Especialização em Novo Testamento: cultura, literatura e pensamento

Apresentação

O Novo Testamento é uma das mais ricas e vivas fontes da sabedoria divina para toda a humanidade. Não apenas um documento histórico-literário importante para compreendermos os primórdios da fé cristã, como também Palavra de Deus, que ilumina, liberta e salva a vida. Daí a necessidade de estudá-lo como documento – a partir dessa tríade: cultura, literatura e pensamento – a fim de melhor se apropriar de sua experiência como Palavra.

A centralidade da pessoa de Jesus Cristo é o cerne desse estudo em suas mais distintas variantes culturais, literárias e imagéticas. O Cristo e seu Evangelho são a mola-mestra para compreendermos não apenas este documento de modo geral, mas sua razão de existir. Dedicamos duas disciplinas inteiras do curso só para tratar da pessoa de Jesus Cristo: seu ensino, seus milagres, sua Paixão, sua Ressurreição, além das distintas representações que se faz dele só no Novo Testamento, que dirá em toda a história do Cristianismo.

Acreditamos que a Pós-Graduação em Novo Testamento da FTSA é um excelente instrumento de auxílio para a formação de pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos do texto bíblico, bem como aplicá-los no ambiente eclesial e social.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FTSA são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico, ministerial, pastoral e profissional e com caráter de educação continuada cumprindo assim, as disposições da Resolução nº 1 de 06/04/2018 do Ministério da Educação.


OBJETIVO DO CURSO

Capacitar pessoas para a compreensão, interpretação e ensino do Novo Testamento, conhecendo seus contextos, suas abordagens literárias, e formas de pensamento; oferecendo ferramentas para aplicação de sua metodologia na igreja e sociedade contemporâneas. Qualificando assim, pessoas envolvidas em comunidades cristãs ou interessadas no universo religioso cristão para o estudo e o ensino de textos neotestamentários.


PÚBLICO ALVO

O Curso de Pós-Graduação em Novo Testamento da FTSA está planejado para atender ao perfil do(a) estudante da Bíblia dos tempos atuais, porque aliam os conhecimentos fundamentais das Escrituras Sagradas às necessidades da pessoa, da família e da Igreja, bem como a uma boa interpretação e comunicação da mensagem bíblica. Atendendo especialmente a pastores(as), padres, missionários(as), docentes e a todos(as) que almejam conhecer e ensinar as Escrituras.


MATRIZ CURRICULAR / EMENTÁRIO

  DISCIPLINA EMENTA CARGA HORÁRIA
Contexto do Novo Testamento Estudo histórico do contexto político, social e cultural-religioso do Novo Testamento. 45h
Fé, graça e experiência: textos paulinos Estudo do corpo literário paulino, abrangendo as cartas, a vida e a obra eclesial e missionária do apóstolo dos gentios. 45h
Jesus: ensino, milagres e paixão Estudo sobre a vida de Jesus, seus ensinos, suas realizações e sua paixão, a partir dos evangelhos de Mateus e Marcos. 45h
Missão e Espírito para todos Estudo do corpo literário lucano (Lucas e Atos dos Apóstolos), com destaque para a ação e abrangência do Espírito na missão de Jesus e dos Apóstolos. 45h
Crer, permanecer e amar: textos joaninos Estudo do corpo literário joanino, abrangendo o Evangelho e as cartas. 45h
O Apocalipse entre Apocalipses Estudo da literatura apocalíptica no primeiro século, desde questões de gênero textual e sua função nos escritos do Apocalipse de João. 45h
Comunidades, perseguição e conflitos externos Estudo das comunidades no Novo Testamento, suas demandas, conflitos e perseguições a partir do escopo literário das cartas de Hebreus, Tiago, 1-2 Pedro e Judas. 45h
Figuras neotestamentárias de Jesus Estudo das figuras ou representações de Jesus no Novo Testamento; cristologias, pluralidade, recepção histórica e repercussões contemporâneas. 45h
  CARGA HORÁRIA TOTAL 360h

DURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso terá duração de 9 (nove) meses e o(a), distribuídos em 8 (oito) disciplinas, com 3 (três) módulos (finais de semana) por disciplina, conforme calendário disponibilizado na plataforma de estudos. Os encontros seguirão a seguinte dinâmica:
– Sexta: 19:30 às 22:30
– Sábado: 9:00 às 12:00

Cada disciplina de 45hs terá a seguinte distribuição de estudos:
20hs – Aula ao vivo
13hs – Leituras de textos indicados
10hs – Produção acadêmica da disciplina
2hs – Estudo de caso

Não haverá produção de TCC


REQUISITOS PARA O INGRESSO

Ser portador de Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior reconhecido pelo Ministério da Educação, preferencialmente na área de Teologia e Ciências Humanas.


DOCUMENTOS

Para matricular-se no curso é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos:

• 1 (uma) Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão.
• 1 (uma) Cópia do RG.
• 1 (uma) Cópia do CPF.
• 1 (uma) Foto 3×4.
• 1 (uma) Cópia Certidão Civil (Nascimento/Casamento).
• Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
• Os(As) candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e a Revalidação de Estudos.

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

CORPO DOCENTE

Nosso corpo docente é formado por mestres(as) e doutores(as) em Teologia, História e em áreas das Ciências Humanas.
Todos(as) com produção acadêmica e experiência ministerial comprovada e reconhecida.


INVESTIMENTO

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS – GRATUITAS

Valores para 2023:
12 mensalidades de R$ 339,00
DESCONTO DE PONTUALIDADE (pagamento até o dia 8 de cada mês):
12 mensalidades de R$ 274,00

*Data de início, sujeita a formação de turma.


INFORMAÇÕES

Coord. Prof. Jonathan Menezes
pos.digital@ftsa.edu.br

Acesse Perguntas Frequentes