fbpx
 
 

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) foi quem cunhou a expressão “tempos líquidos” para se referir ao estado da modernidade tal como ela se apresenta no século XXI. Enquanto alguns acreditam que vivenciamos uma “pós-modernidade”, Bauman defendia que ainda vivemos na modernidade, porém em seu estado líquido. Não temos mais as mesmas certezas, segurança e confiança, seja no indivíduo, seja na humanidade e no progresso do mundo tal como se viu na modernidade no século XIX, mas que começou a entrar em colapso ao longo do século XX.

O evento programado para durar cerca de duas horas precisou ser estendido, pois, a conversa boa no sofá (que decorava o cenário) se prolongou. Sonhadores, graduados das primeiras turmas, antigos professores e parceiros, relembraram a trajetória do Seminário que se transformou numa das faculdades de Teologia mais bem-conceituadas do Brasil: a Faculdade Teológica Sul Americana.

Em 2019, a FTSA inicia um novo programa que visa atender pastores e líderes que na caminhada ministerial, muitas vezes, se veem em situações de conflito, de crises na liderança, na falta de engajamento para implantação de novas igrejas ou em dificuldades diante dos desafios contemporâneos.

No próximo dia 14 de junho, a FTSA realiza mais uma “Aula Pocket”, desta vez com um novo formato. Três docentes se revezarão para trazer aos participantes uma reflexão pertinente sobre o tema: Espiritualidade Hoje – Humana, Bíblica e Ministerial, Flavio Henrique (codiretor acadêmico), Jonathan Menezes (coord. Graduação Presencial) e Marcos Orison (coord. Graduação Online).

Um novo pastorado traz a pressão de muitos temas a serem resolvidos, como falta de crescimento da igreja; pouca motivação dos membros em geral; cultos quase vazios; arrecadação insuficiente; poucos voluntários para os departamentos e insatisfações entre as pessoas da comunidade. Mas, apesar dos desafios, todo pastor anseia por um pastorado longo e frutífero na mesma igreja.

Editorial - Práxis Nº 30
25 anos. Parabéns, FTSA!

Para o povo cristão, jubileu é sinônimo de festa! É um vocábulo que convida todos à celebração, à comemoração das conquistas, à revisitação dos processos, aos contratempos das reminiscências e ao registro dos acontecimentos.

A FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana e o Núcleo de Londrina do CPPC - Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos realizam o Ciclo de Palestras 2019. As palestras agendadas abordarão temas que promovem o diálogo entre teologia e psicologia e serão apresentados por professores da FTSA, psicólogos do CPPC e outros convidados.

No dia 15 de maio, a Faculdade Teológica Sul Americana recebe o grupo artístico mais antigo da UEL, o Coral de Vozes sob a regência do maestro, professor e pastor Dênis do Amaral, pós-graduado da FTSA.

Há 44 anos a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializava o 8 de março como data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Desde então, a mulher vem sendo lembrada de diversas formas em vários países.


Sul Americana

Rua Martinho Lutero, 277
Gleba Palhano
86055-670 - Londrina, PR

43 3371 0200
contato@ftsa.edu.br

Receba nossas atualizações

Receba nossas notícias e informações em primeira mão