fbpx
 
 

Conhecimento do passado que atua no presente e muda seu futuro! Este é o mote que norteia a Campanha de Vestibular 2018 da FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana. Um conhecimento trazido a nós há milhares de anos e que ainda provoca mudanças na história da humanidade. Conhecimento que tem transformado vidas e preparado tantas outras para impactar o mundo. O conhecimento de Deus, o conhecimento da Sua Palavra, o estudo da Teologia. Para exemplificar um pouco mais esse tema, o Diretor Acadêmico da FTSA, Jorge Henrique Barro, escreve:

A Teologia está a serviço da vida em sua plenitude sendo Deus o autor da vida. Deus enviou seu Filho que compreendeu que um dos aspectos de sua vinda ao mundo foi este: “eu vim para que tenham vida e vida em abundância”.

A vida acontece nas três esferas do tempo: passado-presente-futuro. É milenar o questionamento dos filósofos sobre (1) de onde vim; (2) o que estou fazendo aqui e (3) para onde vou.

A Teologia, sempre a serviço de Deus, sua missão e a vida, também tem o dever de lidar com essas três esferas. Em relação ao passado a Teologia lida com as questões da tradição da fé, está conectada ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó (os antepassados), do Deus dos pactos e alianças (feitas com seu povo no passado).

Em relação ao presente a Teologia discerne seu tempo atual, os desafios missionais, a relevância da igreja hoje, reflete as mudanças urbanas e comportamentais do mundo contemporâneo. Serve como uma sombra daquilo que é e acontece.

E em relação ao futuro a Teologia discerne, não por meio de uma escatologia-vidente, mas sim consciente do já-ainda-não do reino, que Deus, em Cristo, cria novos céus e nova terra. Não como uma postura escapista de fuga, mas com o compromisso de reconciliar todas as coisas por meio de Cristo. O futuro não nos é desconhecido; o futuro nos indica como viver no aqui e agora com o paradigma do que ainda não é, mas será!

Portanto, a FTSA segue em seu compromisso de preparar pessoas para valorizarem as tradições eclesiais, conscientes do movimento histórico de Deus no mundo; preparar pessoas para estarem conectadas com o aqui e agora, que sejam construtoras e agentes de transformações à luz da Palavra de Deus, que sonham, não com algo inatingível, mas como o novo topós do reino de Deus que só ele pode inaugurar e construir.

É isso, a Teologia é essa fascinante viagem no tempo! E este é seu tempo, estude Teologia conosco. Faça sua história. Faça FTSA!

Para saber mais, acesse a página do Vestibular e baixe o E-book "A importância da Teologia".