Workshop: Vocação e Ministério

Esta seção registra todos as Oficinas (Workshops) realizados presencialmente na FTSA. Trata-se das pequenas ações que enfatizam a aprendizagem de aplicação de habilidades e competências.

WORKSHOP: VOCAÇÃO E MINISTÉRIO

TEMA: VOCAÇÃO E MINISTÉRIO

Em contextos religiosos, a vocação é um tema corrente entre a liderança e os membros das comunidades. No entanto, ao longo dos anos, novas abordagens têm sido inseridas na conceituação do chamado divino. A vocação, ou simplesmente o chamado, sempre ocorre em situação do sentido da experiência (e vivência) religiosa de cada ser humano, gerando, inclusive, a própria interpretação para o indivíduo. Neste momento, a tarefa da liderança é orientar sobre a condução da vocação de cada um dentro da realidade do reino de Deus.

Uma vez consciente do chamado, cada cristão encontra diante de si um questionamento: "chamado para fazer o quê?" - É aqui que o sentido da vida cristã para o vocacionado se relaciona com o tema do ministério, isto é, um ofício (função, serviço, obra etc) a ser desempenhado.

OBJETIVO: Relacionar os temas "vocação" e "ministério" e sua relevância para a vida cristã na contemporaneidade.

DATA: 13 de Fevereiro de 2020

LOCAL: Salão de Eventos da Faculdade Teológica Sul Americana, Rua Martinho Lutero, 277 (Gleba Palhano, Londrina)

HORÁRIO: das 19h30 às 22h

PALESTRANTES:

Antonio Carlos Barro, Doutor em Estudos Interculturais pelo Fuller Theological Seminary, Pasadena - CA, EUA.

Jorge Henrique Barro, Doutor em Estudos Interculturais pelo Fuller Theological Seminary, Pasadena - CA, EUA.

INSCRIÇÃO GRATUITA

*Será emitido certificado para os participantes inscritos.

A IMPORTÂNCIA DA VOCAÇÃO*

Valorize o chamado divino, tanto o seu como o de seus companheiros de ministério. Não seja corporativista, mas saiba alinhar-se com os líderes justos e honestos. Saiba defender sabiamente os(a) pastores(as) verdadeiros, fiéis e comprometidos com a causa do reino de Deus. A vocação pastoral está em crise. Modelos contemporâneos têm reduzido o sentido do chamado pastoral feito por Deus. As denominações não vocacionam, elas apenas alocam os vocacionados. Elas são o espaço para dinamizar o trabalho pastoral. A liberdade pastoral é a de servir a Deus, servindo a ecclesia. Vocação pastoral é quando o indivíduo se compromete a obedecer a voz do Senhor, cujo entendimento é dentro de um contexto comunitário. O ministério pastoral poderá até ser comparado à carreira profissional, mas se diferencia pela recomendação da comunidade.

Não fundamente com totalidade o seu ministério na experiência do chamado divino. Essa experiência é sua, única e exclusiva. Doravante, associe o seu chamado às avaliações dos membros da comunidade, das diretorias e conselhos, dos demais ministros e da própria sociedade. Seja autocrítico. Discirna sobre a vontade de Deus em sua vida através dos olhos da comunidade.

Estude sobre ideologia e pastorado para avaliar constantemente sua vocação. Não desanime diante dos fracassos, decepções e frustrações. A vocação pastoral só é determinada no tempo cairótico, aquele no qual os imprevistos nos fazem retroceder ou avançar.

É possível, sim, ser bi-vocacionado. Se o for, esmere-se por agrupar outros ao seu comando. Não tenha medo de trabalhar em equipe. A versatilidade do bivocacionado é que ela trabalha em dobro: para a si ou família e para a igreja. As bênçãos são inúmeras. Todavia, não troque o sucesso do ministério pelo fracasso do seu lar. As igrejas ainda não estão preparadas para o ofício do bivocacionado.

Por fim, não engane a si mesmo achando que é vocacionado se você realmente não o é! Seja honesto consigo mesmo. Geralmente, a rebeldia à liderança dos companheiros ministros é o primeiro sintoma de exercer o ministério sem ser vocacionado. Desistir da vocação divina, é desistir de viver. Nenhuma denominação exonera a vocação pastoral de um indivíduo, apenas exonera o ofício pastoral que lhe foi confiado. É Deus, somente Deus, quem nos exclui da vocação!

*Texto do prof. Ênio Caldeira Pinto, "alguns conselhos para os recém formados".

FILOSOFIA DO MINISTÉRIO PASTORAL*

Defina claramente sua filosofia ministerial. Seja simples e conciso ao estabelecer as diretrizes de sua ação pastoral. Não declare o que não for capaz de cumprir. Não mensure itens de competência divina. Estabeleça alvos baseados nos interesses da comunidade. Desenvolva metas em que você estará presente e com os recursos já existentes. Não se associe a modelos de pastorado que você não acredite. Respeite a sua personalidade e temperamento ao elencar seu estilo de liderança. Deixe transparecer a sua essência na maneira de ser ministro do Evangelho, não copie estilos de líderes só porque os resultados são visíveis. Saiba explicar os axiomas (valores) que a comunidade precisa alcançar.

É comum ouvirmos: "eu sirvo ao Senhor, eu trabalho para o reino" - tais frases são sem sentido, subjetivas e não definem a ação pastoral, é "conversa mole para boi dormir". Entretanto, frases como: "irei socorrer os enfermos e necessitados da família da fé", "ensinarei sobre os desafios da fé para a juventude", "cuidarei pastoralmente dos da terceira idade", "darei prioridade ao ensino dos pequeninos" etc são frases que você poderá explicitar e exemplificar. Ainda que você revele ter tido um "sonho" no qual Deus lhe deu a visão de ministério pastoral, faça como Moisés: repita todos os detalhes, medidas, cores etc.A comunidade não irá entender o seu projeto se não souber dos detalhes que o compõe. Não apresente um projeto à igreja que não tenha nascido a partir dos relatos dos membros. É conveniente ouvir todas as expectativas dos departamentos/ministérios da Igreja. Saiba respeitar e contemplar todos os anseios. Não exclua potenciais, ainda que eles estejam distantes de sua filosofia de trabalho. Seja flexível no recrutamento de novos líderes para a execução do seu projeto. Seja inclusivo em sua linguagem, dê espaço para participação de todos(as).

*Texto do prof. Ênio Caldeira Pinto, "alguns conselhos para os recém formados".

WORKSHOP: VOCAÇÃO E MINISTÉRIO

(19h30) I - RECEPÇÃO:

1. Palavra de Acolhimento

Breve palavra e oração, por meio da qual os participantes são introduzidos ao "Programa de Atividades do Evento"

2. Diretório Acadêmico

Breve palavra sobre o órgão representativo dos alunos junto à Direção da FTSA. Ênfase nos canais de comunicação que a FTSA tem com os alunos;

(19h45) II - CÂNTICO

3. Missio Voice = apresentar o grupo, o tipo de atividade oferecida aos alunos. Cantar um cântico (fique à vontade para escolher, mas preferencialmente sobre os temas vocação e ministério).

(20h) III - PALESTRA (1): Vocação

4. Prof. Jorge Henrique Barro

(20h30) IV - TERCEIRO ATO

5. Comunicar as atividades do Terceiro Ato, enfatizando as ações de teatro, comunicação e viagem missionária;

(20h40) V - PALESTRA (2): Ministério

6. Prof. Antonio Carlos Barro

(21h10) VI - ENCERRAMENTO

7. Sorteios (Box Dicionário Bíblico, Ensinamentos da Torá e Kit)

8. Coffee (pão de queijo e café)

======================================

LOGÍSTICAS

153 participantes, dos quais:

Alunos Online = 15; Alunos Presencial = 21; Alunos Pós = 1; Docentes / tutores = 11; Egressos = 8; Externo = 70; Sem identificação = 27

5 Estados representados, sendo:

Paraná (140), Recife (1), Rio de Janeiro (3), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e sem identificação (7)

13 Cidades representadas, sendo:

RIO DE JANEIRO = Angra dos Reis (2) e Rio de Janeiro (1);

SANTA CATARINA = Içara (1);

SÃO PAULO = Indaiatuba (1), Região de São Paulo (1), Paraguaçu Paulista (1);

PARANÁ = Cambé (22), Cornélio Procópio (1), Ibiporã (1), Londrina (111), Rolândia (4) e Sertanópolis (1):

RECIFE = Recife (1); SEM IDENTIFICAÇÃO = Não identificado (7);

======================================

SORTEIOS

Foram realizados:

8 sorteios de brindes (Kit)

1 sorteio de Dicionário Bíblico

2 sorteios de Bolsa Integral para Graduação Presencial

Para inscritos no evento 54% de desconto para todo o curso (3 anos)

E os que levarem a ficha de inscrição e oferecer para alguém tem até 10/03/2020 para obter o desconto

.

INSCRIÇÕES ATÉ 23/04/2020.

INÍCIO DO CURSO: ATÉ TRÊS DIAS, APÓS A INSCRIÇÃO.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Este WebSite usa cookies e analisa sua experiência de navegação.
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}