Práticas de Observação em Estágio Supervisionado I

PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

As Práticas de Estágio Supervisionado são de responsabilidades coordenadorias dos Cursos de Graduação em Teologia (Presencial e Online) da FTSA, com a intenção de promover as oportunidades de profissionalização dos estudantes, otimizando suas habilidades e competências exemplarmente por meio das ações de observação, participação e intervenção com excelência.

É de interesse contínuo que a Coordenação de Estágio Supervisionado torne-se cada vez mais o centro de referência para a construção ministerial (profissional) dos estudantes da FTSA. Neste sentido, as políticas de ensino estão voltadas à implantação, desenvolvimento e execução de projetos, atividades e ações que visibilizem o campo de atuação futura de seus alunos.

Para isto, a Coordenadoria de Extensão, em harmonia e constante diálogo com as Coordenadorias de Graduação, atua conjuntamente para a promoção das ideias, das parcerias e convênios com as diferentes organizações e instituições da sociedade civil.

*Para o ano de 2020, a Coordenadoria de Extensão somente atenderá os(as) alunos(as) do Curso de Graduação em Teologia Presencial, encaminhados pela Coordenação de Graduação Presencial.

A Coordenadoria de Extensão colabora com os alunos estagiários por meio da oferta de Prática de Observação em Estágio Supervisionado I, ou seja, o(a) estudante cumprirá 100 horas de estágio desenvolvendo as seguintes modalidades:

1. VISITAÇÃO E OBSERVAÇÃO (30 horas)

A) Escolher 5 instituições variadas (Social, Eclesiástica, Esportiva, Cultural e Educacional) e visitá-las. Fazer relatório descritivo de cada uma delas (segundo o modelo disponível), ressaltando:

1) Estrutura e organização funcional

2) Público-alvo atendido (especificar o tipo de público que a instituição atende)

3) Descrever, na medida do possível, as diretrizes da atividade primária da instituição (social, eclesiástica, esportiva, cultural e/ou educacional).

B) Se puder, documentar com fotos (mantendo discrição e autorização da instituição).

2. SUPERVISÃO (20 horas)

Realizar dez encontros de 2h cada para orientação e supervisão do Estágio com a Coordenação de Extensão. Registrar os encontros em formato de relatório (seguir o modelo disponível).

3. PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO (20 horas)

a) Produzir 5 textos (15 a 20 linhas cada) sobre cada uma das visitas, que será “possivelmente” gravado;

b) Fazer 5 propostas (10 linhas cada) sobre em quê e/ou como faria “melhorias” nas instituições visitadas.

4. ORIENTAÇÃO (30 horas)

Encontrar-se com o coordenador da Extensão para produção de um projeto de Orientação em Estágio Supervisionado. Este material será direcionado para a CE (Coordenadoria de Extensão e Pesquisa) e seguirá a estrutura do formulário de Projeto de Curso (Livre) de Extensão.

Para iniciar a prática de Estágio Supervisionado, o aluno precisa estar matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado I e ser autorizado pela Coordenadoria de Graduação Presencial.

A relação dos documentos abaixo visa colaborar com os estudantes da FTSA, a fim de que eles obtenham êxito e excelência na proposta de seus projetos de estágio supervisionados. São orientações normativas, algumas das quais se referem às políticas implantadas pela instituição.

Tais documentos podem ser acessados e lidos na íntegra. Clique nos botões abaixo para visualizá-los.

MANUAL DO ALUNO TERMO DE CONVÊNIO TERMO DE COMPROMISSO PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO

Para a supervisão de estágio em Prática de Observação, vinculado ao Projeto de Extensão, o responsável é:

Prof. Me. Ênio Caldeira Pinto

Mestre em Teologia pelo Western Theological Seminary, Holland, Michigan, EUA.

enio@ftsa.edu.br

Para este Projeto de Extensão, o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle será utilizado. Clique no botão abaixo, faça seu login e inicie o seu estágio.

AVA MOODLE

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO: EM EXECUÇÃO

1

Docentes envolvidos

24

Discentes envolvidos

100

Carga Horária Total

120

Visitas Programadas

Este WebSite usa cookies e analisa sua experiência de navegação.