fbpx
 
 

O coronavírus colocou o mundo em alerta e dentro de casa. Eventos foram cancelados e aulas presenciais foram suspensas. Segundo dados recentes, quase 1 bilhão de alunos estão afastados de escolas e universidades em mais de 100 países. Diversas organizações se mobilizam para oferecer soluções de educação virtual. A UNESCO está monitorando e já divulgou links de aplicativos e plataformas para acessar em casa.

No Brasil e em Londrina não está sendo diferente, por motivos de prevenção e cuidado nossos estudantes estão sendo orientados quanto ao isolamento social. Em razão disso, as instituições de ensino superior (IES) estão buscando alternativas para repor as aulas canceladas e ofertar as disciplinas presenciais via online. O MEC publicou, em 17 de março, a Portaria nº 343 que autoriza, por um prazo determinado, o uso de tecnologias digitais para a substituição temporária das aulas presenciais. O prazo pode ser prorrogado pelo Ministério da Saúde, se houver necessidade.

Na FTSA, além do Comunicado Oficial sobre o Coronavírus, nossos alunos(as) do curso de Teologia Presencial já foram informados sobre como funcionará o calendário de aulas nos próximos dias até que a situação se normalize. Nesta semana, do dia 17 a 20 de março, as aulas presenciais estão suspensas e, na sequência, os professores farão a ministração das aulas pela internet.

Quanto ao curso de Teologia Online, as aulas e atividades prosseguem normalmente, ou seja, nada mudou. Leituras e trabalhos devem ser acessados e entregues de forma habitual. Os tutores, embora trabalhando em home office, continuam à disposição dos estudantes.

É importante que o aluno(a), seja do curso presencial ou online, mantenha a calma e se organize durante estes dias de grandes mudanças na rotina pessoal e profissional. Aproveite o tempo e as vantagens da educação a distância para continuar estudando e aumentando o conhecimento.

Nós preparamos algumas dicas que podem ajudar neste processo, confira:

1) Organização. É muito fácil ficar disperso em casa, afinal tem a TV, os filhos, o cachorro, o celular... Organize seu espaço, organize o seu tempo para cada atividade, de forma que os estudos não sejam colocados de lado.

2) Disciplina. Não basta estabelecer critérios para trabalhar em casa, estudar, cuidar da casa... É preciso cumprir as regras que você mesmo estabeleceu e, isso exige disciplina. Informe a família e peça ajuda para que tudo corra de forma harmoniosa.

3) Paciência. O momento é de tensão. Muitos estão ansiosos, com medo, por conta da rápida disseminação do coronavírus. Compromissos importantes estão sendo cancelados, igrejas estão suspendendo as atividades. Sem contar, que muitas vezes a própria tecnologia também nos deixa na mão. Por isso, é um tempo que exige paciência e compreensão. Seja resiliente e espalhe solidariedade ao seu redor.

4) Aprendizado. Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado, mas, precisamos estar abertos a novos conhecimentos. Aproveite este tempo em casa, para aprender novas ferramentas, para complementar as atividades extracurriculares (exigidas pela graduação). Há vários cursos online e gratuitos que podem contribuir com o seu crescimento. Confira algumas sugestões abaixo.

5) Informação. A informação é uma arma poderosa na prevenção do vírus. Precisamos ter bom senso para evitar a contaminação, como também evitar um colapso ainda maior na saúde do Brasil. Não compartilhe fake news, cheque a notícia antes. Vamos usar toda a informação a nosso favor.

Confira alguns links com ótimas sugestões de cursos onlines:

- Cursos na FGV>>

- Cursos Sebrae>>

- Cursos Brasil Mais Digital>>

- CBSI Cursos de Informática Gratuitos>>

- Prime Cursos Online>>

- Instituto REDE>>

- Cursos Livres da FTSA>>