Angola, Haiti, Síria e muitas outras nações se fazem presentes entre nós. São famílias inteiras de imigrantes e refugiados chegando ao Brasil com sonhos e expectativas de uma vida melhor. Em Londrina e região já se faz necessária uma ação da igreja para lidar com essa realidade, contudo, muitos líderes ainda não sabem por onde começar.

Para responder às dúvidas e oferecer uma compreensão bíblica e teológica sobre esse tema relevante dos dias atuais – imigrantes e refugiados em movimento – a Faculdade Teológica Sul Americana promove o Workshop “Igreja e Missão: Temas Contemporâneos”.

A teologia do estrangeiro no Antigo Testamento e as demandas contemporâneas dos migrantes em movimento será o foco da palestra com Prof. Dr. John Baxter que também supervisionará as atividades de campo com imigrantes e refugiados que vivem em Londrina e região, mediante pesquisa etnográfica. John Baxter é Promotor Internacional da Rede Diáspora Global, do Movimento Lausanne. Ele é um dos fundadores e atual diretor da ONG NextMove, que auxilia denominações e agências missionárias a desenvolverem ministérios com povos imigrantes. John e sua esposa, Jan, foram missionários nas Filipinas, com a missão Converge, onde atuaram nas áreas de plantação de igrejas e educação teológica. Foi professor de missões na Escola de Pós-Graduação em Teologia, na cidade de Cebu (Filipinas), desenvolvendo um programa de treinamento missionário para filipinos que foram atuar em vários países do Oriente Médio.

“O workshop permitirá uma visão prática de como reconhecer e integrar os grupos de imigrantes que estão chegando à sua cidade. Além dos aspectos demográficos simples, que fornecem o conhecimento da dinâmica populacional do grupo em questão; poderá indicar também como formar e como treinar equipes que procedam das igrejas locais e que promovam estratégias de integração para com a população imigrante. Organizar o envio de equipes das igrejas locais para as comunidades pode ser um importante mecanismo liberador para a superação do receio e do preconceito em relação ao estrangeiro”, explica Baxter.

PROGRAMA:
Participação gratuita - Carga horária: 10 horas
Sexta-feira (10) – das 19h30 às 22h30 – Palestra
Sábado (11) – das 8h30 às 10h00 - Treinamento
das 10h30 às 14 horas – Pesquisa Etnográfica com grupo de refugiados
das 14h00 às 16h00 – Debriefing com participantes da pesquisa

Para mais informações procure a Secretaria.