fbpx
 
 

Nenhuma instituição, que em nosso caso é no campo da educação teológica, nasce em um vazio e sem referências que determinam sua identidade. Toda identidade equivale a uma forma de ser, dizer e fazer. Como afirma Manuel Castells:

A Identidade é um processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(ais) prevalece(m) sobre outras fontes de significados. Para um determinado indivíduo ou ainda um ator coletivo, pode haver identidades múltiplas. (Castells, 2008, p. 22)

Publicamos um documento com a finalidade refletir sobre esse processo de construção de significado ou seu conjunto de atributos geradores da identidade histórica da FTSA ao longo de sua história. As características identitárias destacadas são fruto de um trabalho coletivo dos atores da FTSA no campo da educação teológica, de modo global, mas com maior incidência na América Latina.

Desde seu nascimento, a FTSA, por meio de suas lideranças, sempre esteve e continua presente em congressos de expressão no campo da educação teológica, como os dos movimentos de Lausanne, ICETE, os CLADES na América Latina, os inúmeros congressos brasileiros, em especial o CBE I e II, as consultas teológicas da ASTE, AETAL, Fraternidade Teológica Latino Americana, setor Brasil, e tantas outras.

Esse processo de escuta, de observação participante, de permanente diálogo e reflexões foi dando à FTSA cores e sabores para que ela discernisse os elementos formadores e geradores de sua identidade enquanto uma instituição de educação teológica situada no Brasil, em meio às culturas latino-americanas, buscando em Deus fazer a diferença ser e fiel à sua vocação.

Assim, as cinco características da identidade teológica da FTSA são: Bíblica, Contextual, Ministerial, Missional e Transformadora.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo sobre a Identidade da FTSA>>