fbpx
 
 

Há exatos 20 anos, a primeira turma de formandos recebia na FTSA (na época ainda Seminário Teológico Sul Americano) o tão esperado certificado de conclusão do curso de Teologia. Era a realização de um sonho para muitos deles e para os fundadores, professores e colaboradores que acreditaram que era possível construir uma escola teológica direcionada às necessidades das igrejas brasileiras e latino-americanas.

 

Cada nova turma que recebemos aqui na FTSA é especial! Especial por que chegam com suas diversidades denominacionais, com muitas expectativas sobre o curso e suas carreiras futuras e com suas características pessoais que contribuem para o processo de convivência durante o curso. Mas, a primeira turma de Teologia Presencial ganhou um destaque em nossa história.

O que a turma de 1997 tem de especial? Em primeiro lugar por ser a primeira turma de estudantes do Seminário Teológico Sul Americano, hoje Faculdade Teológica Sul Americana. Eles acompanharam nossos primeiros passos como escola e vivenciaram quatro anos de um processo de nascimento e crescimento de uma escola teológica. Eles acreditaram no projeto de educação teológica que lhes foram apresentados.

Em segundo lugar, pelas características de cada um deles. Gente alegre, divertida, disposta aos estudos e aos projetos complementares da formação teológico-pastoral. Eles encaravam situações diversas e adversas como aconteceu nas viagens missionárias ao Uruguai, Canadá, Ilhas do Litoral Paranaense, entre outros. Com isso, expressavam o amor a Deus, através do compromisso e envolvimento com a missão, com a oração, adoração e louvor.

Em terceiro lugar, por terem desenvolvimento um espírito comunitário e solidário. Estavam sempre juntos, nas reuniões de oração ou nos churrascos e jantares. Eram prestativos e solidários uns aos outros e por isso, desenvolveram uma amizade fraterna muito forte. A convivência e comunhão desta turma foram estendidas aos colaboradores do STSA. Professores, funcionários e alunos estavam sempre juntos celebrando a vida e a amizade. Nesta forma de viver, comer um churrasco e estar na sala de aula, tinham o mesmo significado, trabalho e prazer.

Para celebrar os 20 anos da formatura dessa turma, a FTSA marcou um encontro com os graduados de 1997 para o próximo dia 17 de fevereiro. Muitos deles não se veem há muito tempo, alguns estão morando em outros países, outros, infelizmente, não poderão vir desta vez, contudo o sentimento é de alegria e expectativa.

Podemos perceber, pelas conversas no grupo de bate papo do Facebook, que eles estão muito animados para esse reencontro. Já relembram as brincadeiras, falam sobre as viagens, comentam sobre os professores e tantas outras coisas que marcaram a convivência de todos durante os quatro anos no curso presencial.

Sejam bem-vindos Turma de Graduados de 1997. Chegou a hora de "matar a saudade”, tempo para um novo abraço, de contar histórias, de ver-nos um poucos mais experientes e de celebrar a Deus, a quem devotamos gratidão, honra, glória e majestade!

Prof. Luís Gonçalo Silvério