fbpx
 
 

De acordo com as exigências do MEC, o estudante da Graduação em Teologia da FTSA, além de 200 horas de estágio curricular obrigatório, realizadas no último ano letivo, deve cumprir mais horas de Atividades Complementares: Presencial - 200 horas, Online 300 horas.

Neste artigo, oferecemos algumas dicas de como realizar estas atividades e sugerimos uma lista de cursos online que podem ajudar a complementar esta carga horária.

O coordenador de graduação presencial da Faculdade Teológica Sul Americana, Wander de Lara Proença, explica que “tais atividades visam proporcionar ao discente oportunidades de ações práticas pertinentes à sua formação extra sala de aula, integralizando assim mais eficazmente teoria e prática”.
As atividades complementares são de livre escolha do estudante, mas, devem atender aos objetivos de “possibilitar reconhecer e testar habilidades, conhecimentos e competências, inclusive fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes”. Importante lembrar que o estudante não conclui o curso sem a realização das horas de estágio e horas de atividades complementares.

As horas são contabilizadas a partir do ingresso do aluno(a) no curso e podem variar entre atividades de pesquisa, ensino e extensão. Contudo, precisam estar devidamente documentadas e relatadas  junto à Secretaria Acadêmica (com cópias de certificados, declarações do pastor ou outro líder da igreja, em que constem carga horária desenvolvida e assinatura do responsável).

Confira as dicas de atividades enviadas pelo professor Wander.

Quais atividades complementares podem ser desenvolvidas?

Diversas, como por exemplo:
a) Participação em atividades das igrejas (participação em congressos, escolas, eventos social ou cultural, treinamento de líderes, viagens missionárias etc.);

b) Participação em atividades acadêmicas na FTSA ou em outras Instituições de ensino superior (iniciação científica, participação e auxílio na organização de palestras, congressos e outros eventos de cunho religioso ou social, realização de cursos de extensão em Teologia ou áreas afins etc.).

c) Participação em cursos de curta duração, com o objetivo de atualização na área ou áreas a fins (como informática, idiomas, oficinas, etc.). Confira a dica de cursos online.

Para mais informações, o estudante da FTSA deve recorrer aos tutoriais disponíveis no Portal do Aluno ou no AVA -Ambiente Virtual de Aprendizagem com orientações e informações específicas sobre Atividades Complementares.

Dicas de Cursos
eduK – Portal com centenas de cursos online em diversos segmentos com valores acessíveis.
Teoeduca – Cursos na área de capacitação ministerial, psicologia e outros, são mais de 30 cursos EAD.
Saberes – Senado Federal - Gratuitos, com certificação e abertos a toda população, são mais de 30 cursos EAD disponíveis na plataforma de educação.
FGV Online – Oferece cursos online, inclusive gratuitos. (verifique informações sobre a emissão de certificado). 
Dentre outros sites com cursos que fornecem certificação.

Assessoria de Comunicação