fbpx
 
 

publicado em 16/03/2021

Em tempos de trágicas convulsões sociais a capa da rotina que reveste a vida apresenta rupturas através das quais profundas questões humanas podem sair à luz com nova intensidade.

Dentre as formas possíveis de expressão e articulação desses temas humanos temos a literatura. Em meio as muitas páginas que autoras e autores consagrados da literatura mundial nos legaram ressoam inúmeros gritos originários das mais diversas formas de sofrimento humano. Por que sofremos? O que fazer diante do sofrimento? Como reagir ao escandaloso sofrimento de inocentes? Quem pode ouvir o nosso sofrimento?

Pensando nisso, o Seminário Temático I de 2021 traz como título: Sofrimento e esperança: diálogos entre a teologia e a literatura. Para tanto escolhemos três obras para nossas reflexões: A peste, de Albert Camus, e mais duas obras bíblicas, as Lamentações de Jeremias e o livro de Jó. Estes textos aproximam-se de algumas dessas situações de profundas convulsões – tanto pessoais quanto sociais – que, a partir de diferentes lugares e situações, nos convidam a retornar mais uma vez sobre questões humanas que ressurgem com acentuada intensidade nesses momentos.

Prof. Jonathan Menezes

O Primeiro Seminário Temático de 2021 acontece nos dias 5 e 6 de abril, com estreia no canal do Youtube sempre a partir das 19h30.

O evento é gratuito, mas, os alunos e alunas da FTSA podem se inscrever para receber o certificado digital (inscrição encerrada)