fbpx
 
 

A nova carteirinha estudantil anunciada pelo governo federal deve facilitar a vida dos estudantes que terão, na palma da mão, o documento de forma digital e com validade enquanto estiverem matriculados na instituição que estuda.

Quem nunca se encantou com as histórias em quadrinhos? Este tipo de literatura, que se utiliza de linguagem verbal e não-verbal e muita imagem, também integra dezenas de artes reconhecidas para contar uma história. A narrativa sequencial estimula a imaginação e tenta levar o leitor para dentro do enredo, com seus personagens e suas onomatopeias.

Em sua 16ª edição, a Semana de Estudos da FTSA pretende fomentar a necessidade e a relevância da pesquisa no contexto da fé cristã.

Cerca de 150 pessoas passaram o final de semana de feriado imersos numa busca por novas ferramentas ministeriais e pessoais durante a REDE Conferência, que aconteceu de 15 a 17 de novembro na Faculdade Teológica Sul Americana. 

Eram estudantes da FTSA, graduados, pastores e líderes, de diversos estados (como PR, SP, RS, MA, PI, MG, MS), ávidos por mais conhecimento e por um compartilhar de novas experiências. “Foi um tempo muito proveitoso, volto renovado”, declarou um aluno da Teologia Online. O mesmo sentimento, de que valeu a pena cada momento, também foi expressado pelos preletores convidados.

O músico, compositor e pastor em Brasília (DF), Carlinhos Veiga, com sua viola caipira, ministrou o louvor e, por muitos momentos “regeu” o coral de vozes dos participantes que adoravam ao Senhor com canções que exaltam o Deus Criador. Hudson Zanoni, missionário, ator e palhaço profissional, fez encantadoras intervenções criativas, mostrando que a arte também tem seu espaço na liturgia cristã. Suas experiências também foram compartilhadas nas Trilhas de conhecimento, que abordaram assuntos relevantes para a Revitalização e Desenvolvimento de Igrejas e Pessoas – tema geral da Conferência. As Trilhas contaram com gente capacitada como líderes da Sepal, SIM Brasil, professores da UEL e professores da FTSA.

Nas palestras principais, a REDE trouxe Antonio Carlos Costa - teólogo, escritor e presidente da Rio de Paz, e Johannes Reimer – professor de teologia, escritor e conferencista internacional. Ambos refletiram, principalmente, sobre o papel da Igreja e sua missão no mundo.

“Foi um tempo maravilhoso. Foi um tempo de diálogo e reflexão sobre a igreja brasileira. Diálogos sobre a igreja ‘no’ futuro, a igreja ‘do’ futuro e sobre a igreja que ‘muda’ o futuro. Sabemos que a igreja atua num formato mais tradicional e nossa proposta é que ela seja mais missional; para que em tudo que a igreja ‘for’ e ‘fizer’, seu alvo seja a missão de Deus no mundo. Em todos os lugares, que a igreja transforme a sua comunidade num lugar melhor para se viver”, resumiu Reimer.

 

 

No dia 31 de outubro, data em que se celebra a Reforma Protestante, a comunidade cristã ganhará um novo canal de conteúdo focado em religião. A data relembra como a mídia e a comunicação foram relevantes para o movimento há mais de 500 anos e, nos desafia a pensar em como podemos assegurar de que essa mesma comunicação contribua para os propósitos do Reino.

A Semana da Biblioteca é um evento que promove a interação com o espaço de pesquisa, com o livro e suas muitas descobertas. Neste ano, o objetivo da FTSA é ampliar o conhecimento acadêmico dos estudantes com ênfase em eventos que promovam a cultura, a cidadania, a pesquisa e a leitura.

Há 131 anos teve oficialmente o fim da escravidão no Brasil, todavia, continuamos sendo desafiados frente ao racismo estrutural que se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, inclusive e infelizmente no âmbito religioso.

Desde ontem, mais de 400 pessoas participam do XVII EPEA - ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL com a temática “Com Ciência” nos 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental e Educação Ambiental no Mundo: Diferentes Realidades. O evento realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) conta com o apoio de vários parceiros, entre eles a Faculdade Teológica Sul Americana.

Berço do protestantismo, a Europa hoje sofre com templos vazios e cristãos nominais. Não é novidade para ninguém que igrejas centenárias estão fechando as portas por lá. Qual tem sido o impacto da secularização pós-moderna sobre o cristianismo e suas denominações históricas? E no Brasil? Qual a relevância da igreja para os conflitos deste século?


Sul Americana

Rua Martinho Lutero, 277
Gleba Palhano
86055-670 - Londrina, PR

43 3371 0200
contato@ftsa.edu.br