Sala de Atendimentos

SALA DE ATENDIMENTOS (PRESENCIAL)

SALA DE ATENDIMENTOS COM PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO CRISTÃ (PRESENCIAL)

Projeto de Extensão destinado à instalação de Salas de Atendimentos em comunidades cristãs, com a finalidade de oferecer espaços de acolhimento, orientação e encaminhamento. O objetivo é dar oportunidade aos alunos de Teologia (a partir do 2º ano) a exercerem práticas de orientação, com princípios cristãos sobre conflitos, problemas e desajustamentos relacionais.

Este projeto também contribuirá para que cada comunidade participante desenvolva o apoio às pessoas da própria comunidade e entorno. O projeto será direcionado pela ação metodológica de Práticas de Orientação Não Diretiva, com palestras, lista de procedimentos e supervisão da coordenadora do projeto, auxiliando na formação do aluno com vistas à ação do ministério pastoral.

A expectativa é fazer com que cada participante instale uma Sala de Atendimento e que proporcione às comunidades o acolhimento de pelo menos dez pessoas cada. Através desta ação, estima-se que haverá conscientização dos alunos sobre a responsabilidade e importância da orientação no processo do desenvolvimento humano e cuidado de pessoas, e, ao mesmo tempo, contribuindo para o exercício da missão integral às pessoas.

Há diferenças entre Aconselhamento e Orientação, nos campos da Psicologia, Psiquiatria e Teologia. Enquanto algumas são mais específicas no tratamento de pessoas (distúrbios psíquicos), outras dizem respeito apenas ao "acolhimento" de pessoas em sofrimento.

É notória a afirmatica de que a prática de acolhimento, em perspectiva do cuidado humano, já é uma ação terapêutica e que proporciona ao indivíduo a aceitação de si, a autoestima e valorização própria. Neste sentido, alunos graduandos de Teologia são excelentes 'acolhedores de pessoas', pois convivem diariamente com membros de suas comunidades. E, em vários momentos, há membros que se achegam a eles para confessarem suas fraquezas, conflitos e dificuldades. Neste momento, os alunos conhecedores sobre orientação têm condições de cooperar no desenvolvimento deles como indivíduos.

Também é comum nos cursos de Graduação em Teologia a oferta de disciplinas de Aconselhamento Pastoral. Geralmente, há pouca carga horária e prática como elementos formativos eficientes para a Prática de Aconselhamento. Portanto, a proposta deste projeto é contribuir para a formação desses alunos, através do exercício de atendimentos em situações reais, vividos em suas comunidades. A proposta será a de instalar Salas de Atendimentos com supervisão da coordenação do projeto para que o primeiro estágio de acolhimento seja feito com qualidade, eficiência e responsabilidade.

A partir da Prática de Orientação Não-Diretiva, os alunos participantes serão estimulados à instalação de Salas de Atendimentos em suas comunidades, com princípios básicos de Orientação e possíveis encaminhamentos.

Os alunos participantes deverão construir um relatório de atividades de instalação da Sala de Atendimentos, seguido de relatório do Plano de Ações (Relatos).

Tais salas serão parte do Ministério de Aconselhamento das igrejas voluntárias, sem quaisquer impedimentos da ação pastoral, com vias de relacionamento institucional (FTSA-Igreja) e com aproveitamento de horas para práticas de estágio supervisionado em aconselhamento.

COORDENAÇÃO:

Profa. Clarissa Peres Sanchez

Especialista em Teologia, Mestranda em Teologia

clarissa.sanchez@teologia.com.br

Carga Horária Total: 180 horas

Horário: Encontros presenciais às terças-feiras, das 16h30 às 18h30

VAGAS: 15 vagas

EXIGÊNCIAS:

Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) nos cursos de Graduação em Teologia, nas modalidades Presencial e Online, que estejam cursando o 2o e 3º Anos;

Obter 75% de participação nas atividades do projeto;

Instalar uma sala de atendimento para orientação cristã.

Os critérios para participar do projeto são:

  • Ser aluno regularmente matriculado na FTSA (Presencial);
  • Obter 75% de participação nas atividades do projeto;
  • Dedicar 4 horas por semana para o projeto;
  • Os interessados devem preencher o formulário abaixo:

    INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO: EM EXECUÇÃO

1

Docentes envolvidos

5

Alunos envolvidos

6

Igrejas representadas

65

Alcance estimado de público

Este WebSite usa cookies e analisa sua experiência de navegação.