fbpx
 
 

Recentemente, o Palácio do Planalto foi cenário para o lançamento do livro “Porque Deus amou o mundo: Igreja & ODS” (Editora Descoberta¹) que contou com a presença de vários membros da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), representantes de organizações da Coalização Igreja & ODS² e autores do livro.

Na ocasião, o Prof. Dr. Jorge H. Barro enfatizou que a Igreja Evangélica Brasileira tem muitas faces e esta revelada através do projeto é “a face do compromisso com um mundo melhor e sustentável, de uma Igreja e de organizações que se preocupam com o bem do mundo criado e amado por Deus”.

“A Igreja tem muitas faces e esta revelada através do projeto é a face do compromisso com um mundo melhor e sustentável, de uma Igreja e de organizações que se preocupam com o bem do mundo criado e amado por Deus”.

O livro faz parte de um grande projeto que reúne em parceria, além da FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana, diversas organizações missionárias, ONGs e outras instituições evangélicas, para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustável da AGENDA 2030 da ONU.

Em entrevista exclusiva, Barro, diretor acadêmico da FTSA e um dos organizadores do livro, conta como o projeto foi idealizado, mostra os caminhos que uniram as instituições parceiras e defende a importância de tratar o tema nos dias atuais.

Como surgiu a ideia do livro?

O propósito era que a própria FTSA, como uma IES (Instituição de Ensino Superior), não ficasse de fora da Agenda 2030, mas sim produzisse um material para encorajar comunidades, organizações e lideranças cristãs do Brasil por meio de uma reflexão bíblico-teológica-missiológica de cada ODS. Então, iniciei o projeto, envolvendo também nosso Corpo Docente.

Concomitantemente, e isso sem ligação com o projeto do livro, um grupo de líderes cristãos se reuniu em São Paulo, convocados pela Igreja Batista Água Branca em setembro de 2017, num encontro chamado Conversas Pastorais. Ali também se percebeu a necessidade de um alinhamento com a AGENDA 2030. Um dos desdobramentos desse encontro foi a reunião em Belo Horizonte na sede do ChildFund Brasil, com várias organizações representadas, no dia 23 de janeiro de 2018. André Lara Resende, da BAANKO foi convidado para conduzir um processo utilizando a metodologia CANVAS SOCIAL voltado para o Terceiro Setor. Ali surgiu a chamada COALIZÃO IGREJA & ODS, sendo constituído um Comitê representativo.

E foi neste encontro que apresentei ao grupo o projeto do livro que estava organizando pela FTSA. Houve uma reação positiva imediata de que a proposta do livro passasse a ser um projeto, não de exclusividade da FTSA, mas, da COALIZÃO IGREJA & ODS que ali estava nascendo. E foi exatamente isso que aconteceu!

Quanto tempo levou e como o livro foi produzido?

O livro também contou com a participação preciosa do professor da FTSA, Júlio Zabatiero e de e Welinton Pereira da Silva, Diretor Adjunto e de Advocacy da Visão Mundial. A ideia foi concebida em março de 2018 e o livro finalizado com a impressão em novembro. Um milagre! O grande desafio foi liderar uma equipe de 30 coautores, (sendo 13 mulheres e 17 homens) e 13 organizações, quanto ao cumprimento dos prazos e foco nas estruturas propostas para cada capítulo. Ao fim, todos ficamos extasiados com o “produto” final, trazendo encantamento e admiração por parte do CNODS.

Qual a ideia central do livro?

O livro “Porque Deus amou o mundo: Igreja & ODS” tem seu foco prioritário, mas não exclusivo, no eclesial, ou seja, nas comunidades, organizações e lideranças cristãs do Brasil. Isso justifica a própria estrutura que cada capítulo do livro recebeu, sendo: 1. O Significado do Objetivo; 2. Análise Crítica do Objetivo; 3. Perspectivas Bíblicas e Teológicas do Objetivo e 4. Desafios e Práxis Missionais. Objetiva-se aproximar as comunidades, organizações e lideranças cristãs do Brasil para um diálogo dinâmico e fecundo, visando uma participação consciente da AGENDA 2030, em busca de um mundo melhor para todos.

As comunidades, organizações e lideranças cristãs possuem uma longa e rica história no Brasil como construtoras e promotoras de uma sociedade mais justa e solidária. Escolas, faculdades, universidades, hospitais, creches, cuidado com as crianças, jovens e adolescentes, lares para idosos, programas e instituições para a recuperação de dependentes químicos, construção de poços artesianos, as capelanias (carcerária, hospitalar, escolar, militares), advocacy, ação social das mais variadas, assistência em tempos de catástrofe, cuidado do meio ambiente, alfabetização, barcos consultórios-hospitais nas regiões ribeirinhas e tantas outras. Certamente essa lista é muito grande e revela o quanto se interessam pelo bem-estar do nosso país e nosso povo.

Isso implica, necessariamente, reconhecer que comunidades, organizações e lideranças cristãs possuem uma ampla participação na esfera pública, contribuindo para a transformação de várias situações e realidades do Brasil. Se as mesmas não existissem, certamente o Brasil estaria muito pior e mais pobre.

As comunidades, organizações e lideranças cristãs possuem uma longa e rica história no Brasil como construtoras e promotoras de uma sociedade mais justa e solidária.

Qual a importância de tratar o tema ODS com a Igreja?

Esse livro surge na esperança de que, por meio das comunidades, organizações e lideranças cristãs, o Brasil venha a ser ainda melhor. Pela contribuição na participação responsável da AGENDA 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, como também por meio do Evangelho do Reino de Deus encarnado na pessoa e ministério de Jesus Cristo que, de modo impressionante, resumiu a práxis cristã: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Mt 12:30-32).

O mundo é objeto do amor de Deus. João escreveu “porque Deus amou o mundo” (Jo 3:16). É dever de todo cristão simplesmente amar o que Deus ama! E quem ama cuida, se importa e busca sua sustentabilidade, não apenas para si, mas também para aqueles que ainda virão. Deus não criou o mundo para que ele entrasse em colapso. Tudo o que criou tem Seu próprio veredito: “e viu Deus que era bom”!

“Porque Deus amou o mundo”, a ponto de sacrificar seu único Filho, Jesus Cristo, é que também nós, comunidades, organizações e lideranças cristãs, nos comprometemos a amar o que Ele ama: o mundo! Nosso compromisso é com um mundo justo, equitativo, solidário, inclusivo e sustentável. Nesse sentido, entendemos que os 17 ODS são expressões de cuidado e a Bíblia tem princípios a oferecer a todos. Em alguns deles, e vou dar um exemplo: sobre a Erradicação da Pobreza (ODS 1), é notório a existência de um tratamento extensivo e sistemático na Bíblia para que tal injustiça seja eliminada da terra.

Fale um pouco sobre o lançamento em Brasília:

O Brasil conta com a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), criada por meio do DECRETO Nº 8.892, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016. A aproximação com a Comissão se deu, especialmente por meio da intermediação de Clarice Ziller, da Visão Mundial e, essa ponte, culminou com o lançamento do livro em Brasília, no Palácio do Planalto, no dia 12 dezembro. O evento marcou significativamente o projeto e ali, expressamos o desejo de parceria com o CNODS para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustável da AGENDA 2030 da ONU.

Qual a sua mensagem final para o leitor que busca não apenas conhecer, mas se envolver com os ODS?

Nosso desejo é que o material seja um instrumento para que sua mente (conscientização) mova suas pernas (movimento) para que suas mãos (ações), quer seja em nível pessoal ou coletivo, lute para que ninguém seja deixado para trás porque queremos e buscamos um mundo melhor para nós e nossos semelhantes, nosso meio ambiente, garantindo que os que ainda virão recebam de nós um legado que é fruto da nossa responsabilidade expressada pelo compromisso que tivemos com o desenvolvimento sustentável.

Que Deus se agrade dessa nossa iniciativa! Que o mundo se beneficie! Que a futuras gerações sejam abençoadas pelo fruto da nossa responsabilidade com a sustentabilidade do nosso planeta!

Jorge H. Barro é doutor em Teologia pelo Fuller Theological Seminary (Pasadena. Califórnia – USA). Fundador e professor da Faculdade Teológica Sul Americana de Londrina, avaliador do MEC para Teologia e autor de vários livros.


¹  Coalização Igreja & ODS é constituída por: Aliança Evangélica, FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana, Sepal - Servindo aos pastores e líderes, Tearfund, ChildFund, Visão Mundial, Rocha International Conservation and Hope, Rede Miqueias, RENAS - Rede Evangélica Nacional de Ação Social, CADI - Centro de Assistência e Dsenvolvimento Integral, Exérito de Salvação, Ibab - Igreja Batista da Água Branca e Igreja Batista da Redenção.
²  Editora Descoberta com sede em Londrina. Acesse para aquisiçaõ do livro >>

Leia também:
FTSA, Teologia e ODS, tudo a ver!