fbpx
 
 

teo 01 130x130"Conheci a FTSA por volta de 2001 quando participei de uma palestra aberta ao público. Desde então desejei ingressar-me na instituição, mas como ainda não havia concluído o ensino médio, devido alguns equívocos cometidos no passado, minha inscrição foi sendo protelada. Em 2012, incentivado por amigos, consegui obter a conclusão do ensino médio através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e com isso o ingresso no curso de bacharel em teologia oferecido pela FTSA tornou-se uma realidade.

Desde então, tenho aprendido coisas que apenas no ambiente eclesiástico ou através de pesquisas pessoais jamais aprenderia. É claro que a quebra de paradigmas é inevitável e consequentemente certas crises interiores também. Isto ocorre devido a desconstrução de muitos conceitos que até então eram tidos como "doutrinas intocáveis".

Agora estou com uma perspectiva mais ampla a respeito do Reino de Deus e da integralidade da Missão. Aprendi a utilizar critérios de pesquisa, respeitar a história, contextualizar-me com o presente e acreditar no potencial teológico do povo latino-americano, além de conseguir dialogar com aqueles que possuem pensamentos diferentes aos meus.

Tais experiências também têm influenciando as pessoas que estão a minha volta, como familiares, amigos e irmãos da igreja que pastoreio. Parafraseando o título do livro do professor Jonathan Menezes, estou mais "humano, graças a Deus".¹

Recomendo a todos os cursos e parcerias oferecidos pela FTSA! "

José Antonio (Téo)

_______________
¹ MENEZES. Jonathan. Humanos, graças a Deus. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013. 220 p.

*publicado em jun/2014