As baixas temperaturas afetam, entre outras coisas, o comportamento dos doadores de sangue. Em todo o país, registra-se queda na doação nos meses mais frios em torno de 35%. E esta é uma grande preocupação nos Hemocentros de todo país, já que a demanda aumenta devido as férias de julho.
Para reverter esta situação, o chamado “Junho Vermelho” busca conscientizar para a necessidade de doar sangue e salvar vidas. Diversas entidades, universidades e órgãos públicos estão se mobilizando para aumentar o volume nos bancos de sangue. E você pode participar.
Veja quem pode doar:
– Ter entre 16 e 69 anos
– Estar bem de saúde
– Ter mais de 50 quilos
– Estar descansado e bem alimentado
Alguns impedimentos temporários:
– Ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
– Ter diagnóstico de gripe ou resfriado nos últimos 7 dias
– Ter feito tatuagem ou piercing no último ano
– Estar amamentando
Pessoas portadoras de doenças graves, como as transmissíveis pelo sangue, não podem fazer a doação.
Em Londrina, O Hemocentro Regional de Londrina está vinculado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integra a hemorrede pública do Paraná – HEMEPAR. É referência no atendimento a pacientes portadores de coagulopatias hereditárias. Atende as demandas transfusionais da rede pública de Londrina e outros hospitais públicos da 17ª Regional de Saúde e dá suporte às unidades de coleta e transfusão de Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Para mais informações ligue (43) 3371-2218 ou compareça diretamente à Rua Claudio Donisete Cavalieri, 156 (prox. Av. Robert Koch) em Londrina PR.
Acesse a Página do HEMEPAR no Facebook