Semana da Biblioteca

SEMANA DA BIBLIOTECA E SEMANA NACIONAL DO LIVRO (2020)

XVII SEMANA DA BIBLIOTECA: LEITURA, ARTE E ENTRETENIMENTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA (2020) e SEMANA NACIONAL DO LIVRO

A Semana da Biblioteca é o evento que promove a interação com o livro, com o espaço de pesquisa e estudo e com a emancipação de pessoas através da leitura, da informação e do conhecimento, da cultura e da arte.

Esta comemoração é oficialmente o cumprimento do Decreto nº 84.631, de 09.04.1980 que instituiu o período de 23 a 29 de outubro de cada ano para celebrar e enfatizar as ações da biblioteca e do livro. No entanto, as instituições entendem que o período da semana que compreende estas datas são móveis e facilitam a conjunção de atividades para a celebração.

Desde 2018, a FTSA vem participando da conjunção de bibliotecas parceiras do Município de Londrina e região, cujo grupo de bibliotecários(as) e assistentes colaboram com atividades, materiais e ideias sobre a organização da semana. É comum a troca de palestrantes, minicursos, atividades e divulgação de material entre as instituições parceiras, a fim de dinamizar e otimizar as forças e os materiais humanos.

Neste ano de 2020, devido ao período de pandemia, a programação é oferecida totalmente online aos participantes (docentes, alunos e público em geral). Tudo foi antecipadamente gravado e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FTSA.

PÚBLICO ALVO

Acadêmicos do curso de Teologia (Presencial e EAD), comunidade em geral e interessados nas atividades promovidas pela Biblioteca para a semana de eventos.

OBJETIVOS GERAL:

Comemorar a Semana da Biblioteca e a Semana Nacional do Livro oferecendo eventos variados que promovam a cultura, a informação, a cidadania, a pesquisa e a leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1) Oferecer treinamento para pesquisa em Base de Dados gratuitas;

2) Direcionar os participantes à visita online de museus e galerias sobre diversos acervos de cultura e arte, gratuitamente disponibilizados para apreciação, conhecimento e estudo.

3) Estimular os participantes para adesão e promoção de projetos de leitura em comunidades religiosas de custo baixo e alcance rápido.

4) Oferecer práticas de contação de história, quadrinhos, oralidade para crianças;

5) Orientar sobre mudanças e alterações na rotina de bibliotecas e bibliotecários.

DATA/PERÍODO: de 26 a 30 de Outubro de 2020.

MODALIDADE: Totalmente online, com disponibilidade de acesso até 20/11/2020

CUSTOS: Gratuito

CARGA HORÁRIA DO EVENTO: 20 horas (Certificados serão emitidos para os participantes)

==================================================================================================================================================

"..."

Voltar é girar. E, se o giro é para esquerda ou direita, não importa a direção, o importante é sempre estar em movimento. A vida pode até dar uma parada, mas a engrenagem tem que continuar. Girar é para os que sabem lidar com os movimentos. E, em cada molejo, há oportunidades; sejam elas boas ou ruins, pois é o movimento que dá o ritmo de nossas conquistas, bem como impulsiona-nos aos novos desafios. Há, sim, os que querem girar para a conquista dos resultados sem esforços, aqueles disfarçados de prosperidade - aliás, biblicamente falando, os da "luxúria". Esses são os hipócritas da fé, não admitem a graça vivificante da vida simples ou da alegria com o pouco. E, há, também, os que giram na dinâmica do sofrimento gracioso, aqueles que se tornam dia a dia os mártires da fé. São os milagreiros da vida: são os que abundam na dádiva do perdão e da diaconia.

(PINTO, E. C. "O giro não precisa ser volta completa").

PALESTRAS E RELATOS

Palestra 1: PESQUISA EM BASE DE DADOS GRATUITAS

Palestrante: Dr. Marcos Antonio de Moraes

Doutor em Ciência da Informação pela pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Professor Colaborador do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (CIN/UEL).

Objetivo: Promover a pesquisa nas Bases de Dados Scholar e Scielo aos participantes inscritos no evento.

Currículo Lattes

==================================================================================================================================================

.

Palestra 2: A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO(A) ALUNO(A) DE TEOLOGIA

Palestrante: Me. Ênio Caldeira Pinto

Mestre em Teologia pelo Western Theological Seminary - Holand, MI - EUA / Docente da FTSA.

Objetivo: Demonstrar como a biblioteca provoca transformações durante os estudos teológicos dos estudantes.

Currículo Lattes

==================================================================================================================================================

Palestra 3: RELATOS DE BIBLIOTECÁRIOS E ASSISTENTES DE BIBLIOTECAS EM TEMPO DE PANDEMIA

Vários bibliotecários(as) e pessoal técnico de diferentes instituições compartilham como a pandemia afetou a rotina do pessoal que trabalha em bibliotecas públicas e particulares

A cada ano, as instituições vão se aglomerando e juntando-se ao grupo de dos bibliotecários, bibliotecárias e profissionais envolvidos com a organização do evento. Em sua maioria, as instituições possuem bibliotecas e estruturas de difusão da informação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Devido à pandemia, um cenário totalmente atípico às rotinas do pessoal envolvido com bibliotecas, a oferta de atividades e ações variadas para o momento da Semana da Biblioteca e Semana Nacional do Livro foram canceladas e remanejadas para o sistema remoto.

Neste sentido, a Faculdade Teológica Sul Americana procurou oferecer um número possível de atividades que podem ser acessadas pelos participantes, bem como envolver o tema "biblioteca" e "celebração à biblioteca e ao livro", mesmo virtualmente.

INSTITUTIÇÕES DO GRUPO BIBLIOTECAS E SEMANA NACIONAL DO LIVRO"

Instituto Federal do Paraná

Escola IEIJ - Instituto Educacional Infanto-Juvenil de Londrina

Colégio Mãe de Deus

UEL - Universidade Estadual de Londrina

Instituto Cultural - Inglês e Espanhol

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Londrina

Bibliotecas Públicas do Munícipio de Londrina

SESC - Serviço Social do Comércio / Londrina - PR

SESI - Serviço Social da Indústria / Londrina - PR

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Londrina - PR

==================================================================================================================================================

"..."

Voltar é recomeçar. Recomeçamos porque precisamos conhecer a experiência do aprendizado pelo erro. Sim, pelo erro. Errar é a maneira pela qual as tentativas podem ser diferentes em cada recomeço. É assim que exatamente acontece na vida dos relacionamentos: acabamos para recomeçar... Recomeçar é olhar diferente para a situação, para a pessoa e para a lição não aprendida ainda. É, infelizmente, recomeçamos porque a lição ficou inacabada. É como esquecer a sequência de uma senha e acharmos que o erro está no sistema. Muitas vezes, o perdão não é a melhor maneira de recomeçar, e, muitas vezes, “dar uma segunda chance” é iludir-se com a terapia do tempo. Devemos acreditar no recomeço porque, embora ele frustre-nos, ele ainda prova a nós mesmos que somos capazes de redenção e reorganização dos sentidos da vida. Afinal, recomeçar é viver a mesma situação com intensidades diferentes. Recomeçar é somente para os que têm, na esperança, a convicção da conquista e a antecipação da recompensa. É assim que a fé na Vida tem nos ensinado, e é assim que devemos entendê-la.

(PINTO, E. C. "O giro não precisa ser volta completa").

VAMOS VISITAR OS MUSEUS E AS GALERIAS

Museus ao redor do mundo estão disponibilizando visitas virtuais aos seus acervos, sítios arqueológicos, pinacoteca, música, entre outros, leitura de capítulos de livros famosos e resenhas. Aproveitar este momento favorável para trazer educação, cultura e arte à sua vida!

São dez instituições, entre museus e galerias, da Europa e dos Estados Unidos, especialmente escolhidas para visita online e gratuita.

Sugere-se que o participante navegue por todos eles, escolhendo a modalidade que deseja: pintura, escultura, música, artefatos, etc.

==================================================================================================================================================

Voltar é lembrar. É fazer o uso da memória. Refere-se à ação de lidar com o passado, justamente com aquelas situações quando as oportunidades foram equivocadamente interpretadas. Não é uma atitude fácil, pois requer mudança de “racionalizações” (ou leituras cognitivas diferentes). Geralmente, o passado é um tempo que queremos esquecer, porque o associamos com as mágoas, as angústias e os sofrimentos. Todavia é no passado que reside a lição com a qual iremos formar ou antecipar nosso futuro. Nesse caso, as lembranças são as ferramentas para a narrativa do reconto. Recontar é dar novo sentido às “telas”, às “figuras”, às “imagens”, aos “monstros”. A memória é o arquivo “indeletável”. Apagar as reminiscências não é sinônimo de cura, mas imaturidade. A memória é como o relógio da alma: os ponteiros marcam sempre a mesma batida, anunciando a imagem projetada na consciência. Vivamos, sim, com o passado em mente, a fim de garantirmos um futuro na alma.

(PINTO, E. C. "O giro não precisa ser volta completa").

FOTOGRAFIA, PINTURA E LITERATURA: TEOLOGIA E ARTE

=========================================================================

MOSTRAS FOTOGRÁFICAS DE MEL YANES

NÓS

A Exposição Virtual NÓS conta com a participação de crianças e adolescentes vinculados ao Centro de Educação Infantil “Marina Sabóia”, ao Instituto União para a Vitória – Grupo Yoakedaiko, ao Serviço de Convivência da Escola de Circo da Região Sul e à Escola de Circo Aero Circo de Londrina.

MINHA BELEZA PURA

Decidimos reprisar a exposição de fotografia para os que não puderam ver em 2019.

=========================================================================

PINTURA: "ABSTRATOS DA REFLEXÃO MISSIONAL" DE ANTONIO CARLOS BARRO

Trata-se da exposição de pintura a óleo sobre tela de Antonio Carlos Barro, docente da FTSA. Esta exposição reuniu os quadros que se encontram nos setores da Administração e Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana.

Também estamos reprisando esta mostra para aqueles que perderam a exposição em 2019.

Neste dia, há um excelente vídeo sobre Teologia da Criação e Criatividade, dos docentes Antonio Carlos Barro, Jorge Henrique Barro e Alfredo dos Santos Oliva. Na ocasião, os docentes dialogam sobre as várias formas e áreas da Arte e como elas foram representadas na tradição cristã.

.

==================================================================================================================================================

LITERATURA: QUADRINHOS - O UNIVERSO AMBÍGUO DA REALIDADE / ENTREVISTA COM FÁBIO SOARES COSTA

Uma das literaturas mais difundidas pela indústria editorial refere-se à História dos Quadrinhos (HQ). Este tipo de tipologia textual favoreceu a difusão de grandes temas porque reúne a escrita e a imagem em conjunto com produção de sentido e significado para o leitor.

Em espaços universitários, a HQ costumava ser rejeitada e ignorada pela sua produção de leitura. Entretanto, ao longo dos anos, ela vem ganhando espaço de apreciação, cultivo e, principalmente, de pesquisa e divulgação. Não é somente pelo gosto da história com imagens, mas do enredo, dos cenários e do uso da imaginação - fonte criativa da interpretação lúdica e consciente acerca dos movimentos da vida humana.

Na FTSA, esta é a primeira vez que entende-se a relevância deste tipo de leitura diversa para o contexto da formação teológica. Enquanto a imagem juntamente com o texto produz interpretação imediata na HQ, a leitura de textos bíblicos requer esta criação. Por isto, a Bíblia em Ação também é uma resposta à demanda do público que aprecia HQ.

Neste sentido, a Biblioteca da FTSA expande o setor de exposição trazendo à lume a coleção do discente e funcionário Fábio Soares Costa, com inúmeros exemplares de HQ, oportunizando aos frequentadores o acesso ao universo de outras realidades.

==================================================================================================================================================

Voltar é repetir. Refere-se à habilidade de ser automático ou instantâneo e, infelizmente, à estupidez humana. Isso acontece porque, a maioria das atitudes é “eu já sei isso”, “já passei por isso”, “sei exatamente o que vai acontecer”, enquanto deveria ser: “o que posso aprender de novo “novamente” (sic). Certamente repetimos quando queremos rever processos e também queremos investigar os detalhes das experiências. Repetimos o beijo porque queremos presenciar sensações diferentes; repetimos o sexo porque experimentamos, no êxtase, o clímax do gozo pela vida; repetimos a leitura porque queremos ser enlevados na consciência; repetimos as orações porque cremos no regozijo do espírito; repetimos os exercícios porque ansiamos a saúde e cultuamos a estética corporal; e repetimos a prole porque cumprimos a missão da posteridade eterna. Repetir é sujeitar-se à dinâmica das tentativas... Isso fazemos constantemente; precisamos repetir para saber que a aprovação não foi engano.

Vou girar porque preciso repetir a lembrança do aprendizado.

(PINTO, E. C. "O giro não precisa ser volta completa").

===

=========================================================================

CANTINHO DA LEITURA: FORMANDO TEÓLOGOS E TEÓLOGAS PARA O REINO DE DEUS

Trata-se de um Projeto de Extensão da FTSA cujo objetivo é estimular a prática de leitura como formação teológica.

Em comemoração à Semana da Biblioteca 2020 e Semana Nacional do Livro, o projeto está oferecendo uma lista de leituras que pode servir como fonte de divulgação em sua comunidade.

Compartilha-se excelentes ideias sobre como promover e incentivar a leitura nas comunidades religiosas.

Responsável: Prof. Ênio Caldeira Pinto

Público: Para os apreciadores da leitura e do livro.

=========================================================================
=========================================================================

SEMANA NACIONAL DO LIVRO

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Propõe a prática de leitura de um texto fotográfico cujos fragmentos contam a história de Londrina. Excelente oportunidade para perceber a fotografia como registro da história, fonte documental e de pesquisa.

DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS

Compartilhar de ideias, entretenimento e material de leitura e vídeo para crianças.

Quadrinhos Infantis: Chico Bento, Turma da Mônica, Magali e Astronauta.

Contação de História: Profa. Flávia Harue

Livro: Orientação sobre o Coronavírus para Crianças

==================================================================================================================================================

"A leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, "que ler", tem a oportunidade de transcender". Simon Helen Drumond Ischkanian

JÁ TENHO CADASTRO NA EXTENSÃO!!!

Se você já possui uma conta cadastrada na Extensão, então clique no botão abaixo e faça o seu LOGIN no quadro "ENTRAR". Ao ser conectado, clique no Menu Superior "LOJA" e escolha o evento Semana da Biblioteca e siga os procedimentos.

MINHA CONTA

.

=========================================================================

NÃO TENHO CADASTRO NA EXTENSÃO!!!

Se você ainda não possui uma conta na Extensão, será preciso criar uma. É muito rápido! Clique no botão abaixo e quando abrir a página, no quadro "CADASTRE-SE", insira o seu email. Siga os demais procedimentos.

.

NOVO CADASTRO

.

=========================================================================

PRECISO DE MAIS AJUDA!!!

Se você está com dificuldades para visualizar algum dos procedimentos, clique no botão abaixo. Há um arquivo com orientações para o acesso.

.

ESTOU COM DIFICULDADES

.

Se nada funcionar, escreva para extensao@ftsa.edu.br

=========================================================================

DATAS:

Período do Evento: de 26 a 30 de outubro de 2020

Disponibilidade e acesso do evento: Até 20 de novembro de 2020

=========================================================================

EVENTOS FINALIZADOS

Os eventos finalizados são arquivados em ordem decrescente (do mais recente para o mais antigo).

SEMANA DA BIBLIOTECA E SEMANA NACIONAL DO LIVRO (2019)

SEMANA DA BIBLIOTECA: Aperfeiçoando a leitura, a pesquisa e a cidadania

A Semana da Biblioteca é o evento que promove a interação com o livro, com o espaço de pesquisa e estudo e com a emancipação de pessoas através da leitura, da informação e do conhecimento. A princípio, é o acontecimento acadêmico específico para os alunos e frequentadores da Biblioteca da FTSA, com vistas à amplitude da pesquisa, da leitura e da exploração do espaço da biblioteca e dos serviços prestados.

Neste ano de 2019, a ênfase será sobre mecanismos de aperfeiçoamento da leitura, da pesquisa e da cidadania. Inaugurada no dia 15 de dezembro de 2001, a Biblioteca da FTSA recebeu o nome de Dra. Beatriz Vasconcellos de Assumpção em homenagem ao apoio que ela havida dado desde o início da faculdade, por meio da doação de livros.

Durante o mês de outubro, duas mostras de arte serão destacadas: a de fotografia "Minha Beleza Pura", de Mel Yanes; e a de pintura "Abstratos da Reflexão Missional", de Antonio Carlos Barro. Em seguida, de 21 a 25 de outubro, haverá atividade em cada dia, enfatizando a leitura, a pesquisa e o entretenimento.

PÚBLICO ALVO

Acadêmicos do curso de Teologia (Presencial e EAD), comunidade em geral e interessados no espaço da Biblioteca

OBJETIVOS:

GERAL:

Comemorar a semana da biblioteca através de eventos que promovam a cultura, a informação, a cidadania, a pesquisa e a leitura.

ESPECÍFICOS:

- Divulgar os serviços da biblioteca, enquanto setor que dinamiza a pesquisa por meio do sistema de consulta, empréstimo e levantamento bibliográfico;

- Incentivar os alunos à participação do ambiente da biblioteca enquanto espaço cultural.

CUSTOS: Gratuito

CARGA HORÁRIA DO EVENTO: até 20 horas

MOSTRA TEMÁTICA "MINHA BELEZA PURA

7 A 30 DE OUTUBRO DE 2019

Local: Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana

Expositora: Mel Yanes

Responsáveis: Zoraide Gasparini / Ênio Caldeira

Horário: das 13h30 às 22h.

Carga Horária para a visitação: 1 hora

Público: Para os frequentadores da Biblioteca da FTSA.

Custo: Gratuito

*Exposição de Fotografias

SE VOCÊ É ALUNO DA EAD (ONLINE), FAÇA SUA INSCRIÇÃO LOGO ABAIXO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

================================================================================================================

MOSTRA TEMÁTICA "ABSTRATOS DA REFLEXÃO MISSIONAL

7 A 30 DE OUTUBRO DE 2019

Local: Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana

Expositor: Antonio Carlos Barro

Responsáveis: Zoraide Gasparini / Ênio Caldeira

Horário: das 13h30 às 22h.

Carga Horária para a visitação: 1 hora

Público: Para os frequentadores da Biblioteca da FTSA.

Custo: Gratuito

*Exposição de Pintura a óleo em tela

ACESSAR AQUI

SE VOCÊ É ALUNO DA EAD (ONLINE), FAÇA SUA LOGO ABAIXO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

================================================================================================================

OFICINA DE POESIA METAFÓRICA

21 DE OUTUBRO DE 2019

Conteúdo: Elaboração de poesias através do uso de metáforas (figuras e imagens), proporcionando ao aprendiz a expressão dos sentimentos, dos desejos e vontades.

Local: Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana

Responsável: Prof. Ênio Caldeira Pinto

Horário: das 14:h às 16:h

Carga Horária: 2 horas

Público: Comunidade em geral

Custo: Gratuito

Será emitida declaração de participação para os inscritos.

SE VOCÊ É ALUNO DA EAD (ONLINE), FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

BUSCA EM BASES DE DADOS GRATUITAS

22 DE OUTUBRO DE 2019

Conteúdo: Promover a pesquisa nas Bases de Dados Scholar e Scielo aos alunos de Graduação em Teologia.

Responsável: Prof. Marcos Moraes

Horário: das 19h30 às 20h40

Carga Horária: 2 horas

Público: Acadêmicos do curso de Graduação em Teologia do 2º Ano (PRESENCIAL.

Local: Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA

Custo: Gratuito

Lista de Presença estará disponível no dia para os participantes.

*Esta atividade não estará disponível para os alunos da EAD (Online).

TA... LENTOS MUSICAIS

23 DE OUTUBRO DE 2019

Conteúdo: Audição de música instrumental e vocal pelos docentes e discentes da FTSA, com repertórios da Teologia e MPB.

Local: Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana

Responsáveis: André Sodré Santana / Daniel Mendes de Araujo / André Luiz Borges da Silva

Horário: das 16h às 19h

Carga Horária: 3 horas

Público: Comunidade em geral

Custo: Gratuito

*Esta atividade não estará disponível para os alunos da EAD (Online).

CANTINHO DA LEITURA!

24 DE OUTUBRO DE 2019

Conteúdo: Abordar, orientar e indicar leituras através do Projeto de Extensão "Cantinho da Leitura".

Local: Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana

Responsáveis: Zoraide Gasparini / Ênio Caldeira

Horário: das 15h às 22h

Carga Horária Atribuída: 2 horas

Público: Para os frequentadores da Biblioteca da FTSA.

Custo: Gratuito

SE VOCÊ É ALUNO DA EAD (ONLINE), FAÇA SUA INSCRIÇÃO LOGO ABAIXO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

================================================================================================================

LEVE. É SEU!

25 DE OUTUBRO DE 2019

Atividade: Conscientização acerca da leitura e respeito com o livro, realizada por meio de ações recreativas, de gincanas e lazer.

Local: Biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana

Responsáveis: Zoraide Gasparini / Ênio Caldeira

Horário: das 15h às 22h.

Carga Horária: 2 horas

Público: Para os frequentadores da Biblioteca da FTSA.

Custo: Gratuito

SE VOCÊ É ALUNO DA EAD (ONLINE), FAÇA SUA INSCRIÇÃO LOGO ABAIXO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

================================================================================================================

FEIRA DO LIVRO

26 DE OUTUBRO DE 2019

Atividade: Ações variadas de conscientização a respeito do livro, da leitura e da cidadania, por meio de contação de histórias, jogos de tabuleiros, presença de livreiros e livrarias, entre outros.

Local: Colégio Mãe de Deus (Entrada pela Rua Goiás)

Responsáveis: Equipe Organizadora da Semana Nacional do Livro

Horário: das 9h às 13h.

Carga Horária: 2 horas

Público: Para os apreciadores da leitura e do livro.

Custo: Gratuito

*Esta atividade não estará disponível para os alunos da EAD (Online).

Este WebSite usa cookies e analisa sua experiência de navegação.