https://ftsa.edu.br/home/images/slide-enade-2018.jpg
 
 

O QUE É O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Para o curso de Teologia o primeiro exame foi realizado no ano 2015.
As informações a seguir foram extraídas do site oficial do Enade: http://portal.inep.gov.br/enade

 

OBJETIVOS DO ENADE

1. O Enade aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

2. Os resultados dos estudantes no Enade servirão para a produção de informações subsidiárias às ações com vistas à indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

3. Os resultados do Enade são utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

 

PARA QUAIS CURSOS É APLICADO

Conforme Portaria MEC nº 501, de 25 de maio de 2018, o Enade 2018 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:
I. Áreas relativas ao grau de bacharel – Como Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Teologia e outros.
II. Áreas relativas ao grau de tecnólogo – Como Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e outros.

 

QUAIS ALUNOS SÃO INSCRITOS NO ENADE

Deverão ser inscritos no Enade 2018 os estudantes ingressantes e os concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação previstas no item 4.1 do Edital, que atendam aos critérios de habilitação.

 

Veja se seu nome consta na lista 

 

QUAIS ALUNOS SÃO HABILITADOS AO EXAME

Estudantes Concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

 

QUEM É RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO DO ALUNO NO ENADE

O estudante habilitado para o Enade 2018 deverá ser inscrito pela Instituição de Ensino Superior, independentemente de haver registro de sua participação em edições anteriores.

 

EM CASO DE DUPLA GRADUAÇÃO:

Caso tenha sido enquadrado para o exame 2018, em ambos os cursos, o estudante deverá escolher o curso para participação no Exame. O prazo para escolha é : Das 10h do dia 04/09/2018 às 23h59 do dia 10/09/2018, horário de Brasília, DF

 

O ESTUDANTE QUE JÁ REALIZOU O EXAME EM OUTRO CURSO DEVERÁ FAZER A PROVA NOVAMENTE?

Sim. Uma vez que o estudante atendeu aos requisitos deverá ser inscrito pela IES e realizar a prova.

 

NO QUE CONSISTE A PROVA

• A prova do Enade 2018 terá, no componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Confira o arquivo oficial - http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_n444_30052018_formacao_geral_enade2018.pdf

• A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos.

• As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

• A prova do Enade 2018 terá, no componente específico de cada área de avaliação, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
Confira o arquivo oficial - http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_n462_30052018_teologia_enade2018.pdf

 

É DE RESPONSABILIDADE DO DISCENTE

• Preencher o Questionário do Estudante
O Questionário do Estudante 2018 deve ser preenchido no período de 3 de setembro a 21 de novembro de 2018, no Sistema de Cadastro do Estudante. Acesse o link oficial - http://enade.inep.gov.br/enade/#!/cadastrarEstudante

• Comparecer à prova
A partir do dia 9 de novembro, o concluinte habilitado a participar do Enade 2018 poderá acessar a informação sobre seu local de prova após o preenchimento do Questionário, quando será permitida a impressão do Cartão de Informações do Estudante. O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

 

O ALUNO INSCRITO COMO CONCLUINTE É OBRIGADO A REALIZAR A PROVA?

Sim.
O não cumprimento das formalidades de identificação e de registro de presença do estudante no Exame configura situação de irregularidade perante o Enade 2018.

 

O ALUNO IRREGULAR NO ENADE PODE COLAR GRAU?

Não.
A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

 

CASO O ALUNO AUSENTE DA PROVA E ENVIE A JUSTIFICATIVA FICARÁ DISPENSADO E REGULAR JUNTO AO ENADE??

A dispensa e regularização será efetivada somente após o INEP deferir a justificativa encaminhada. Caso o INEP indeferir a justificativa apresentada pelo estudante ficará na situação irregular.

 

CRITÉRIOS PARA DEFERIMENTO DE DISPENSA DE PROVA

• Caberá exclusivamente ao estudante em situação irregular apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for decorrente de ocorrências de ordem pessoal (acidentes, assalto, casamento, luto, saúde, licença maternidade e outros) ou de compromissos profissionais (trabalho).

• As IES não poderão apresentar solicitações de dispensa decorrentes dos motivos de ausência dispostos no item 20.2.1 do Edital.
Atenção: O Estudante com dispensa da prova do Enade deferida terá regularidade perante o Exame somente se tiver finalizado o preenchimento do Questionário do Estudante no período previsto em edital.
Anexo III - http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2018/edital_n40_de_19062018_enade_2018.pdf

 

DATA DO EXAME
O exame será aplicado no dia 2 5 / 11 / 2 0 1 8, com abertura dos portões às 12 horas e fechamento às 13h.
Início da prova 13h30 - Término da prova 17h30
*Horário de Brasília-DF

LOCAL DA PROVA
O local de realização da prova será divulgado no Sistema Enade em 9 de novembro de 2018, disponível no portal do INEP no endereço http://enade.inep.gov.br
Obs.: É de responsabilidade do estudante verificá-lo.

 

NO DIA DA PROVA QUAIS DOCUMENTOS SERÃO ACEITOS?

É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização da prova. Consideram-se documentos válidos para a identificação do estudante:
• Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
• Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
• Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal, por força dos arts. 21 e 22 da Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
• Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
• Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
• Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei tenha validade como Documento de Identidade;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
• Certificado de Dispensa de Incorporação;
• Certificado de Reservista;
• Passaporte;
• Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
• Identidade Funcional, em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

 

CRONOGRAMA GERAL

Confira as principais datas do Enade 2018
•    25 de junho a 6 de julho de 2018– Verificação de acesso ao Sistema Enade
•    2 de julho a 12 de agosto – Enquadramento dos Cursos / Inscrições dos Estudantes Ingressantes e Concluintes Habilitados
•    13 a 31 de agosto – Retificação de Enquadramento e de Inscrições
•    14 de agosto a 21 de novembro – Cadastro dos Estudantes Concluintes
•    14 de agosto a 3 de setembro – Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico
•    3 de setembro a 21 de novembro – Preenchimento do Questionário do Estudante
•    4 a 10 de setembro – Solicitação de Atendimento por Nome Social / Indicação do curso pelo Estudante de Dupla Graduação
•    9 de novembro – Divulgação dos Locais de Prova
•    25 de novembro – Aplicação do Exame
•    26 de novembro a 7 de dezembro – Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso
•    2 de janeiro de 2019 – Divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular / Declaração de responsabilidade da IES
•    2 a 31 de janeiro – Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa do Estudante / IES
•    2 de janeiro a 1 de fevereiro – Análise e deliberação, pelas IES, das solicitações de dispensa registradas pelos estudantes
•    2 de janeiro a 3 de fevereiro – Análise e deliberação, pelo Inep, das solicitações de dispensa registradas pelas IES
•    4 a 22 de fevereiro – Interposição de recurso relacionado a solicitações de dispensa por iniciativa do estudante e indeferidas pela IES / Interposição de recurso relacionado a de dispensa por iniciativa da IES e indeferidas pelo Inep
•    A partir de 30 de agosto de 2019 – Divulgação dos resultados.

 

REGULAMENTO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2018
PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_enade_2018_retificada.pdf

Retificação da Portaria nº 501, de 25 de maio de 2018
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/retificacao_portaria_mec_n501-25052018.pdf

Edital que institui as Diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enade 2018
EDITAL Nº 40, DE 19 DE JUNHO DE 2018
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2018/edital_n40_de_19062018_enade_2018.pdf


Mais informações INEP: http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao13