Agostinho de Hipona, Platão, Paulo de Tarso, Paulo Freire e Tomás de Aquino fazem parte de uma coleção temática que vem sendo preparada para lançamento de obras que objetivam a dialogicidade entre o leitor e grandes pensadores.
A ideia dos livros nasceu devido ao amor pela pesquisa, por livros, e pela educação do pesquisador e também professor/tutor na FTSA, André Luiz Borges. Em setembro de 2019, ele lançou o livro Agostinho de Hipona em Diálogo durante o II Simpósio de Filosofia Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“Acredito que o mundo da Antiguidade Clássica e Tardia, como período medieval, merecem uma atenção que evidencie o seu legado na modernidade, e também na atualidade. Nada ocorre de forma pura e pronta. Ou seja, somos devedores ao espírito histórico. Assim, o diálogo é questão fundante que destaca a temática das obras tendo como objetivo a dinamicidade”, explica Borges.
Segundo o pesquisador, a coleção temática se vale do diálogo como “conceito que instiga o ser humano para reflexão e movimenta o pensar para a formação, deslocando o mero olhar da estabilidade histórica e conceitual e provocando o leitor para a dialogicidade”.
As novas obras já confirmadas, assim como os autores convidados de várias universidades, serão divulgadas no próximo ano:
- 2019 lançado o Livro: Agostinho em Diálogo – Org. Ms. André Borges (FTSA) e Dr. José Joaquim Pereira Melo (UEM)
- 2020 – Paulo de Tarso em Diálogo – Org. Ms. André Borges (FTSA) , Dr. Pedro Paulo Funari (Unicamp) , Dr. José Joaquim Pereira Melo (UEM)
- 2020 – Platão em Diálogo – Org. Ms. André Borges, Dr. Carlos Albertuni (UEL), Dra. Christiani Menezes (UEL)
- 2020 – Paulo Freire em Diálogo – Org. Ms. André Borges (FTSA) e Dr. Darcisío Muraro (UEL)
- 2021 – Tomás de Aquino em Diálogo – Org. Ms. André Borges (FTSA) , Dr. Carlos Albertuni (UEL) , Dra. Christiani Menezes (UEL)