fbpx
 
 

Em 2018, a FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana adotou como princípio norteador o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” elaborado pela ONU, com o qual se comprometeram mais de 160 países para erradicar a pobreza e promover vida digna em todo o planeta.

Desde então, várias ações já foram realizadas pela FTSA para fortalecer esta visão. Entre elas, a Semana de Estudos que tratou sobre Teologia & ODS e o lançamento (no Palácio do Planalto) do livro IGREJA & ODS, organizado pelo professor Jorge Henrique Barro. “Não apenas queremos um mundo melhor, mas entendemos que devemos ser partícipes na sua construção. A educação, e no caso da FTSA a teológica, possui um papel social e conscientizador na preparação de homens e mulheres que podem ser agentes de transformação”, explicou o diretor acadêmico.

Neste ano, a FTSA se tornou parceira na promoção do EPEA - ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL realizado pela Universidade Estadual de Londrina. Na sua 17ª edição, que acontecerá em 15 a 17 de outubro de 2019, o evento abordará as seguintes sessões: “Com Ciência” nos 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental e Educação Ambiental no Mundo: Diferentes Realidades. Desde 2017, o EPEA assumiu caráter internacional, compondo em seu repertório um Colóquio Internacional de Educação Ambiental e um Fórum das Redes de Educação Ambiental do Paraná.

Conforme explica o coordenador do evento, o EPEA visa fortalecer redes de pesquisas e ações no campo da Educação Ambiental, “entendida como um processo permanente pelo qual se constrói valores, atitudes e hábitos necessários ao convívio social, na perspectiva de equilíbrio com os ambientes”, diz o Prof. Dr. João Antonio Cyrino Zequi, Pesquisador e Docente da UEL e Coordenador do XVII EPEA. A parceria com várias instituições (veja os nomes abaixo) prioriza a permuta de conhecimentos acerca da cultura, da ciência e da técnica, do comércio e das vivências em seus diferentes contextos e realidades.

Em sua ampla programação (com conferências, mesas de debates, apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências sociais e comunitárias, oficinas, minicursos e exposições diversas), o encontro pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre a sociedade e seu ambiente, na perspectiva de avaliação das políticas públicas. Remete aos assuntos tratados nos ODS, relacionados principalmente com a segurança alimentar e a agricultura, a saúde, a energia, a água e o saneamento, os padrões sustentáveis de produção e de consumo, a mudança do clima, as cidades sustentáveis, a proteção e o uso sustentável dos ecossistemas, o crescimento econômico inclusivo, a governança e os meios de implementação.

A inscrição para o XII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL pode ser feita até 04 de outubro (acesse aqui), já a submissão de trabalhos somente até 18 de agosto. Para mais informações veja também o site da UEL>>

Instituições parceiras na realização:
Secretaria do Meio Ambiente – PML
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Instituto Ambiental do Paraná – IAP
Núcleo Regional de Educação – NRE
Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais – ANPEA
Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – Campus Londrina
UNIMED Londrina - Cooperativa de Trabalho Médico – UNIMED
Cooperativa Agroindustrial - INTEGRADA
Fundo Estadual do Meio Ambiente do Paraná - FEMA
Fundo Municipal do Meio Ambiente de Londrina


Veja também:

FTSA, Teologia e ODS, tudo a ver!

Livro é lançado no Palácio do Planalto