Temas da Teologia em Tela

TEMAS DA TEOLOGIA EM TELA

TEMAS DA TEOLOGIA EM TELA: ATIVIDADES DE REFLEXÃO, CULTURA E APRENDIZAGEM

Este Projeto de Extensão destina-se à elaboração de atividades para a compreensão e a reflexão acerca de conceitos e definições de temas, teorias e princípios através do uso de filmes e/ou partes deles, apresentados nos programas de cursos das disciplinas da Graduação em Teologia, da Faculdade Teológica Sul Americana.

O objetivo é identificar cenas de filmes que contribuam para a assimilação e entendimento dos conteúdos, promovendo atividades variadas que poderão auxiliar os docentes e discentes a exemplificar as práticas de ensino e de aprendizagem. O projeto será desenvolvido em três etapas: (1) divulgação e recrutamento, (2) produção e oferta de atividades e (3) organização e disponibilização de material de apoio docente. Propõe-se a divisão do projeto em seis grupos variados com cerca de cinco alunos cada, oportunizando abranger todas as disciplinas do primeiro ano do Curso de Graduação em Teologia.

A princípio, a relação teoria e prática será observada mediante a testagem das atividades pelos próprios participantes do projeto e, no término dele, à submissão ao corpo docente, em reunião pedagógica, a fim de apreciar e analisar as referidas atividades. Será, ainda, utilizado o Google Sites, facilitando a checagem das atividades propostas por todos os participantes do projeto, bem como a facilidade de busca e captura de cenas de filmes, uma vez que também será utilizado o YouTube.

A abordagem utilizada será a da imagética, isto é, som e imagem que configurem cenários, ambientes, argumentos e discursos essencialmente correlacionados às leituras e estratégias contempladas na ação dos docentes.

Toda a produção realizada pelo projeto será configurada no AVA Moodle da FTSA para acesso aos docentes.

Imagem e som são elementos essenciais para a produção de cenários, ambientes, localizações, referências e, essencialmente, discursos e mensagens. A associação deles, seja em aspectos gráficos sem movimentos (mudo) e/ou com movimentos (animados) com sons (ruídos, barulhos, vozes, etc) tornou-se campo fértil para grandes produções cinematográficas, ressaltando a representação (também chamada de objetivação e concretização) do imaginário coletivo e pessoal (subjetivação, abstração). Diz-se que o cinema, a fotografia, a escultura, a pintura, entre outras expressões artísticas são provas visíveis do que se pensa, sente ou sonha.

A abstração é um exercício de transcendência e implica em práticas de crítica argumentativa. Trata-se da verificação das faculdades cognitivas diante de leituras, situações e, principalmente, de volições. Refere-se ainda à comprovação dos atos de informação e de comunicação diante das dificuldades de compreensão, assimilação e entendimento acerca de temas abstratos.

Especificamente, a Graduação em Teologia requer do estudante o exercício cumulativo, contínuo e evocativo das práticas acerca da fé, da revelação, da justificação, dos rituais e cerimoniais de sacramentos, da efetividade diante da expectativa final da redenção, entre outros. E, considerando os arcabouços das estruturas dogmáticas e mesmo do pragmatismo pastoral, há que se concordar que a Teologia é per se uma ciência abstrata. Isto não equivale dizer que ela não é relevante. A abstração é o fim último de toda e qualquer ciência, pois refere-se à capacidade de reflexão, crítica, análise e apreciação. O teólogo é aquele que reflexivamente discerne as práticas cristãs no mundo e indica caminhos para que cada uma das ações seja efetivamente a representação e perpetuação do reino de Deus auspiciado por Cristo. É imprescindível, portanto, que o ensino teológico seja uma constante prática de abstração, qualificando o estudante para o exercício ministerial.

Ademais, as disciplinas ofertadas na Matriz Curricular do Curso de Graduação em Teologia são sempre apresentadas com objetivos que visam a competência do ‘pensar’, ou melhor, da prática reflexiva (crítica). Em outras palavras, dos exercícios da abstração. Abstrair é, então, a síntese dos objetivos conceituar, definir, compreender, assimilar, dominar, etc amplamente propostos pelos docentes. No entanto, em sala de aula, as técnicas de aula expositiva nem sempre ratificam as capacidades cognitivas. E as leituras realizadas nem sempre desbastam as lacunas percebidas pelo leitor.

Neste sentido, acredita-se que a inserção de filmes completos e/ou cenas ilustram a relação da figurativização (cenários, texto) com a tematização (ideias, pensamento) e traduzem os conceitos elaborados e apresentados por autores diversos (filósofos, sociólogos, antropólogos, linguistas, teólogos, etc).

Justifica-se a prática extensionista, em primeiro momento, com a elaboração de atividades quanto ao uso de filmes e cenas, a partir de conteúdos disciplinares. E, para a prática de iniciação científica advoga-se o interesse de sondar experiências de docentes com o uso de filmes em cursos teológicos.

Basicamente, o projeto será realizado em três etapas. A primeira consistirá em divulgação, inscrição e seleção dos alunos participantes. Para a divulgação, será enviada correspondência eletrônica aos alunos do curso presencial, bem como divulgação em sala de aula. E, para a inscrição, será estabelecido um formulário digital (Google Form), a partir do qual serão coletados os dados dos interessados. Por último, havendo candidatos acima do número de vagas, que é de trinta alunos, então será indicado critérios de exclusão, ou seja, a disponibilidade de horário, a adesão à proposta e o compromisso com as tarefas do projeto.

A segunda etapa refere-se à produção e elaboração das atividades. Consistirá na produção quantitativa de atividades variadas para uma mesma disciplina, com o uso de filmes e cenas. Nesta etapa também serão indicadas as formas de organização e disponibilização deste material, ou seja, será feito uso do Google Sites, a fim de dinamizar o processo de participação de todos os membros do projeto, e também porque a captura de cenas será feita também pelo uso do YouTube. Após este procedimento, todo o material produzido será configurado no AVA Moodle.

A terceira etapa refere-se às reuniões contínuas, no final do projeto, para discussão e produção do relatório final.

COORDENAÇÃO:

Prof. Ênio Caldeira Pinto

Mestre em Teologia

enio@ftsa.edu.br

Prof. Éder Wilton Gustavo Felix Calado

Mestre em Estudos da Linguagem

eder.calado@teologia.com.br

Carga Horária Total: 80 horas

Horário: Encontros quinzenais, às quinta-feira, das 14h às 18h

VAGAS: 40

EXIGÊNCIAS:

Leitura de Textos, cujos conteúdos são das disciplinas do 1o. Ano.

Indicar cenas de filmes para ilustrar conceitos e/ou ideias dos conteúdos do Programa de Curso.

Elaborar atividades sobre as cenas, seguindo o modelo estabelecido pelo professor.

Os critérios para participar do projeto são:

  • Ser aluno regularmente matriculado na FTSA (Presencial ou EAD);
  • Obter 75% de participação nas atividades do projeto;
  • Dedicar 4 horas por semana para o projeto;
  • Os interessados devem preencher o formulário abaixo:

    INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO: EM EXECUÇÃO

2

Docentes envolvidos

25

Alunos envolvidos

6

Disciplinas atendidas

24

Preparação de atividades

RESULTADOS DO PROJETO EM 2019

PROJETO DE EXTENSÃO

INÍCIO: 1 de março de 2019 e TÉRMINO: 20 de dezembro de 2019

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas

LINHAS DE EXTENSÃO: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

ÁREAS TEMÁTICAS: Educação

SUBÁREAS TEMÁTICAS: Didática e Imagética

PÚBLICO ALVO ATENDIDO: Acadêmicos do curso de Graduação Presencial e Online e os docentes

FONTE FINANCIADORA: Faculdade Teológica Sul Americana

AÇÕES

1) Continuação das atividades desenvolvidas em 2018/2º semestre referentes às disciplinas da Matriz Curricular do primeiro ano do Curso de Graduação em Teologia Presencial;

2) Devido à demanda da XVI Semana de Estudos: a Pesquisa no contexto da Fé Cristã, as atividades desenvolvidas foram direcionadas para os seguintes minicursos:

  • "Carregando a minha cruz: uma proposta de interpretação do paradoxo da cruz para o discipulado" (Mariana Eugenio Schietti).
    • "Deus mora entre nós" (Luciano Ceccon e Willian Duarte de Lima).
      • "O cristão e a angústia: a fé como amparo em meio ao sofrimento" (Ênio Caldeira Pinto e Matheus Alex Wutzke).
        • "Por uma comunidade do cuidado: aspectos bíblicos elementares" (Flávio Henrique de Oliveira Silva).
        • 3) Elaboração das atividades para os seguintes minicursos:

          • "Como ler e entender a Bíblia" (Timóteo Carriker).
            • "Didática criativa: uso de imagens e som" (Ênio Caldeira Pinto).
              • "Entendendo o Fenômeno Religioso" (Fábio Soares Costa e Ênio Caldeira Pinto).
                • "Influência do Levitismo nas comunidades cristãs contemporâneas" (Mariane Carneiro Gomes e Ênio Caldeira Pinto).
                  • "Perspectiva Cristológica na Teologia de Paul Tillich" (Ênio Caldeira Pinto e Willian Duarte de Lima).
                    • "Teologia Bíblica da Missão Urbana" (Jorge Henrique Barro).

                    4) Participação na XVI Semana de Estudos: a Pesquisa no contexto da Fé Cristã com apresentação de painel (banner).

                    5) Produção do resumo estendido.

                    COMUNICAÇÕES

                    Inscrição na Semana de Estudos BANNER DO PROJETO =======================

                    *Relatório Final encontra-se disponível na Coordenadoria de Extensão da FTSA.

COORDENAÇÃO:

Prof. Ênio Caldeira Pinto / Mestre em Teologia / enio@ftsa.edu.br

DOCENTE COLABORADOR:

Prof. Éder Wilton Gustavo Felix Calado / Mestre em Estudos da Linguagem / eder.calado@ftsa.edu.br

DISCENTES GRADUAÇÃO PRESENCIAL:

Douglas Henrique da Silva

DISCENTES GRADUAÇÃO ONLINE:

Mateus Marandola

Peterson Aparecido de Godoy Veras

Tamyres Navarro Hashimoto

EGRESSO:

Iram Rosa de Jesus Silva

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*Certificados de participação foram enviados por email com respectiva carga horária.

Contato: extensao@ftsa.edu.br

RESULTADOS DO PROJETO EM 2018

PROJETO DE EXTENSÃO

INÍCIO: 1 de setembro de 2018 e TÉRMINO: 20 de dezembro de 2018

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas

LINHAS DE EXTENSÃO: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

ÁREAS TEMÁTICAS: Educação

SUBÁREAS TEMÁTICAS: Didática e Imagética

PÚBLICO ALVO ATENDIDO: Acadêmicos do curso de Graduação Presencial e Online e os docentes

FONTE FINANCIADORA: Faculdade Teológica Sul Americana

1) Elaboração de 8 atividades para a disciplina Filosofia da Religião, utilizando cenas de filmes e execícios interativos. Foi utilizada a ferramenta GoogleSites para captura das cenas e audios;

2) Transferência do GoogleSites para o AVA Moodle da Extensão;

3) Produção do minicurso Entendendo o Fenômeno Religioso, a ser lançado em 2019.

4) Continuidade da elaboração de atividades para as disciplinas da Matriz Curricular do primeiro ano. ===============================================================================

*Relatório Final encontra-se disponível na Coordenadoria de Extensão da FTSA.

COORDENAÇÃO:

Prof. Ênio Caldeira Pinto / Mestre em Teologia / enio@ftsa.edu.br

DOCENTE COLABORADOR:

Prof. Éder Wilton Gustavo Felix Calado / Mestre em Estudos da Linguagem / eder.calado@ftsa.edu.br

DISCENTES GRADUAÇÃO PRESENCIAL:

Adalberto Fraga Verissímo Junior

Bruno da Cruz

Carlos Vinicius Tosta Nogueira

Carmem Valerio Martins

Claudio Augusto

Danieli de Souza Jardim

Douglas Henrique da Silva

Eduardo Tranqueira Silva Junior Alecrim

Felipe Fernandes Ferreira

Fernando da Silva Wernek

Lélis Ricardo Piccioni

Lisiane Pinheiro

Lucas Rafael Marinatto da Silva

Luciano Bueno de Godoi

Maeli dos Reis Massei

Michele Janene Karigyo

Rafael Sposito

Tamyres Navarro Hashimoto

Uelton de Paula Machado

Valdenice Oliveira de Melo Santos

DISCENTES GRADUAÇÃO ONLINE:

Fábio Soares Costa

Mateus Marandola

EGRESSO:

Iram Rosa de Jesus Silva

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*Certificados de participação foram enviados por email com respectiva carga horária.

Contato: extensao@ftsa.edu.br

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