Estude na FTSA

Especialização em História do Pensamento Cristão

Apresentação

A maior parte dos currículos dos cursos de graduação em Teologia tem a História como uma de suas disciplinas parceiras, com foco recaindo, principalmente, na História da Igreja ou do Cristianismo de modo mais geral, olhando para os cenários religiosos, culturais, sociais e políticos. Não é raro que o pensamento seja estudado como um epifenômeno de quaisquer desses cenários acima mencionados.

Tendo isso em mente, este curso se propõe ser uma especialização em História do Pensamento Cristão, com foco na biografia e no pensamento dos personagens, bem como nas correntes teológicas que se originaram deles nesses mais de dois mil anos de cristianismo.

Acreditamos que a Pós-Graduação em História do Pensamento Cristão da FTSA será um excelente instrumento de auxílio para a formação de pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a história da Igreja e do cristianismo pelo viés de suas principais correntes de pensamento e do diálogo com seu contexto, com vistas a entender melhor porque pensamos como pensamos em matéria de fé cristã nos dias de hoje.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FTSA são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico, ministerial, pastoral e profissional e com caráter de educação continuada cumprindo assim, as disposições da Resolução nº 1 de 06/04/2018 do Ministério da Educação.

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar pessoas para a leitura e análise do pensamento cristão através das eras, conhecendo seus contextos, suas teologias, as abordagens, temas e principais controvérsias teológico-doutrinárias, e oferecendo ferramentas para o estudo do pensamento dentro de seu contexto histórico. Qualificando assim, pessoas envolvidas em comunidades cristãs ou interessadas no universo religioso cristão para o estudo e o ensino de história do pensamento cristão.

PÚBLICO ALVO

O Curso de Pós-Graduação em História do Pensamento Cristão da FTSA está planejado para atender ao perfil do(a) estudante interessado na história do cristianismo, desejoso de aprofundar seus conhecimentos sobre os desenvolvimentos histórico-teológicos do pensamento cristão através das eras, a fim de aplicá-los tanto acadêmica, quanto pessoal e ministerialmente.

Sendo assim, voltado principalmente para amantes de história, leitores assíduos dos, ou interessados nos, clássicos do pensamento cristão, professores de teologia, de escola bíblica, pastores e líderes cristãos de modo geral.

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
    1.     Pensamento Cristão na Antiguidade 45h
    2.     Vida e Pensamento dos Pais da Igreja 45h
    3.     Pensamento Cristão na Idade Média 45h
    4.     Vida e Pensamento dos Reformadores 45h
    5.     Correntes Teológicas no Pós-Reforma 45h
    6.     Pensamento Cristão e Modernidade 45h
    7.     Correntes Teológicas do Século XX 45h
    8.     Pensamento Cristão e Pós-Modernidade 45h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

DURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso terá duração de 9 (nove) meses – de março a novembro – e o(a) estudante terá encontros ao vivo pelo Google Meet com o/a professor/a de cada respectiva disciplina, durante o fim de semana, a cada 15 dias, dois módulos (ou finais de semana) por disciplina, conforme calendário disponibilizado na plataforma de estudos. Os encontros seguirão a seguinte dinâmica:

• Sexta: 19:30 às 22:30
  • Sábado: 9:00 às 12:00
  • Sábado: 14:00 às 17:00

Cada disciplina de 45hs terá a seguinte distribuição de estudos:

• 18hs – Aula ao vivo
  • 15hs – Leituras de textos indicados
  • 12hs – Produção acadêmica da disciplina

Não haverá produção de TCC

REQUISITOS PARA O INGRESSO

Ser portador de Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior reconhecido pelo Ministério da Educação, preferencialmente na área de Teologia e Ciências Humanas.

DOCUMENTOS

Para matricular-se no curso é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos:

• 1 (uma) Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão.
• 1 (uma) Cópia do RG.
• 1 (uma) Cópia do CPF.
• 1 (uma) Foto 3×4.
• 1 (uma) Cópia Certidão Civil (Nascimento/Casamento).
• Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
• Os(As) candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e a Revalidação de Estudos.

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

CORPO DOCENTE

Nosso corpo docente é formado por mestres(as) e doutores(as) em Teologia, História e em áreas das Ciências Humanas.
Todos(as) com produção acadêmica e experiência ministerial comprovada e reconhecida.

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS – GRATUITAS

Valores para 2022:
12 mensalidades de R$ 339,00
DESCONTO DE PONTUALIDADE (pagamento até o dia 8 de cada mês):
12 mensalidades de R$ 255,00

Coord. Prof. Jonathan Menezes
pos.digital@ftsa.edu.br

Inscreva-se para o curso

Confira algumas razões para você fazer este curso, apresentadas pelo coordenador da Pós-Digital, Professor Jonathan Menezes, em ” Por que estudar a História do Pensamento Cristão”, acessando aqui >>