fbpx
 
 

2016Sonia 130x130Ela enfrentou o câncer enquanto estudava e por isso não conseguiu concluir a pós-graduação, mas, não desistiu e voltou três anos depois (em 2016), finalizando a sua especialização com um TCC de alta qualidade. Confira o seu testemunho:

Meu nome é Sônia Christina Sales de Carvalho.
Após anos longe da vida acadêmica e acreditando num chamado de Deus, ingressei na Pós-Graduação em Aconselhamento e Cuidado Pastoral na Faculdade Teológica Sul Americana, sem ter, naquela ocasião, a verdadeira dimensão daquilo que, de fato, mudaria por completo a minha vida.

 

Ao longo do curso, fui surpreendida com um diagnóstico de câncer de mama o que, aparentemente, iria interromper a realização de um sonho que mal começava a se realizar. Mas, Deus, de forma graciosa, ministrou profundamente ao meu coração, exatamente no módulo que antecedeu o meu tratamento, através da Professora Roseli Oliveira que, com ternura e muito amor, entre outros tópicos importantes, nos apresentou o seu projeto acerca do Cuidado ao Cuidador.

Aquele tema, então, ecoou nos meus ouvidos, com ressonâncias pessoais e familiares, inclusive, e de tal forma, que passei a me aprofundar em relação ao mesmo. Mal sabia eu que a partir de então trilharia por um novo caminho e, mesmo sendo cuidada naquele momento, o meu coração já estava sendo trabalhado pelo Cuidador por excelência, para me transformar numa cuidadora.

Após o tratamento, iniciei um projeto de cuidado junto aos líderes da Comunidade Presbiteriana de Aracaju e a partir de então passei a alçar voos nesse sentido. Além do citado projeto, desenvolvi uma oficina do cuidado denominada Ateliê do Cuidado: “A Arte de Cuidar de Si Mesmo”, que deu origem ao tema do meu TCC, e através desse trabalho tenho alcançado outras igrejas, instituições públicas e privadas e cumprido, assim, o meu papel junto à sociedade da minha cidade.

A Oficina do Cuidado tem como objetivo oportunizar os Líderes Cuidadores de Grupos Pequenos a se darem conta da importância do cuidado de si mesmos, nas áreas espiritual, emocional, física e intelectual, utilizando a arte como ferramenta, através de dinâmica de grupos, exposição de temas relacionados ao cuidado e a proposta de pequenas mudanças rumo aos “novos começos”.

Sou grata a Deus por ter “alargado as minhas fronteiras” e por ter me oportunizado um preparo melhor para servi-Lo de forma relevante. A minha gratidão também à Faculdade Teológica Sul Americana, um verdadeiro instrumento em Suas mãos nesse processo de capacitação em prol do crescimento do Reino de Deus.

*publicado em setembro/2016