O ano de 2018 foi especial para ONG Refúgio liderada pelo graduado da FTSA, Marcio de Carvalho, 42, e que atende 250 crianças e adolescentes na cidade de Cambé (PR). A ONG foi destaque durante a Campanha Criança Esperança (Rede Globo) e recentemente ganhou o Prêmio Itaú-Unicef Em Rede.

O trabalho começou há 18 anos, com evangelismo nas ruas, abordando e acolhendo travestis, prostitutas e dependentes químicos. “Alguns não tinham onde morar, então passaram a morar lá em casa e assim se tornou uma casa família. Com o tempo aluguei um espaço maior e também comecei a focar em crianças e adolescentes”, conta Marcio, mostrando que a caminhada foi longa até chegar aqui.

A FTSA foi a primeira faculdade que pude fazer, ela me abriu a mente para entender o ser humano como integral.

Refugio MarcioPara ele, a Faculdade Teológica Sul Americana foi fundamental para criação e desenvolvimento do projeto. “A FTSA foi a primeira faculdade que pude fazer, ela me abriu a mente para entender o ser humano como integral. O ministério ou Associação Refugio foi moldado conforme as aulas que tive. Aulas que impactaram minha vida e me levaram a entender que poderia fazer melhor do que estava fazendo, e assim fiz. Cada ideia, cada pensamento e possibilidade, fui aos poucos implantando”, explica.

No próximo dia 30 de novembro, uma grande festa, ou melhor o Festival de Apresentação do Refúgio celebrará as conquistas, especialmente as vitórias das crianças e adolescentes que aprenderam música, esporte e cidadania através da ONG. “Desenvolvemos várias atividades como oficinas de capoeira, taekwondo, Jiu jitsu, música, Balé, Street, circo. Mas além destas atividades, nossa principal característica é o fortalecimento de vínculos, pois, nesse momento com eles conversamos e aprendemos juntos a respeito de racismo, preconceito, autoestima, violência etc.”.

O Prêmio Itaú-Unicef é um reconhecimento significativo do trabalho que vem sendo feito. Em sua 13ª edição apoiou e valorizou projetos que ofereceram diretamente ao público infanto-juvenil ações educativas, culturais e de proteção social alinhadas ao conceito de educação integral. A ONG refúgio venceu na Categoria 1.

Para conhecer a ONG Refúgio acesse aqui>>

Para saber mais sobre o Prêmio Itaú-Unicef>>>

 

Festival Apresentação do Refúgio
Data: 30 de novembro às 20 horas
Local: Ginásio de Esportes do Ana Rosa
Endereço: Avenida Antônio Raminelli