fbpx
 
 

atualizado em 19/07/2021

Em julho, o Curso de Mestrado Profissional da FTSA promoverá o primeiro Simpósio com o propósito principal de reunir docentes e discentes do Mestrado para apresentação e discussão de suas pesquisas atuais. Para o Prof. Dr. Julio Zabatiero, o intercâmbio das pesquisas é importante para construir a própria identidade do Programa de Mestrado, como também reforçar que “mediante a pesquisa, novas portas se abrem para conhecer melhor o mundo contemporâneo e o papel das igrejas nesse mundo”, afirma.

O Mestrado Profissional em Teologia é um sonho antigo da FTSA que aos poucos vai ganhado sua importância na comunidade acadêmica e, de acordo com o coordenador, “é uma excelente oportunidade para as lideranças eclesiais - ordenadas e laicas - realizarem a sua formação permanente, por meio de um curso exigente, que demanda estudo, pesquisa e discernimento. Cremos que esse programa de pós-graduação será mais um instrumento nas mãos de Deus para a formação de lideranças”, reforça Zabatiero.

O I SIMPÓSIO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA DA FTSA - A Evangelização na Contemporaneidade, terá a apresentação de comunicações restrita à sua comunidade acadêmica, mas, alunos(as) de outros cursos da FTSA poderão participar como ouvintes da palestra de abertura. A programação será online, devido à pandemia.

 

PROGRAMAÇÃO:

Palestra de Abertura:  19/07 | 20h | Aberta no canal FTSA do Youtube

Tema: A metrópole digital: reflexões sobre a evangelização no presente/futuro urbano

Resumo: Vivemos numa “metrópole digital”, onde as relações humanas estão marcadas pela velocidade, pela lógica do espetáculo e do mercado. Os habitantes desta urbe digital são capazes de se expressar sobre os temas mais variados possíveis: direitos humanos, política, inclusão, gênero, ecologia, conflitos, educação, religião, fé. Tal realidade leva-nos à necessidade de estudar estas novas expressões de cidadania, capazes de colocar em relação conteúdos, ambientes, pertenças e instituições, porque não estão ainda claras as estratégias, os objetivos, as dinâmicas e a perspectivas que devem assumir a ação evangelizadora neste novo contexto vital. Objetivo de nossa conversa é propor linhas para a ação evangelizadora neste bios que é a metrópole comunicacional.

Palestrante: Prof. Dr. Abimar O. de Moraes - É doutor em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana de Roma, Professor Adjunto 2 da PUC-Rio onde desenvolve pesquisas na área de Teologia Pastoral, é Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia Ciências da Religião (ANPTECRE).

 Acessar no Youtube>>