fbpx
 
 

A FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana é uma das 150 instituições educacionais retratadas na obra inédita que será lançada em janeiro, o Dicionário Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil - Instituições Educacionais (Editora Mackenzie).

O livro, escrito por 90 reitores e historiadores, entre eles o nosso professor Dr. Wander de Lara Proença, relata a história de instituições que exercem influência e contribuem com o avanço da educação no Brasil, um marco na trajetória do protestantismo brasileiro.

Desde a pesquisa até a impressão final, a enciclopédia levou quatro anos para ser produzida e, foi acompanhada de perto pelos organizadores: Alderi Souza de Matos, Lídice Meyer Pinto Ribeiro e Marcel Mendes. Com as instituições organizadas em ordem alfabética, o livro já é considerado um riquíssimo material para a pesquisa acadêmica.

Para o Prof. Wander, a publicação do Dicionário Enciclopédico é muito bem-vinda por revelar uma face importante das contribuições do protestantismo ao país. “Desde seu surgimento no século XVI, a Reforma fez da educação um serviço ao reino de Deus. Ao se inserir no Brasil, no século XIX, presbiterianos, batistas, metodistas e também adventistas, encontraram uma realidade com mais de 80% da população constituída de analfabetos. Assim, ao lado dos missionários, chegaram ao país muitos educadores e pedagogos com a missão de fazer de cada templo também uma escola. Desse modo, espalharam-se pelo país inúmeras escolas, que depois se transformaram em faculdades e universidades”, explica.

Sobre a participação da Sul Americana no livro, Proença reforça que a FTSA é uma das instituições que merece ser destacada pelo trabalho sério desenvolvido e o legado que vem sendo construído ao longo dos seus 25 anos. “É para nós, um reconhecimento importante do papel que a FTSA desempenha no campo da educação teológica, inclusive com reconhecimento junto ao Ministério da Educação, com notas muito expressivas no reconhecimento de seus cursos. Nesse tempo, a instituição já graduou milhares de estudantes, que representam mais de 30 denominações no plural cenário religioso brasileiro. Muitos egressos que atuam nas mais diferentes regiões do país, além da América Latina e África. Esses aspectos e outros dados históricos serão disponibilizados para conhecimento do grande público por meio desta obra”.

O lançamento será no dia 31 de janeiro de 2020 às 11h30, no auditório Ruy Barbosa em São Paulo. Assim, em breve estará disponível para venda pela Editora Mackenzie.