fbpx

De acordo com as exigências do MEC, o estudante da Graduação em Teologia da FTSA, além de 200 horas de estágio curricular obrigatório, realizadas no último ano letivo, deve cumprir mais horas de Atividades Complementares.

Neste artigo, oferecemos algumas dicas de como realizar estas atividades e sugerimos uma lista de cursos online que podem ajudar a complementar esta carga horária.

Segundo a coordenação de graduação presencial da Faculdade Teológica Sul Americana, as atividades "visam proporcionar ao discente oportunidades de ações práticas pertinentes à sua formação extra sala de aula, integralizando assim mais eficazmente teoria e prática”, explica Prof. Wander de Lara Proença. São necessárias as seguintes horas de atividades com certificação: 200 horas para estudantes do Curso Presencial e para Curso Online a partir de 2019, 300 horas para Curso Online anteriores a 2019.

As atividades complementares são de livre escolha do estudante, mas, devem atender aos objetivos de “possibilitar reconhecer e testar habilidades, conhecimentos e competências, inclusive fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes”. Importante lembrar que o estudante não conclui o curso sem a realização das horas de estágio e horas de atividades complementares.

As horas são contabilizadas a partir do ingresso do aluno(a) no curso e podem variar entre atividades de pesquisa, ensino e extensão. Contudo, precisam estar devidamente documentadas e relatadas  junto à Secretaria Acadêmica (com cópias de certificados, declarações do pastor ou outro líder da igreja, em que constem carga horária desenvolvida e assinatura do responsável).

Confira as dicas de atividades sugeridas pelo Prof. Wander.

Por exemplo:
a) Participação em atividades das igrejas (participação em congressos, escolas, eventos social ou cultural, treinamento de líderes, viagens missionárias etc.);

b) Participação em atividades acadêmicas na FTSA ou em outras Instituições de ensino superior (iniciação científica, participação e auxílio na organização de palestras, congressos e outros eventos de cunho religioso ou social, realização de cursos de extensão em Teologia ou áreas afins.);

c) Participação em cursos de curta duração, com o objetivo de atualização na área ou áreas a fins (como informática, idiomas, oficinas, etc.). Confira a dica de cursos online abaixo.

Para mais informações, o estudante da FTSA deve recorrer aos tutores ou a Secretaria da FTSA.

 

Dicas de Cursos

  • eduK – Portal com centenas de cursos online em diversos segmentos com valores acessíveis.
  • Instituto REDE - cursos para liderança evangélica com preços acessíveis
  • Teoeduca – Cursos na área de capacitação ministerial, psicologia e outros, são mais de 30 cursos online.
  • Saberes – Senado Federal - Gratuitos, com certificação e abertos a toda população, são mais de 30 cursos EAD disponíveis na plataforma de educação.
  • FGV Online – Oferece cursos online, inclusive gratuitos. (Verifique informações sobre a emissão de certificado). 
  • Universidade Bradesco - oferece diversos cursos para o aprimoramento pessoal e profissional.

 

por Assessoria de Comunicação