fbpx
 
 

Estima-se que mais de 240 milhões de pessoas vivam hoje fora da sua terra natal, cerca de três por cento da população mundial e outras 700 milhões que vivem deslocadas dentro do seu próprio país.

Pessoas que estão em movimento por causa da busca pelo trabalho, universidades ou por conta de catástrofes e guerras.

Estes foram alguns dos dados compartilhados durante o Congresso Diáspora: Alcançando Pessoas em Movimento, realizado pela Faculdade Teológica Sul Americana em outubro. “Muitos estão mudando de um lugar para outro em busca de algo novo. Alguns entendem que é Deus levando-os por causa do Evangelho”, disse John Baxter, Catalisador Internacional da Global Diáspora Network do Movimento Lausanne.

Baxter disse ainda que, segundo a ONU, calcula-se que haja 60 milhões de refugiados espalhados pelo planeta, metade deles são crianças e adolescentes. “A diáspora poderia ser uma nação; juntas essas pessoas formariam o quinto país mais populoso do mundo. Se somarmos as novas gerações que estão nascendo no meio da diáspora, falamos de quase 1 bilhão de pessoas. E os cientistas sociais acreditam que esta é uma tendência que vai crescer”, destacou.

Nas palestras e workshops, os preletores abordaram temas relevantes para a igreja acerca de missões em diáspora, trazendo reflexões sobre a realidade de Business as Mission, O Papel do Pastor no Ministério Diáspora, Preparo do Professional Indo Além-Mar, Como Alcançar Universitários Internacionais e suas Famílias e outros. Para o representante da Global Diáspora Network, quem trabalha com missões urbanas precisa levar em conta a diáspora. “O potencial da missão é muito grande. É necessário integrar a missão de diáspora com as missões tradicionais”.

John Baxter define a diáspora a partir de algumas características básicas. Primeiro, são pessoas que vivem fora da sua terra natal, mas, mantém uma conexão significativa de identidade sociocultural com seu país de origem. Vivem em dois mundos, a casa que deixou para trás e o novo lugar, e experimentam um senso de deslocamento, uma sensação de que não se encaixam. É nesta circunstância que os indivíduos em diáspora estão expostos ao Evangelho e abertos a ouvi-lo. “Para mim a diáspora é coisa de Deus. Ninguém pensaria algo assim, mover as pessoas pelo mundo e também mover os cristãos de forma que eles se encontrem”.

Durante o fórum que reuniu todos os preletores, os participantes puderam fazer perguntas e conhecer um pouco do cenário missiológico atual. “Foi um tempo muito proveitoso de despertamento para todos nós. Eu não tinha ideia do volume e importância da diáspora dentro da missão de Deus, embora eu tenha sido parte disso quando fui trabalhar e exercer missões fora do país”, testemunhou uma aluna da Graduação EAD.

Os congressistas conheceram também excelentes projetos, como o de Marcos Calixto que mantém o Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e Exterior (CAEBE), oferecendo um acolhimento para refugiados, e de Samuel Ewell que realiza missões urbanas entre presidiários em Birmingham (segunda maior cidade da Inglaterra). “Eu estou no meio da diáspora. Na escola de minha filha são faladas 40 línguas diferentes. Em nosso bairro está o segundo maior presídio do país. E neste contexto desenvolvemos nossa proposta missiológica. Não com a visão de plantar uma igreja, mas, ser uma igreja naquele local”, explicou Samuel.

Além de John Baxter, o congresso contou com a participação de líderes e missionários de várias agências brasileiras e profissionais com experiência internacional, como: Enoque Faria (MIAF), Eduardo Pellissier (SIM Brasil), Tim Dunn (SEPAL), Mark e Sally Sulc (professor da Universidade Estadual de Ohio), Dra. Carla Decotelli e Pr.Cláudio Mendes (profissionais em campo), Luiz Amaro (missionário na Ásia), Igor Shimura (missionário no Brasil), Igor Adrian (Missão Mais), e claro, Marcos Stier Calixto (CAEBE) e Samuel Ewell (missionário na Inglaterra).

Para manter contato com as agências missionárias, parceiras no Congresso Diáspora, disponibilizamos os links para você:
AMTB - www.amtb.org.br
CAEBE – Reportagem Folha
Martureo – www.martureo.com.br
MIAF – www.miaf.org.br
Missão Mais - www.maisnomundo.org
Sepal – www.sepal.org.br
SIM Brasil – www.simbrasil.org.br

Para ver fotos do evento visite nossa página oficial no Facebook.

 

Conheça os nossos cursos de Pós-graduação:

- Especialização em Missiologia - Sistema Modular Presencial

- Especialização em Missão Integral no Contexto Urbano - Ensino a Distância