente não há dados sistêmicos sobre quais pesquisas de missão estão sendo feitas pela comunidade de pesquisa de missão, seja regional ou globalmente. Também não sabemos quais lacunas existem na pesquisa de missão. Não há dados sistêmicos sobre quem e onde se está fazendo pesquisa. Essa lacuna de informação torna difícil identificar as prioridades estratégicas de pesquisa.
• Falta de voz: a pesquisa de missão parece ser impulsionada em grande parte pelo interesse de estudiosos ou instituições individuais. Visto que a maioria das pesquisas de missão estão sendo feitas por indivíduos e instituições “ocidentais”, é seguro assumir que a voz da igreja majoritária continua ainda insuficiente para moldar a agenda de pesquisa da Igreja Global. Além disso, a maioria das pesquisas publicadas é produzida por estudiosos formados em abordagens ocidentais de pesquisa, que assumem graus mais elevados, como base para pesquisas confiáveis. Pessoas envolvidas em prática reflexiva têm poucas oportunidades para publicar seus trabalhos.
• Falta de colaboração e conexão entre os pesquisadores: Se os problemas identificados acima forem tratados, será necessário um melhor entendimento das realidades atuais, construção intencional da capacidade de pesquisa em partes da igreja global e maior colaboração e conexão entre instituições de pesquisa de missão, redes e pesquisadores individuais.
A plataforma AMRI Connect foi criada para tratar dessas questões.
O projeto surgiu a partir de discussões dentro do Oxford Centre for Mission Studies, em Oxford, Reino Unido, relacionadas à trajetória de pesquisas de missão e estudos acadêmicos globais. O Akrofi-Christaller Institute of Theology, Mission and Culture (ACI) concordou em co-facilitar um projeto destinado a permitir a pesquisa missionária para melhor servir a igreja. Um comitê foi estabelecido, e por meio de numerosos ciclos de oração-reflexão, planejamento e revisão, a visão de pesquisadores e instituições para uma Aliança de Missão nasceu. Isso levou à criação de uma plataforma digital dinâmica para documentação, análise e colaboração entre centros de pesquisa de missão em todo o mundo.
Em fevereiro de 2019, 14 instituições de todos os continentes participaram de um grupo de trabalho por dois dias em Oxford, para discutir em detalhes a funcionalidade desejada da plataforma digital. Este grupo concordou com a visão e missão da Aliança e suas principais características.
Características principais
Em sua essência, o AMRI Connect visa apoiar uma comunidade de pesquisa de missão, por meio de três funções principais: compartilhamento de pesquisa, conexão com outros pesquisadores e colaboração em pesquisa e estudos acadêmicos. Uma vez que o objetivo é democratizar a habilidade e capacidade de todas as partes da igreja global para contribuir pesquisa de missão e disponibilizá-la para a igreja-em-missão, as seguintes características principais definiram o desenvolvimento desta plataforma:
• Capacidade multilíngue (inglês, francês, espanhol, português, árabe, mandarim, coreano, indonésio) – fundamental para o crescimento de uma abordagem policêntrica para a pesquisa de missão e estudos;
• Interface intuitiva e amigável – os usuários navegam na plataforma sem a necessidade de tutoriais ou treinamento;
• Plataforma com áreas públicas e seguras – a área pública mostra a visão e os objetivos da Plataforma, permitindo acesso ao conteúdo; a área segura promoverá a conexão e a colaboração em um espaço Seguro, permitindo a publicação de pesquisas sensíveis;
• Quadro de mensagens para facilitar a colaboração e a conexão – essencial para iniciar conversas, compartilhar ideias, destacar oportunidades, e desenvolver redes de relacionamento globalmente;
• Modelos de análise para revisão de métricas alimentadas por conteúdo (demografia, tipologia etc.) – para que as instituições acompanhem sua contribuição e sejam mais estratégicas no tratamento de lacunas e oportunidades;
• Hospedar produção de pesquisa acadêmica e materiais de pesquisa prática – reunir a maior quantidade possível da pesquisa de missão em uma única plataforma.
Te convidamos a assistir esse vídeo no qual Prof. Jorge Barro fala sobre a AMRI:
Também não deixe de acessar o site da AMRI Connect lembrando que você pode escolher em Português:
Agora que apresentamos a AMRI Connect, incentivamos você a participar, filiando-se. Isso pode ser de duas formas:
1. Como membro individual: você pode criar seu perfil, seguir pesquisadores e instituições, subir seus textos, criar grupos de pesquisas e muito mais. Esse perfil é GRATUITO! Você simplesmente terá a oportunidade de interagir literalmente com o mundo. Basta ir direto nesse link para você começar a criar seu perfil individual: CLIQUE AQUI (mas não deixe de visitar o site todo).
2. Como membro de Organização: terá acesso a todos os benefícios acima, mas nesse caso pode divulgar seus programas, atividades, subir fotos e interagir com as demais organizações filiadas, sendo uma oportunidade de construir parcerias globais. Esse perfil é pago, com uma taxa justa, levando em consideração também as realidades econômicas das organizações do mundo majoritário. Para filiar sua organização, CLIQUE AQUI.
A Faculdade Teológica Sul Americana se sente honrada e privilegiada em participar de todos esses processos desde o seu nascimento, se tornando a primeira instituição do Brasil a se filiar na AMRI Connect!
Para assistir o vídeo do lançamento oficial da AMRI Connect, que aconteceu no dia 17/02/2022: CLIQUE AQUI