fbpx
 
 

Muita gente gostaria de dar continuidade nos estudos, fazendo uma graduação ou especialização, mas, acaba esbarrando numa dificuldade: NÃO ter o ensino médio completo. Se este é o seu caso, saiba que há uma maneira rápida e tranquila de conseguir o seu certificado de conclusão oferecido pelo Ministério da Educação.

 Nós reunimos aqui as principais informações que podem sanar suas dúvidas sobre o processo. Confira a seguir como realizar o ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.


O QUE É O ENCCEJA?

É um exame utilizado como possibilidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo ENCCEJA.

QUEM PODE FAZER O EXAME?

A prova é aberta a todos os que quiserem buscar certificação, independentemente de terem frequentado a escola algum dia ou não. Pessoas residentes no Brasil ou no exterior, com idade mínima exigida de 18 anos completos para o ENCCEJA ensino médio.

Todos aqueles que tenham realizado o ENCCEJA Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação, poderão inscrever-se novamente no Exame para eliminação do componente curricular desejado.

QUANTO TEMPO PARA CONCLUIR O EXAME?

A prova para conclusão do ensino médio possibilita ao estudante conquistar a sua certificação em apenas um dia (dia da prova). O tempo de estudo e preparo para a prova depende do rendimento do próprio estudante.

O exame é aplicado uma única vez no ano e só possibilita ao candidato se inscrever para obter uma certificação em cada edição. É necessário ter o ensino fundamental completo.

COMO POSSO ESTUDAR PARA A PROVA?

O INEP oferece gratuitamente as apostilas para estudo no site do instituto. Elas podem ser acessadas para download aqui >> 

NO QUE CONSISTE A PROVA FINAL?

A prova ENCCEJA possui quatro cadernos, com 30 questões cada referentes às seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

QUAL A NOTA EXIGIDA PARA A CERTIFICAÇÃO?

Para conseguir o certificado é necessário que o candidato alcance o mínimo de 100 pontos (ou seja, acertar o mínimo de 10 em 30 questões) nas provas objetivas e 05 pontos na redação.

QUANTO CUSTA?

O exame é totalmente gratuito e não exige nenhum tipo pagamento no ato da inscrição ou qualquer outra taxa de participação.

COMO ME INSCREVER?

A inscrição do participante deve ser realizada no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja, conforme calendário divulgado pelo INEP. Para realizar a inscrição, o participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data nascimento.

Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. 

ONDE POSSO FAZER AS PROVAS?

O ENCCEJA Nacional é aplicado em todos os Estados e no Distrito Federal. O local de prova do participante é informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no site oficial.


Acesse mais perguntas frequentes>> 

Fonte: INEP, Ministério da Educação