fbpx
 
 

publicado em 19/08/2021

Cada tempo traz em seu bojo desafios que lhe são próprios. Neste momento ainda enfrentamos - em nosso corpo e em nossa alma coletivos - as consequências dessa epidemia mundial, que veio alterar a noção que tínhamos, por exemplo, de controle e segurança, ilusões que a modernidade nos legou e das quais temos dificuldade de nos libertar.

E enquanto somos golpeados pelo inimigo invisível (o vírus covid-19), percebemos que outros golpes, disferidos no terreno movediço do ideológico, do político e sua mistura com o religioso, intensificaram-se muitas vezes entre irmãos e gente da mesma família. Em tempos em que a solidariedade e a compaixão pedem passagem, o ódio e a cólera parecem transitar sem precisar pagar pedágio; circulam tão gratuitamente quanto o próprio ar. Ar que, por isso, se encontra cada vez mais rarefeito no campo das relações sociais, especialmente entre pessoas de grupos, raças e gêneros diferentes.

Mas é precisamente nesses momentos, como notou Gabriel Garcia Marques, quando estamos mais conscientes das adversidades e de nossa necessidade resistência sábia e, quem sabe, terna a elas, é que também podemos "amar melhor, sem pressa ou excesso". À luz dessa necessidade é que, neste terceiro Seminário Temático de 2021, queremos falar de "ternura em tempos de cólera", a partir de um olhar para o que mulheres, através de seu talento, força, graça e luta histórica, podem nos ensinar a respeito.

Como de costume, serão dois dias de seminário com palestras por professores/as da FTSA: no primeiro dia, os professores Cezar e Jonathan farão um mergulho nos escritos de Etty Hillesum, uma jovem judia que escreveu inspiradores diários durante o período de ocupação alemã em Amsterdam, datando de 1941-1943. Já no segundo dia, as professoras Cleusa e Vanessa irão se debruçar sobre a vida, a luta e o pensamento da freira e teóloga feminista brasileira Ivone Gebara. Tanto Etty, na Holanda de meados do século passado, quanto Ivone, viva e ativa no Brasil deste século, são exemplos, na literatura e na teologia, de luta e resistência contra a perseguição e o ódio, pela dignidade e pelos direitos da mulher e de todo ser humano.

Esperamos que você possa ser inspirado/a por elas.

Prof. Jonathan Menezes

 

Seminário Temático 3 - Dias 30 e 31/08/2021 a partir das 19h30

Transmissão Ao Vivo pelo canal do Youtube da FTSA>>

Para receber o certificado de participação, inscreva-se aqui>>