fbpx
 
 

Alan 130x130Graduado pela FTSA, ele descobriu a "Teologia para vida". Conheça a sua história de ensino e aprendizado.


Meu nome é Alan Macedo, atualmente sou pastor em Curitiba, mas, minha trajetória tem sido marcada pelo estudo da Teologia.

Eu sou neto de pastor, nasci nesse meio, e hoje são 16 pastores na família. Evidentemente, na adolescência houve a minha decisão, lendo um livro de economia do Max Weber - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Não há nada de grandioso na minha conversão e eu não tinha a menor pretensão do chamado. Me formei em Direito e Letras, trabalhei na área e só percebi a vocação durante a faculdade.

Sem dúvida, a teologia contribuiu na minha vida pessoal e ministerial. Mudou completamente minha jornada, me abriu possibilidades que nunca tinha imaginado. Não só de oportunidades ou de fatos, mas de compreensão e da minha relação com Deus e com o próximo.

Foi como aluno da FTSA que pude conhecer a força e profundidade da teologia, conectada com a prática pastoral e o cuidado com as pessoas. A minha experiência no curso foi a melhor possível, porque encontrei um ensino vivo e conectado com a realidade e com o dia-a-dia. 

Fiz o curso na modalidade online, em um momento em que houve grandes reformulações e a cada semestre eu via o empenho da instituição na melhora de conteúdo, de design, de acesso e de interação. Comecei com o intuito de ajudar melhor na igreja até que adotei o estudo da teologia como meta.

Foram duas especializações na área, mestrado e doutorado. Foi durante o curso na Fabapar que fui convidado a me tornar professor da casa. Em minha banca de dissertação, tornando-me mestre em teologia, recebi o convite para seguir os estudos para o doutorado em teologia na PUCPR. Cumprida a fase de aulas, recebi o convite de um segundo doutorado, dessa vez em Portugal, com a mesma linha de pesquisa.

Nesse caminho, minha atuação na igreja aumentou a tal ponto que a igreja pediu minha ordenação ao Ministério Pastoral. Hoje, sigo sendo pastor auxiliar na Igreja Batista de Bom Retiro, em Curitiba, e desenvolvo um trabalho de interação com as pessoas que acompanham nossos cultos online.

Alan Macedo Simões