fbpx
 
 

No próximo dia 27 de julho, um culto de jubilação vai homenagear a vida e o ministério de um dos mestres mais atuantes da teologia brasileira.

Professor, pastor, capelão, escritor, autor de livros, blogueiro e, ainda, surfista, marceneiro, cuteleiro e fabricante de peças de couro. Timóteo Carriker, norte-americano naturalizado brasileiro, é teólogo com mestrado em Missiologia e Ph.D. em Estudos Interculturais, onde estudou com o amigo Antonio Carlos Barro, diretor e fundador da FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana.

 

Para este culto de celebração, AC Barro foi convidado para ser o pregador da noite. Consigo levará uma placa de honra com a seguinte mensagem:

A FTSA congratula-se com o estimado amigo, pastor, teólogo e missiólogo CHARLES TIMOTHY CARRIKER, por sua vida e ministério dedicados a serviço do Reino de Deus, à Igreja Evangélica no Brasil e à Faculdade Teológica Sul Americana.

Timóteo veio para o Brasil na década de 1970, casou-se com Marta e juntos construíram família e ministério. Atuou como pastor-missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos no ministério de acampamentos, evangelismo e desenvolvimento de igrejas no centro-oeste e sul do país. Em 1999 (até hoje), tornou-se pastor da Igreja Presbiteriana Independente, auxiliando na IPI do Estreito (SC). Foi o presidente fundador da Associação de Professores de Missões no Brasil, o primeiro coordenador acadêmico do Centro Evangélico de Missões (CEM), consultor da Associação de Missões Transculturais Brasileiras e diversas outras organizações missionárias.

Ao longo dos anos, tornou-se um ávido pesquisador e produtor de material bíblico e missiológico. Como consultor missiológico da Sociedade Bíblica do Brasil foi editor geral da Bíblia Missionária de Estudos (SBB, 2014). Autor de 10 livros em português, espanhol e inglês (entre eles: O Que é Igreja Missional, lançado em 2018, e também de A Visão Missionária na Bíblia e Trabalho, Descanso e Dinheiro) e de centenas de artigos publicados em revistas e periódicos, organizador de 11 volumes e coordenador da tradução de dois livros. Além disso, ensina nos cursos de graduação e pós-graduação como professor convidado de várias instituições teológicas (inclusive na FTSA, onde foi um dos pioneiros).

Suas produções se focalizam especialmente “nos fundamentos bíblicos da missão da igreja e nas contribuições das ciências sociais para o desenvolvimento de teologias locais e contextualizadas e na comunicação intercultural”, como ele mesmo define. Para ler e acompanhar sua trajetória, acesse o link http://ultimato.com.br/sites/timcarriker/

A FTSA tem grande alegria de ter Timóteo como um de seus colaboradores mais próximos. Ele foi e continua sendo importante em nossa história. Por isso, toda honra e glórias a Deus por um vida dedicada ao serviço do reino e da missão redentora de Cristo.