Graduado da FTSA participa de livro sobre o esporte para evangelizar

livro esporte e competição

Graduado em Teologia pela FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana, Filipe Manoel (ao lado de sua esposa Lidiane Bittencourt) é um missionário ativo no segmento do esporte, dedicando-se, principalmente, ao Atletas em Ação (Athletes in Action). O projeto, que faz parte da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, conhecida internacionalmente como Cru, atua no Brasil desde 1981.

Entre as muitas ações na quais tem participado, Filipe faz parte do grupo de autores do livro Além da Competição, lançado em julho pela Editora Cristã Evangélica. Trata-se de uma coletânea que inclui histórias, sugestões, instruções e princípios para todos que praticam ou apreciam o esporte. Além da Competição procura mostrar exatamente o que o título diz, que existe algo mais para ser conquistado.

O livro, com guia para o professor, é uma iniciativa do Projeto Atletas em Ação que usa o material para evangelismo e discipulado. “A ideia é alcançar pessoas apaixonadas pelo esporte, praticantes ou não de alguma modalidade, através de um estudo bíblico indutivo, com ilustrações esportivas”, explica Filipe. A primeira edição traz lições sobre Jesus, mas, também sobre Disciplina e Planejamento de Carreira. Para Filipe, a FTSA foi importante no seu processo de crescimento teológico. “A FTSA representa para mim uma instituição séria e comprometida em capacitar pessoas na área teológica. Dessa forma, contribuiu muito com meu ministério. Após o estudo teológico me sinto mais preparado, confiante e capaz de ensinar a palavra de Deus e produzir materiais com conteúdo teológico”.

Desde 1966, Athletes in Action, se utiliza do esporte como plataforma para ajudar pessoas e conduzi-las a Cristo em diversos países. “Acreditamos que o esporte tem o poder para abrir portas e criar conexões entre as pessoas. Nelson Mandela já dizia isso: “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem”. Por essa razão, estamos constantemente trabalhando para criar maneiras de alcançar atletas e fãs do esporte para Cristo”, define a coordenação do projeto.

No Brasil, atualmente, a principal estratégia é a parceria com a igreja local por meio do MEBI (Ministério de Esportes com Base na Igreja), com coordenadores nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A parceria promove o Treinamento de Associados Atletas em Ação que visa capacitar as pessoas para servir na igreja e através dela na comunidade.

Para saber mais sobre o Projeto Atletas em Ação>> 

Para acessar o livro e conhecer as primeiras lições>> 

Para falar diretamente com Felipe e saber mais sobre seu ministério>>