Dia da Bíblia… e porque ler a Bíblia em 1 ano

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmos 119:105

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17

 

Dia da Bíblia

Como não amar a Palavra de Deus?! A Bíblia é fonte de fé e verdade para todo cristão. Fonte de justiça, ensino, consolo… Por meio dela, Deus revela a Si mesmo e Seu grande amor por nós.

E essa é uma das razões pelas quais celebramos o Dia da Bíblia, um dia para agradecer a Deus por Sua Poderosa Palavra.

Foi criado em 1549 pelo Bispo Cranmer da Grã-Bretanha, que inseriu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.  No Brasil, desde dezembro de 2001, essa data especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional no segundo domingo de dezembro.

Em muitas igrejas, esta é uma data de celebrações com as crianças, de entregas de Bíblias, de lembrar a importância da leitura da Palavra na vida do cristão e celebrar as conquistas que permitiram acesso às Escrituras em mais de 7.000 idiomas no mundo, segundo dados da Sociedade Bíblica do Brasil.

Ler a Bíblia em 1 ano

Para ajudar você a priorizar a Bíblia no seu dia-a-dia, seja no seu devocional ou nos seus estudos teológicos, nós preparamos uma tabela para a leitura cronológica da Bíblia em 1 ano. Nosso objetivo é incentivar você para que comece janeiro colocando a leitura da Bíblia como um prazeroso desafio.

Mas porque ler a Bíblia em 1 ano?

Muito além de ser um mero desafio, a leitura da Bíblia em um ano traz alguns benefícios como ajudar no hábito da leitura diária da Palavra, promover a disciplina para seus devocionais e meditação na Palavra, incentivar ao estudo mais aprofundado e, no caso desta tabela, compreender melhor os relatos bíblicos e a sequência cronológica dos fatos e eventos registrados nas Escrituras.

Anote algumas dicas:

  1. Uma boa estratégia é criar um grupo com pessoas comprometidas que podem ajudar a perseverar na leitura e ainda compartilhar as experiências nos textos lidos.
  2. Motive a igreja para uma campanha de leitura da Bíblia em 1 ano e crie algum tipo de “recompensa” para quem chegar ao final.
  3. Escolha a Bíblia na versão que mais se adequar ao seu estilo.
  4. Determine um horário e um lugar para este momento de meditação.
  5. Siga a tabela de textos diários que ajuda a não se perder neste desafio.

 

Clique no botão abaixo e faça o download gratuito da Tabela de Leitura Cronológica da Bíblia em 1 ano.