Como preparar uma apresentação de sucesso

Voiced by Amazon Polly

Chegou o dia da sua apresentação e agora? Está preparado?!

Por Monica Carvalho Costa

Quer seja no trabalho, igreja, escola e, especialmente, na faculdade, preparar uma boa apresentação é essencial para quem deseja alcançar sucesso na hora de apresentar um projeto, dar uma palestra, revelar os dados de uma pesquisa, ou fazer a defesa do TCC.

Entre os muitos erros que o despreparo traz está: não ter um roteiro definido, fugir do tema na hora da apresentação, excesso de texto ou imagens de baixa qualidade nos slides e outros. Pensando nisso, listei 10 dicas para ajudar você a preparar uma boa, ou porque não dizer, uma excelente apresentação. Anota aí!

1- Foco no público

Lembre-se que a sua apresentação deve cativar, informar, ensinar, motivar o seu público, ou seja, as pessoas que vão receber o seu conteúdo. Antes de tudo, responda algumas perguntas para si mesmo: Quem são eles? Quanto sabem sobre o assunto? Qual a motivação dessas pessoas para ouvir sobre isso?

2- Foco no tema

Uma boa apresentação deve ser simples, mas não menos profunda. Delimite o tema e as ideias principais a serem abordadas. Faça um roteiro. Enfatize o mais importante e pontue os tópicos de forma clara. O importante é não fugir do tema principal e trazer entendimento ao seu público sobre o conteúdo abordado.

3- Trace um objetivo

O que deseja alcançar com esta apresentação? Construa sua mensagem de forma que ela tenha início, meio e fim. Use os seus slides para ilustrar o seu enredo. E que a conclusão seja o grande “the end”, motivando as pessoas para uma ação (ou seja, para alcançar seu objetivo final).

4- Considere o tempo e o estilo

Cheque o tempo antes de produzir sua apresentação; ele vai condicionar o seu roteiro. É uma palestra ou a defesa da banca de TCC? É uma apresentação do trabalho de exegese ou resultado de uma pesquisa? Para cada momento, adote o estilo que melhor se adapte a você e ao que está sendo proposto. Não tenha medo de ousar, mas, não esqueça o bom senso para seguir as regras exigidas.

5- Cuidado com a postura

Muita gente fica tão nervosa antes de falar que deixa passar detalhes importantes como estar bem e apresentável no grande dia. Use roupas de acordo com o ambiente e que te deixem confortável. Nada mais terrível do que durante a preleção ter que ficar ajeitando a calça, por exemplo. Evite ficar com as mãos nos bolsos, andar muito de um lado para outro e falar muitas gírias. Tente ser simpático sem ser superficial.

6- Treine em casa

Treine várias vezes a fala, a postura e marque o tempo. Confira o roteiro que estabeleceu e veja se, na prática, faz sentido para você. Corrija o que for preciso. Experimente gestos, ênfases e pausas que dinamizam a preleção. A forma como explicará o conteúdo vai determinar o interesse, entendimento e admiração da plateia.

Como preparar os slides

O slide é um grande aliado, mas se o design for ruim pode comprometer toda a sua apresentação. Precisa ter um visual agradável para uma comunicação eficaz. Design atraente são tidos como mais confiáveis, por isso considere estas dicas para a conquistar a atenção de seus espectadores.

7- Escolha bem o modelo de apresentação

Além do Power Point, tem outros sites que oferecem modelos criativos e gratuitos na internet. O Google (https://slidesgo.com/pt/) é um deles. Escolha de acordo com o estilo e tema da sua apresentação. Prefira os mais “clean”, mais simples e que podem ser facilmente editados.

8- Cuidado com o texto

O slide deve ter uma comunicação mais imagética do que textual. Leve em conta a hierarquia das informações: Título, tópicos, legendas. Lembre-se de que muitas pessoas verão a distância, então a tipografia e a fonte precisam ter tamanho e aparência de fácil leitura.

9- Use imagens de qualidade

Organize as fotos que merecem mais destaque e outras que estarão no slide apenas para ilustrar a composição visual. Nunca use imagens com baixa resolução, que geralmente são baixadas da internet; busque pelas gratuitas em site especializados. Se pretende usar fotos de pessoas conhecidas ou colegas de trabalho peça autorização.

10- Não deixe o slide ofuscar você

Evite transições de slides muito chamativas, que tiram a atenção do conteúdo principal. Faça transições sutis que agreguem ao design profissional. Evite ler e ficar olhando muito para a tela de apresentação, seus olhos precisam estar direcionados para o público. Evite uma grande quantidade de slides; aqui também vale a lei: menos é mais!

Imagens: Imagem de storyset no Freepik

Monica Carvalho Costa – Jornalista. Graduada em Comunicação Social (UEL) e Teologia (FTSA), Especialização em Marketing (UNOPAR) e Especialização em Bíblia: Interpretação e Comunicação (FTSA). Possui Certificado Profissional Internacional pela Meta em Meta Social Media Marketing.