A vivência cada vez mais intensa no ambiente digital vem alterando hábitos e comportamentos, além de estar mexendo com culturas e tradições. Além disso, uma parte considerável de usuários da internet gasta cada vez mais tempo em ferramentas de redes sociais como o Instagram, o Facebook, o Twitter, o WhatsApp, além de outros. São horas de olhos atentos diante da tela que captam o mundo e pessoas e que intensificam relacionamentos, multiplicando exponencialmente emoções.
Assim, diante de tanta atividade nesse ambiente virtual, as mídias sociais estão cansando quem já está cansado. E não há solução fácil para o problema do esgotamento generalizado, que afeta a muitos nesses dias que se seguem à pandemia. Como enfrentar tamanho desafio, na busca por uma relação saudável com pessoas e grupos nesses tempos de relacionamentos digitais?
O primeiro passo seria reconhecer que esse esgotamento de fato é não um mal-estar passageiro, mas uma doença crônica, e entender suas raízes e seus parâmetros. Mas, para fazer isso, é preciso uma mudança de paradigmas, começando pela nossa percepção de que a internet deixou de ser um ambiente virtual e distante, para se tornar um ambiente real, com consequências factuais para a vida de seus usuários.
Vivemos em uma sociedade em rede, onde a realidade virtual se torna a virtualidade real e boa parte de suas consequências ainda não são totalmente identificadas e mesmo reconhecidas, já que estamos no meio de um processo novo, rápido e intenso.
Nossa proposta nessa LIVE é trabalhar e dialogar sobre alguns pontos importantes que nos instigam e afetam:
Por que as redes sociais são tão exaustivas?
Como, apesar de andarmos sempre “correndo” para ganhar tempo, o lazer desapareceu das nossas vidas?
Navegando pela internet estamos de fato cada vez mais livre ou aprisionados?
Por que mesmo tendo informações “enciclopédicas” temos a sensação de que sabemos cada vez menos?
Por que a criação dos filhos é uma corrida de obstáculos neste cenário digital?
Quais os limites que devemos buscar para utilizar de forma adequada e saudável tudo de bom que a internet nos tem a oferecer?
Próxima segunda, dia 6 de dezembro, 19h30 com a participação especial do Dr. Marcos Simas.
Transmissão ao vivo pelos canais da FTSA no Youtube e Facebook.