fbpx
 
 

Que o Curso Presencial em Teologia tem inúmeras vantagens ninguém duvida, mas é natural surgirem algumas dúvidas neste momento de quarentena. O campus assim como a biblioteca, estão fechados por causa da pandemia. Contudo, a FTSA mantém o curso ativo e seus estudantes em aula.

A quarentena nos obrigou a fazer muitas mudanças, algumas delas, porém, são positivas como oferecer aulas via online para não parar o andamento do calendário acadêmico. E foi isso que a FTSA se propôs a fazer. Durante o isolamento social as aulas do curso presencial estão sendo ministradas ao vivo com os professores e alunos(as) em videoconferência.

Segundo o vice-diretor, Jorge Henrique Barro, as aulas ao vivo estão sendo produtivas e muito bem aceitas pelos estudantes, que participam com mais qualidade de tempo e interação. “Praticamente não existe divagações e tempo perdido. Percebi que para ministrar aulas ao vivo é necessário ter mais conteúdos, pois você fica focado na câmera, não anda, não se distrai, ou seja, o tempo passa mais devagar e é necessário ter muito mais a oferecer”, destacou.

Para o professor Wander de Lara Proença, a videoconferência cria uma sensação muito parecida com aquela do ambiente da sala de aula e muito se aproxima da realidade presencial, permitindo que os alunos(as) façam perguntas e interajam com o professor. Proença defende a ideia de estender essa oportunidade também para os estudantes a distância. “Creio que essa experiência poderá ser considerada em tempos futuros como possibilidade aos alunos da modalidade EAD, para realização de algumas aulas, para que se aproximem ainda mais da vivência presencial do curso e da instituição”.

Segundo ele, o sucesso desta nova experiência de ensino se deve aos investimentos da FTSA e a eficiência da equipe de TI que proporcionaram também capacitação aos docentes. “Temos auxílio permanente durante o tempo de ministração das aulas e isso nos assegura qualidade e alcance dos objetivos no processo de ensino e aprendizagem”, afirmou Proença.

Os estudantes do Curso Presencial também se manifestaram satisfeitos com as aulas. Veja o que eles estão falando:

Em março, enfrentamos uma situação que atingiu o mundo todo, uma pandemia que levou todas as pessoas para uma reclusão social. Contudo, a FTSA respondeu rapidamente nos colocando em sala por videoconferência. Agora o nosso novo presencial é distante fisicamente, mas unidos pela tecnologia. Pontualmente no horário combinado, lá está cada professor e seus alunos, interagindo, ouvindo, aprendendo e compartilhando conhecimento. A nova forma nos permitiu continuar os estudos e a caminhada de aprendizagem. Mesmo triste por não estar fisicamente com os colegas de sala, estou feliz com o bom uso da tecnologia pela FTSA. Eu recomendo a outros juntar-se a nós!
Antonio Christian Alves, 2º ano

Mesmo não acostumados com essa realidade, achei muito bom; pelo fato de que a interação com o professor foi quase como do presencial. Achei melhor do que o formato de vídeos gravados, como acontece no EAD. Tem sido uma ótima experiência!
Eduardo Alecrim, 3° ano.

A ferramenta tem nos auxiliado e as aulas têm sido mais próximas do que podemos ter do ambiente de classe. Eu quero parabenizar a FTSA e falar que, tirando as práticas pessoais no caso de disciplina e praticidade com a ferramenta no computador ou celular que depende da habilidade de cada um, para a experiência que a FTSA tem nos proporcionado eu dou uma nota nove. Não posso dar dez porque aí eu estaria dizendo que é igual ao presencial e para mim o melhor é estar em sala de aula, então esta é a maior nota que eu posso dar.
Luciano Godoi, 2º ano

Estamos satisfeitos com as aulas ao vivo, pois interagimos com o professor e os colegas de sala, tirando dúvidas e obtendo informações que agregam na aula. Todo conteúdo da aula é passado e o acompanhamento dos professores tem sido constante.
Rosemeire Mafra Braz e Márcio José Braz, 1º ano

 Estou supersatisfeita com as aulas, embora sinta falta do contato mais próximo. As aulas tem sido muito dinâmicas, proveitosas e de excelente qualidade. Gratidão à toda a equipe de docente e colaboradores da FTSA.
Ane Grasiele, 3°ano

Veja também:

Saiba quais foram as mudanças adotadas pela FTSA neste tempo de quarentena>>