fbpx
 
 

cleverson 130x130Meu nome é Cleverson Costa, tenho 46 anos, sou da cidade de Ladário-MS, casado há 24 anos com a Laura Costa, pai há dois anos e meio do Luiz Antônio (sou "pai do coração"), militar da Marinha do Brasil e estudante do Curso de Bacharel em Teologia pela FTSA.

Não existe tema melhor ao falar em Teologia do que adoção, uma vez que fomos adotados por meio da Graça para sermos filhos de Deus. O Senhor diz venha como está e nos ama com um amor incondicional, como um pai ama seu filho.

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1:12-13.

Pois,

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, Efésios 1:5.

Em 2017, mergulhamos no mundo da adoção; pudemos entender e apoiar esta tão importante e nobre causa. Foram anos de conhecimento e espera até a chegada do nosso filho. E hoje, experimentando esse amor, é uma alegria poder compartilhar com vocês um pouco da nossa experiência.

Processo de Adoção

No dia 25 de maio comemoramos o Dia Nacional da Adoção, a data foi escolhida oficialmente em 2002, em homenagem ao I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, realizado no mesmo dia em 1996. Desde então, diversas ações e campanhas são desenvolvidas com o intuito de desmistificar e incentivar a adoção, além de promover a naturalização do tema. Mas ainda, há muita gente que não sabe o que fazer e como prosseguir nesta jornada.

Qualquer pessoa maior de 18 anos de idade pode adotar, independentemente de sexo, estado civil ou classe social. Um ponto de fundamental importância é que a pessoa esteja certa da decisão de adotar e se prepare, pois quando você adota deve considerar as mudanças que acontecerão em sua família, com a chegada de mais um membro.

Decidido por adotar deve-se procurar à Vara da Infância e da Juventude da sua Região, onde o pretendente será orientado quanto a documentação necessária para dar entrada no pedido. Ao entregar a documentação o pedido será registrado e o pretendente receberá um protocolo para acompanhar o processo. Depois de algum tempo, o pretendente passará por uma avaliação técnica que compreende estudo social e psicológico e as orientações a respeito do curso preparatório obrigatório.

O curso preparatório tem como objetivo tirar dúvidas e orientar a respeito da adoção, entre outros assuntos. Após a conclusão o seu processo é remetido ao Ministério Público para ser apreciado e, depois é enviado ao Juiz para ser proferida a sentença, habilitando o pretendente a adoção. Assim, o pretendente está apto para adotar em todo território nacional.

Conhecimento aplicado

Estou no último ano do curso de Teologia da FTSA, e muito me tem ajudado, especialmente no trabalho de auxiliar famílias que estão em processo de formação e que precisam de orientação, acompanhamento e auxílio. Resolvi estudar Teologia para aprender mais da Palavra do Senhor, para ter mais conhecimento e desenvolver meu trabalho com mais qualidade e ajudar a minha igreja. E já estou aplicando o que aprendi.

É uma honra fazer parte da FTSA! Visitei o Campus da Faculdade uma vez e espero voltar. Uma pena estarmos atravessando esse momento tão complicado de pandemia, mas temos esperança em um futuro bem melhor.

Cleverson Costa