Jogos Criativos

JOGOS RECREATIVOS: EXERCÍCIOS DE CONCENTRAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO

JOGOS RECREATIVOS: EXERCÍCIOS DE CONCENTRAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO

Projeto destinado à recreação por meio de jogos que enfatizam concentração, estratégia cognitiva e pensamento crítico. Trata-se de jogos de tabuleiros, de objetivos, de resolução de problemas e de alternâncias em estratégias de atuação. As práticas de jogos serão realizadas em salas de estudo da Biblioteca, por monitores capacitados, visando a interação de alunos, docentes e funcionários da FTSA, em período de atendimento e funcionamento da Biblioteca. Serão realizados eventos promocionais com vistas à fomentação e popularização da recreação por meio de jogos, além de contribuir para maior integração da comunidade. A regularidade dos jogos será diária, a partir da instalação do projeto. Trata-se de um serviço gratuito aos participantes, estimulando práticas cognitivas de aprendizagem. Dependendo do desenvolvimento do projeto e da demanda, poderá ser ampliado o atendimento às comunidades religiosas de Londrina e região.

Dentro do desenvolvimento integral humano, o lazer, as práticas esportivas e a recreação constituem-se em ações que colaboram fortemente para o bem estar e a saúde das pessoas. Em contextos comunitários cristãos, é comum o entendimento destas ações por meio de gincanas, competições, torneios, principalmente em momentos sociais, retiro espiritual, acampamentos, etc. Além de proporcionar integração lúdica, os jogos também são ferramentas educacionais e proporcionam exercícios de habilidades e competências cognitivas, tais como: raciocínio lógico, concentração para resolução de problemas e tomadas de decisão.

Das muitas atividades ocorridas na FTSA, esta é a primeira experiência a ser implantada com vistas à oferta de jogos de tabuleiro à comunidade de alunos, docentes e funcionários. A elaboração e instalação deste projeto vem contribuir para o enriquecimento da relação entre todos como um serviço de convivência e interatividade, através do qual acredita-se que haverá melhoras em nível de raciocínio e cognição.

Do ponto de vista pedagógico, a utilização de jogos pode contribuir para a aprendizagem porque "quando bem planejadas, atividades lúdicas em disciplinas tradicionais podem ir além da função de passatempo e ensinar conteúdos específicos e lições de convivência" (Lara Deus, Revista Educação, ed. 229, 22 de maio de 2016).

A intenção é que, através deste primeiro ano, o projeto torne-se mais efetivo e ganhe consistência a ponto de agregar outras modalidades de recreação, entretenimento, diversão, práticas lúdicas e lazer, a fim de concentrar o maior número possível de material disponível às práticas ministeriais.

GERAL:

Promover, através do uso de jogos recreativos, a integração de alunos e docentes regularmente matriculados na FTSA, a fim de desenvolver habilidades e competências lógicas de raciocínio, concetração e solução de problemas;

ESPECÍFICOS:

- Exercitar a prática lúdica através dos jogos recreativos de tabuleiro;

- Integrar alunos e docentes em aprendizagem por meio de solução de problemas;

- Socializar os frequentadores da Biblioteca.

O projeto funcionará por meio de supervisão e monitoria. O docente coordenador do projeto irá capacitar os participantes para que sejam 'monitores'. Cada monitor será responsável por um período de tempo na semana, para orientar os demais participantes e frequentadores da Biblioteca quanto ao uso dos jogos disponíveis.

O projeto se desenvolverá em três etapas. A primeira será a de estruturação do projeto: (a) fomentar e arrecadar jogos necessários para a instalação do projeto. Já há uma doação de jogos para o projeto feito pelo coordenador; (b) Formular o regulamento do uso do material, alinhando-o com a Biblioteca; (c) instalar o projeto na Biblioteca da FTSA.

A segunda etapa consistirá em capacitar os monitores que, por sua vez, irão disponibilizar o serviço diariamente, no horário de funcionamento da Biblioteca, a fim de que atendam os participantes que irão vir à Biblioteca. Nesta etapa, haverá promoção de eventos, tanto na Biblitoeca como em comunidades que solicitarem o projeto.

E, na terceira etapa, será feita reuniões para produção do relatório final, em cuja ocasião serão feitas observações e implementos para próximos atendimentos.

COORDENAÇÃO:

Prof. Me. Ênio Caldeira Pinto

Mestre em Teologia

enio@ftsa.edu.br

Esp. Zoraide Aparecida Gasparini

Especialista, Bibliotecária da FTSA

biblioteca@ftsa.edu.br

Carga Horária Total: 90 horas

Horário: O aluno escolhe o dia da semana, das 14h às 18h

VAGAS: 40

EXIGÊNCIAS:

Disponibilidade para uma tarde por semana

Gostar de jogos de recreação

Os critérios para participar do projeto são:

  • Ser aluno regularmente matriculado na FTSA (Presencial ou EAD);
  • Obter 75% de participação nas atividades do projeto;
  • Dedicar 4 horas por semana para o projeto;
  • Os interessados devem preencher o formulário abaixo:enio@ftsa.edu.br

    INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO: EM EXECUÇÃO

1

Docentes envolvidos

3

Colaboradores envolvidos

3

Alunos envolvidos

60

Alcance de pessoas

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