fbpx
 
 

Nos dias 14 e 15 de agosto aconteceu o Webinário Internacional “Evangélicos e Sociedade em Tempos de Pandemia”, organizado pelo Nagel Institute, sediado na Calvin University nos Estados Unidos e o Djanira Instituto, organização parceira da FTSA no Rio de Janeiro.

 O seminário online foi um momento ímpar para o corpo social da FTSA que teve a oportunidade de participar e dialogar com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tanto do Brasil como dos EUA. O evento contou também com o apoio da organização Paz e Esperança.

Foram realizadas seis sessões em dois dias de intensas atividades, com várias exposições e diálogos que foram facilitados pela tradução simultânea oferecida pelo evento. A cada sessão participaram cerca de 80 pessoas, do total de quase 200 inscritos para o Seminário. Ainda houve tempo para que na Sessão de Encerramento ocorresse uma apresentação cultural com a cantora Cássia Raquel.

Forte presença de pesquisadores
Entre os expositores estiveram o professor Paul Freston, da Wilfrid Laurier University no Canadá; a professora Nina Balmaceda da Duke University e Joel Carpenter fundador do Nagel Institute e ex-reitor da Calvin University. Também participaram pesquisadores do Hartford Seminary, Weathon College, Geneva College, Messiah College, Columbia University, Biola University, Malone University e da Calvin University. Entre as universidades brasileiras havia pesquisadores da UFRJ, UNICAMP, UFRN, UFPR, UNILA e do IFRR. Professores da FTSA também participaram, como o vice diretor, professor Jorge Henrique Barro na Sessão de Abertura, e do professor voluntário Tim Carriker na sessão dedicada ao tema do meio ambiente.

Jorge Barro comentou sobre a oportunidade de participação em um evento internacional, salientando que “foi um seminário muito expressivo e colheremos bons frutos!”. Para a professora Daniela Frozi, diretora do Djanira Instituto, o seminário também foi um importante marco para estreitar ainda mais as relações do Instituto com a FTSA: “Ter a oportunidade de propiciar que vários alunos da FTSA tenham participado desde seminário foi um motivo de grande alegria para mim”, manifestou.

O aluno da FTSA, Jadilson Belmiro, ao comentar no grupo de WhatsApp criado para o curso se expressou: “Descrevo a minha alegria em poder participar deste maravilhoso e assertivo trabalho, tivemos nesses dois dias, um grande acervo de conhecimentos. E ficamos com um gostinho de quero mais, parabéns a todos os participantes e aqui faço o pedido de continuarmos com este grupo. Parabéns aos institutos Nagel e Djanira e a minha amada e querida faculdade FTSA."


Foco na Teologia Pública
As várias sessões tiveram como foco refletir sobre a presença da religião na sociedade, campo da Teologia Pública, linha de pesquisa também em novo mestrado da FTSA. Nesse sentido, torna-se relevante promover o diálogo com pesquisadores de primeira linha preocupados por pensar tanto a realidade brasileira como norte americana, além das discussões que foram apresentadas sobre a África do Sul, China e Peru. As contribuições de outras áreas do conhecimento também foram significativas, graças à presença de palestrantes com formação diversas envolvendo os campos da história, sociologia, filosofia, antropologia e direito.

Você pode conferir a programação completa em www.djanira.com.br/webinario e, em breve as palestras serão disponibilizadas no Canal do YouTube do Djanira Instituto.