mauricio 130x130Maurício Medina é professor de Português, pastor da Igreja Batista, graduado em Teologia pela FTSA. Atualmente se dedica a ensinar o idioma para estrangeiros residentes no Brasil, onde simula situações cotidianas e estimula os estudantes a falar o português.

As aulas fazem parte do projeto Construindo Pontes (em parceria com a Pastoral do Imigrante da Arquidiocese de Londrina) que tem como objetivo acolher e facilitar a vida e o trabalho de imigrantes e refugiados em Londrina.

Confira o seu depoimento a seguir:

_ Ingressei na FTSA em 2005 e cursei o Bacharelado em Teologia durante os quatro anos seguintes. Procurei o curso porque desejava adquirir um conhecimento mais contextualizado e aplicado à realidade social. O evangelho possui preceitos que podem modificar integralmente a realidade humana. Desde cedo estive envolvido com o trabalho eclesiástico, e por tradição religiosa experimentei convivência diária com os textos bíblicos.

Queria contar a outras pessoas o que havia descoberto nas páginas da Bíblia e como isso formou minha consciência sobre o mundo. Precisava estudar teologia, para compreender melhor tudo o que havia lido. As pessoas precisam de boas histórias para construir boas versões interpretativas da verdade que estão vivendo e para aprender a aplicar a fé que dizem que tem em sua realidade vivida. Queria atuar na interface entre a educação e a teologia, porque sempre acreditei no enriquecimento humano pela literatura sagrada. Queria falar aos outros da necessidade de transcender-se a si mesmo praticando a fé de maneira integral.

Como professor de Português como Língua Estrangeira (PLE), formado em outro país da América Latina, decidi ensinar português para imigrantes. No meio eclesial busco promover a leitura da Bíblia pelo o uso das ferramentas de análise literária. Assim desenvolvo um projeto de sensibilização do valor literário da Bíblia com recursos literários imagéticos para a promoção de discussões em redes, que creio serão uma das formas de linguagem de evangelização no futuro.

Mauricio de Oliveira Lima Medina

 

Quem tiver interesse em participar das aulas de língua portuguesa para estrangeiros deve procurar a Pastoral do Imigrante (Rua Dom Bosco, 145, fone 3371-3141 Londrin PR)