Londrina tem sido beneficiada por um projeto que promove ações de prevenção e cuidado com pacientes de câncer, o Grupo de Apoio à Vida Tok de Amor. A protagonista dessa ideia é Clarissa Sanchez*, graduada da FTSA, tutora da Teologia Online e mestranda em Aconselhamento Pastoral, com ênfase em Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais.
Ao lado seu esposo Sérgio Brant, também aluno da FTSA, Clarissa se dedica a esse projeto desde 2012, quando foi diagnosticada com câncer de mama. “Depois da cirurgia para retirar o quadrante, veio um impasse sobre meu tratamento. Como morei em São Paulo antes de me mudar para Londrina, acabei iniciando o tratamento na cidade, com a quimioterapia e radioterapia. No hospital em que fui atendida tive ótimas ações que me ajudaram a enfrentar a doença. Exemplos que me inspiraram a trazer para cá”, conta.
Em Londrina, ela foi procurada por mulheres que precisavam de auxílio no tratamento da doença e ainda, no grupo de Capelania do Hospital do Câncer percebeu a grande demanda dos pacientes. “Comecei a buscar ajuda até que um dia uma pessoa depositou um dinheiro na minha conta para repassar a uma paciente e isso me constrangeu. Conversei com meu marido e decidimos oficializar as doações por meio de uma ONG, a Tok de Amor. No início, os acolhimentos aconteciam na minha casa”.
Hoje, a Ong promove o acolhimento dos pacientes e pessoas envolvidas, como famílias e acompanhantes que muitas vezes vem de outras cidades. “Oferecemos um espaço para que possam descansar, tenham sempre à disposição um lanchinho, um café e uma boa conversa. Também buscamos oferecer diversas atividades e oficinas com profissionais voluntários que realizam palestras e dinâmicas que levam informação e orientação às pessoas. Vemos que isso faz diferença na vida delas”, destaca Clarissa.
Até mesmo a sede da Ong foi pensada nos pacientes. Está localizada a 300 metros do HCL, o que possibilita às pessoas aguardarem o atendimento ou o transporte de volta para casa. Atualmente, a Tok de Amor atende cerca de 2 mil pessoas por mês de diversas cidades da região.
Sem benefícios públicos, o projeto se mantém com a doação de terceiros, um bazar de roupas usadas e a venda de produtos confeccionados nas oficinas de artesanato. Durante o ano, uma série de promoções e jantares são realizados para a cobertura dos custos fixos com aluguel, água, luz, telefone, internet e duas funcionárias, que ajudam na limpeza e na cozinha da casa.
Para quem deseja contribuir, a Ong mantém um programa de mantenedores que podem contribuir financeiramente ou ofertando roupas, produtos de higiene e limpeza, alimentos para o lanche como presunto e queijo. “Nosso desafio é aumentar o número de mantenedores, pois assim conseguimos melhorar cada dia mais os serviços que prestamos”, argumenta Clarissa.
Mais Informações
Grupo de Apoio à Vida – Tok de Amor
Rua Silvio Pegoraro, 283 – Londrina, PR
(43) 3336-0056 e (43)991560005
ongtokdeamor@gmail.com