fbpx
 
 

André Luiz Borges*, tutor online na FTSA, é um dos organizadores do livro Agostinho de Hipona em Diálogo que será lançado em setembro no II Simpósio de Filosofia Antiga e Medieval da UEL.

O livro é fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade Estadual de Londrina sob a orientação do professor, e também organizador, José Joaquim Pereira Melo. (Leia abaixo a apresentação da obra).

Com apoio da Especialização Filosofia Política e Jurídica (UEL), Departamento de Filosofia (UEL) e Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), o evento no dia 17/09 terá na sua programação diária a realização de minicursos e sessões de comunicação (8h às 17h), apresentação de um recital de violão clássico com a violonista Maria Eduarda Mazula (18h30), mesa redonda com especialistas que abordarão a temática do livro (19h30) e o coquetel de lançamento da obra (20h40).

Para saber mais e se inscrever no evento acesse o site oficial>>

 

Apresentação do livro Agostinho de Hipona em Diálogo (Prefácio de Pedro Paulo A. Funari)

livro AndreA perenidade de Agostinho está bem clara neste volume. A religiosidade, a linguagem, o mal, a vida interior (ou subjetividade), os limites da liberdade humana (e o papel, ou não, do inevitável), as potencialidades do autoconhecimento são alguns dos aspectos explorados ao longo desta obra. Agostinho continua relevante no século XXI por tantos motivos, muitos dos quais são tratados neste livro, cuja leitura agrada e ilumina, instila o espírito para refletir e agir no mundo. Isso é tanto mais importante nos dias atuais.

Alguns defendem concepções tradicionalistas, conservadoras e reacionárias baseadas não no conhecimento, de primeira mão, derivado da leitura dos autores originais, como Agostinho, mas são mistificadores, sem frequentação dos clássicos, antigos ou modernos. Este livro mostra como o domínio do repertório não precisa levar à reação, à exploração e à aceitação das iniquidades, mas pode sempre servir para refletir, de maneira mais profunda, sobre o mundo e para transformá-lo. Nada mais importante nos dias de hoje. Agostinho pode contribuir para isso e este livro mostra isso. 

 

 *André Luiz Borges é graduando em Filosofia (UEL), possui Graduação em Teologia (FTSA), Pós em Filosofia Moderna e Contemporânea (UEL), Pós em Pedagogia (INESUL), Mestrado em Educação (UEL) e Doutorando em Educação (UEM).