fbpx

Mateus 14:22-35

Nesse texto bíblico, os discípulos acabavam de participar de um milagre intenso. Uma multidão alimentada por alguns pães e dois peixes. Aquilo deve ter sido maravilhoso!

Se eu participasse de um momento assim creio que ficaria realmente impactado. Quando passaram por essa experiência, os discípulos estavam com Jesus há um ano e meio mais ou menos.

O relato Bíblico diz que Logo depois do milagre Jesus manda os discípulos irem rumo a um lago imenso e direto para uma tempestade. O lago tinha 13 km na sua parte mais larga. Não sou marinheiro, mas não creio que seja difícil atravessar isso com um barco a velas. Contudo, eles tiveram problemas, pois em uma tempestade as velas não podem ser usadas e então tiveram que usar os remos. Jesus os mandou embora aproximadamente às 18hs, pois a bíblia diz que era ao cair da tarde e pelo relato, Jesus os encontrou entre as três e seis da manhã, portanto foi um período entre 10 e 13 horas até que Ele os encontrasse em meio a uma tempestade.

Aprendo nesse texto que, por mais que presenciar um milagre seja maravilho, a sensação não dura para sempre. Jesus nos enviou como testemunhas em um mundo pecador e perigoso. A vida é dura e essa é a realidade. É importante que você saiba disso, pois sua felicidade depende de estar consciente que o mundo não é um conto de fadas. Se você abrir uma empresa ela poderá falir, se conseguir um emprego, ele pode não dar certo, ao se casar você terá brigas e problemas, você vai ficar doente, poderá ficar sem dinheiro, e todos esses possíveis acontecimentos não tem nada a ver com o fato de Deus amar ou não você.

Enquanto vemos tudo de maneira limitada Deus vê o todo, nós vemos um barco no meio de uma tempestade, Deus vê homens aprendendo a dominar o medo e confiar em Seu poder. Deus usa situações difíceis para nos ensinar a caminhar neste mundo. O texto diz que Jesus mandou os discípulos à frente e se dirigiu para um lugar isolado a fim de orar. Jesus é aquele que intercede por nós junto ao Pai. Ele jamais nos desampara jamais nos deixa sozinhos. Os discípulos estavam partindo para um momento de aprendizado. Haviam visto um milagre da multiplicação, mas precisavam aprender a confiar realmente em Deus, mesmo quando Jesus não estava por perto.

Além de ter 13 km de largura o lago tem uns 19 km de comprimento, e eles poderiam estar em qualquer lugar, mas Jesus sabia exatamente onde eles estavam. Ele sabia exatamente em que direção deveria caminhar para chegar até o barco e se juntar com seus discípulos. Parece maldade manda-los para uma tempestade, mas Jesus nunca desamparou os seus amigos. Ele foi caminhando em sua direção. O fato de termos problemas em nossas vidas não quer dizer que estamos longe de Deus, nem que estejamos necessariamente em pecado. A pedagogia de Deus funciona em tempos difíceis, e Deus faz as coisas acontecerem em momentos difíceis.

Pense nisso durante suas tempestades na vida. Faça sempre a pergunta: O que vou aprender com isso?
Deus lhe abençoe

Wilhan José Gomes - Professor na FTSA, Bacharel em Teologia pela FTSA, Especialista em Educação a Distância pelo SENAC, MIssionário da Servin in Mission Brasil e Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.